Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração (Gestão de Comércio Exterior - COMEX ) - TCC - CCSA Higienópolis por Orientador "Ferraz, Renan Lucas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCGuerra russo-ucraniana e seus impactos para a balança comercial brasileiraZulin, Guilherme Prado; Almeida , Lucas dos Santos; Leite, Polyana Ferreira; Bispo, Vinicius Messias de Souza (2023-06-13)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O vigente estudo tem como objetivo compreender os potenciais impactos gerados pela guerra russo-ucraniana na balança comercial brasileira em relação aos países Rússia e Ucrânia, através do levantamento do histórico comercial da última década entre as duas nações, da comparação de volumes e valores nas operações de importação e exportação entre os doze meses anteriores e os doze meses a partir do início da guerra, além da identificação dos setores e produtos mais afetados pelo conflito. Os resultados são obtidos por meio de pesquisa exploratória e descritiva, com método misto, por meio da plataforma Comexstat para dados quantitativos e de artigos não científicos, publicações de centros de pesquisa, artigos de opinião e análise de jornais e revistas para dados qualitativos. Em conclusão, infere-se que a balança comercial brasileira sofreu alterações devido a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, impactando as importações e exportações de produtos como carne, petróleo e grãos desde o início do conflito. - TCCGuerra Russo-ucraniana e seus impactos para o agronegócio brasileiro: o caso do caféNogueira, Gabrielle Nascimento; Santos, Mateus Moraes de Oliveira; Min, Sun Hong (2023-11-21)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O comércio internacional é muito impactado por conflitos entre países. Dessa forma, o presente trabalho busca entender de que maneira a Guerra entre Rússia e Ucrânia pode, eventualmente, ter afetado o agronegócio brasileiro em termos de importação de fertilizantes russos e sua disponibilidade para a produção cafeeira nacional, refletindo no preço doméstico do produto e no volume exportado. Para tanto, são elencados como pilares do estudo: o contexto intrínseco à Guerra entre Rússia e Ucrânia; os conceitos de importação e exportação; e as características do agronegócio brasileiro, notadamente a importância dos fertilizantes para a produção cafeeira e a importância do produto para a o comércio exterior brasileiro. A partir da técnica de estudo de eventos, que permite comparar dados entre períodos distintos relacionados a um dado evento, são analisados volumes e preços, antes do início da guerra com depois da invasão russa, para as variáveis selecionadas. Além disso, são realizadas investigações das ocorrências imprevisíveis caracterizadas como não recorrentes e possíveis influenciadoras nas eventuais variações em preços e volumes. Com isso, a proposição apresentada (a Guerra entre Rússia e Ucrânia pode ter impactado o volume importado de fertilizantes russos pelo Brasil, mas não a exportação e nem o preço doméstico do café brasileiro) é confirmada. Portanto, conclui-se que a guerra teve influência no volume importado de fertilizantes russos, contudo, as oscilações identificadas nas comparações entre os períodos pré e pós-evento, sozinhas, não explicam as variações em volume de exportação e tampouco no preço doméstico do café brasileiro, uma vez que outros fatores podem ser apontados como os responsáveis para o resultado obtido. - TCCPrincipais desafios na importação independente de veículos de luxo no BrasilSouza, Amanda Zanatta de; Pavani, João Victor Colombo; Bonella, Raian Scaramussa; Galante, Yuri Andre Rodrigues Mirra (2022-12-06)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem o objetivo de entender os principais desafios enfrentados por empresas que realizam importação independente de veículos de luxo no Brasil. Embasado pela revisão da literatura, o estudo se aprofunda nos temas que rondam a pesquisa, como a sistemática de importação, as importadoras independentes, a história da indústria automobilística brasileira e o mercado de luxo nacional, caracterizando os pontos essenciais. A partir da triangulação de dados primários e secundários, a metodologia qualitativa é utilizada para analisar os dados coletados. Considerando os dados, pode-se entender que a estrutura tributária brasileira, a volatilidade das moedas utilizadas nas compras internacionais e a dependência do modal marítimo para transporte dos veículos são os fatores que mais dificultam a prática de importação independente de veículos de luxo no Brasil. - TCCPrincipais desafios na internacionalização de startups: um olhar a partir da produção científica nacional dos últimos 10 anosLee, Caroline Rhe Ree; Giudice, Felipe Augusto Melchert; Martinez, Fernanda Sofia Castellanos; Zakynthinos, Renato Nycollas Augusto (2023-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem como intuito compreender os principais desafios na internacionalização de startups, usando como base a produção científica dos últimos 10 anos. Além de apresentar um panorama dos artigos / teses / dissertações acadêmicos publicados nos últimos 10 anos, objetiva-se também compreender as principais motivações para as startups buscarem a internacionalização do seu negócio, levantar potenciais fatores de sucesso e insucesso na trajetória de internacionalização de startups e identificar boas práticas e/ou recomendações para startups que desejem iniciar ou ampliar suas atividades internacionais. Para isso, após uma revisão de literatura contemplando os conceitos de internacionalização e startups, elaboram-se duas etapas de apresentação e análise dos dados: revisão bibliométrica, para um tratamento quantitativo dos dados, e uma revisão sistemática de literatura, a fim de analisar qualitativamente as informações e satisfazer os objetivos específicos.