Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis por Orientador "Raghi , Luiz Vagner"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA aplicação dos conceitos da neuroliderança e sua contribuição para a retenção de talentosJi, Julia En; Garbi, Marina Alves; Oei, Susan Kim; Pontirolli, Victoria D C (2023-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O tema desta pesquisa é a aplicação do conceito de Neuroliderança para reter talentos dentro da empresa. Com o aumento da concorrência e a necessidade constante de especialistas qualificados, reter colaboradores altamente qualificados é essencial para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, muitas organizações ainda se esforçam para engajar e motivar seus funcionários a longo prazo. Um estudo da McKinsey de 2014 descobriu que a maioria dos programas de desenvolvimento de liderança falha em produzir líderes eficazes e, portanto, falha em reter talentos. Dada a complexidade do cérebro humano e seu processamento de informações, a aplicação do conceito de Neuroliderança pode preencher essa lacuna. Neuroliderança é uma abordagem inovadora que combina insights de neurociência, psicologia e liderança para ajudar as pessoas a entender como o cérebro humano funciona e como esse conhecimento pode ser usado para melhor atendê-los, ajudando na arte de liderar e engajar pessoas de forma eficaz. Segundo Rock e Grant (2017), a aplicação dos conceitos de Neuroliderança pode melhorar a comunicação, o feedback e o engajamento dos funcionários, que são elementos-chave da retenção de talentos. Neuroliderança é uma pesquisa baseada em neurociência aplicada aos relacionamentos dentro das organizações. O termo foi usado pela primeira vez em uma publicação de 2005 da Universidade de Harvard. Em 2006, David Locke e Jeffrey Swartz elaboraram alguns dos princípios por trás dessa ciência. O conhecimento adquirido por meio de pesquisas sobre o assunto é útil para os gestores de equipes entenderem como a mente humana funciona e como ela permite que os liderados alcancem os objetivos da empresa, evitem conflitos e tenham mais chances de prosperar. Através do estudo, compreendeu-se que os elementos do Modelo SCARF da Neuroliderança desenvolvida por David Rock são considerados como muito importantes na retenção de talentos, na visão dos entrevistados.