Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis por Orientador "Grostein, Francisca Gallon"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCBarreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelos países importadores de produtos do agronegócio brasileiroSilva, Felipe Petriw Rodrigues; Silva, Julio Martins Guilhermino da; Luisada, Leonardo Tavolaro; Silva, Victor Kenzo Kouno Andrade (2023-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Este artigo teve como objetivo geral identificar as principais barreiras tarifárias e não tarifárias que afetam a exportação dos principais produtos do agronegócio brasileiro. Assim, o problema de pesquisa deste trabalho foi: Quais são as principais barreiras tarifárias e não tarifárias que os países importadores aplicam aos cinco principais produtos do agronegócio brasileiro? Trata-se de uma pesquisa exploratória e o método de pesquisa utilizado para este trabalho foi o qualitativo. A pesquisa se baseou em dados primários obtidos por meio de entrevista e em dados secundários obtidos por meio de pesquisa bibliográfica em fontes confiáveis como o Comexstat e o Trademap. Para a análise dos dados obtidos, foi realizada uma análise de conteúdo. Feita a análise dos dados, percebeu-se que alguns países aplicam uma elevada barreira tarifária para determinados produtos do agronegócio brasileiro, como Tailândia e Coreia do Sul, além do fator não tarifário como barreiras fitossanitárias e técnicas, aplicadas por outros países. - TCCOs impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia na importação brasileira de fertilizantes mineraisChen, Camila Hui Ying; Dias, Thomas Adriano Lemes de Souza; Lucas, Vitor Souza; Oliveira, Yan Chagas de (2023-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar o impacto da Guerra entre Rússia e Ucrânia na importação brasileira de fertilizantes minerais. A pesquisa foi de cunho exploratório, adotando tanto o método quantitativo quanto o qualitativo, utilizando-se de dados primários e secundários para seu desenvolvimento. Inicialmente, em 2022, o receio de escassez impulsionou um aumento nas importações, elevando preços e volumes, mas em 2023, o mercado pareceu se adaptar ao conflito. Apesar da guerra, as importações da Rússia, principal fornece dor, permaneceram robustas, sem impactos significativos nas empresas brasileiras do setor. As estratégias de fornecimento adotadas durante o conflito incluíram a diversificação de fontes fornecedoras, reformulação nas apólices de seguro e estoques de segurança.