Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis
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Navegando Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis por Orientador "Mendes, Zilda"
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- TCCAcordo de livre comércio mercosul e união europeia e os benefícios para as empresas brasileirasChen, Cristina; Castilho, Giovanna Solis; Lu, Luana Yue Yuan; Pereira, Nicolle Miura (2023-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este artigo trata sobre o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia e os benefícios que ele trará para as empresas brasileiras. Para isto, foram coletadas informações sobre as cláusulas do acordo, identificando quais as oportunidades oferecidas entre os dois blocos econômicos, com o objetivo de que dessa forma, seja criado um cenário em que a comercialização entre os países seja ainda mais fortalecida e quais dos setores da economia brasileira poderão obter vantagens. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos dados retirados do próprio documento oficial e um modelo de documento fornecido pelo próprio MDIC a fim de promover e facilitar o acesso as informações oferecidas no acordo. - TCCAnálise da crise de abastecimento de arroz em 2020: política externa sob o governo BolsonaroCunha, Bruno Bellintani; Rivaldo, Henrique Cervi; Silva, Juliana Motta Dutra da; Gentile, Marina Haddad (2023-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Tendo em vista a abordagem à política externa adotada pelo governo Bolsonaro e seu impacto sobre as commodities, elementos cruciais para a economia brasileira, neste trabalhou pesquisou-se sobre quais foram as estratégias de política externa adotadas pelo governo Bolsonaro frente à crise de abastecimento interno de arroz em 2020. Para tanto, foi necessário descrever o que foi a crise em si, quais eram as políticas externas aplicadas sobre o arroz antes da crise, e qual foi a resposta do mercado privado frente a tal cenário. Realizou-se então uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Com isso, concluiu-se que já havia políticas de incentivo à exportação de arroz e que as ações tomadas pelo governo para mitigar a falta de estoque foram tardias e inefetivas em larga escala. - TCCEstratégias para a internacionalização das franquias brasileiras no setor alimenticioScibarauskas, Luis Felipe Reis; Silva, Davi Casemiro; Iso, William Shinji; Cardoso, Pedro de Luca (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo desse trabalho é analisar o processo de internacionalização das franquias brasileiras no setor alimentício. Foi realizada uma revisão da literatura sobre Internacionalização e Franchising. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos envolvendo três franquias brasileiras. A internacionalização de franquias ainda é um modo de entrada no exterior pouco explorado, porém vem apresentando um crescimento significativo recentemente. O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de franquias. Para a análise, foram selecionadas as franquias: Spoleto, Oakberry e Giraffas como sujeitos da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de análise dos artigos e de sites. Foi constatado durante o estudo que o principal fator que motiva as franquias brasileiras a investirem no mercado externo é o aumento do valor da marca pela presença internacional. Pode-se verificar que as principais barreiras para processo de internacionalização se encontram no âmbito cultural e geográfico, que causam um receio para as franquias no processo de expansão, muitas vezes por medo de se arriscar e não obter sucesso, devido às dificuldades de custos, organização e os riscos políticos e econômicos.