Doutorado em Ministério (DMIN) - Teses - CPAJ Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Doutorado em Ministério (DMIN) - Teses - CPAJ Higienópolis por Orientador "Santos, Valdeci da Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAconselhamento de casais inférteis : orientações para conselheiros bíblicosMeirelles, Cremilson Rezende (2024-12-23)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho visa propor um modelo teórico para o aconselhamento bíblico de casais inférteis, a fim de prover um material que possa ser utilizado no exercício do pastorado de uma igreja local. A base para construção desse modelo é a análise bíblico-teológica do sofrimento e dos principais questionamentos de quem vivencia a infertilidade, levando em conta suas dimensões individuais, conjugais e coletivas, a fim de que que as alternativas comumente oferecidas para a solução do problema sejam consideradas à luz da cosmovisão cristã. Sob essa perspectiva, o contentamento em Deus é apontado como remédio redentor para a plena satisfação de quem não pode ter filhos, destacando que somente Cristo pode preencher o vazio do filho não gerado. - TeseConfessionalidade, catequese e identidade reformadas : ensino do Catecismo de Heidelberg utilizando um comentário devocionalCarvalho, Flávio Américo Dantas de (2023-10-20)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O objetivo desse trabalho é demonstrar que um devocionário comentando e aplicando pastoralmente o Catecismo de Heidelberg (CH), e escrito para ser lido durante um ano, pode ser uma útil ferramenta para a formação doutrinária dos membros das Igrejas Evangélicas Reformadas no Brasil (IERB). Tal demonstração se fará, em primeiro lugar, por meio da discussão da importância do uso de documentos confessionais, em especial os do tipo catecismo, que surgiram eventualmente a partir da prática catequética presente na história da Igreja e que tem suas bases retiradas das Escrituras. Em segundo lugar, por meio da análise da história e da teologia do próprio CH, visando demonstrar as principais características e a riqueza desse documento confessional reformado. Em terceiro lugar, se mostrará a importância na prática, a partir de um excerto do devocionário que está sendo escrito para ser entregue às IERB. Além de um texto devocional comentando Heidelberg, nessa tese, apresenta-se uma tradução da versão original latina desse texto. - TeseIgreja conselheira : a incorporação do aconselhamento bíblico na identidade da igreja local - recuperando a primazia do conselho divino para a cura da almaRibeiro, Marco Antônio Baumgratz (2024-12-21)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Neste estudo, pastores, líderes e conselheiros desejosos de ver em suas igrejas o Evangelho de Cristo salvando e restaurando progressivamente vidas já regeneradas pelo Espírito Santo, poderão encontrar uma proposta de incorporação do aconselhamento bíblico na identidade da igreja local, partindo da demonstração de que o povo de Deus foi criado para ser instruído e guiado pelo conselho de Deus, mesmo antes da Queda e mais ainda depois desta. A definição do que seja o aconselhamento bíblico será apresentada com base nos fundamentos bíblico-reformados que a sustentam. E considerando que vivemos em um contexto social secular e ideológico de grande influência sobre a cultura evangélica, o presente estudo irá propor uma estratégia de conquista de corações à causa do aconselhamento bíblico, para só então propor um modelo de estruturação deste ministério na Igreja local. E assim, a igreja poderá ser reconhecida como uma “Igreja Conselheira”, com todos os benefícios decorrentes desta identidade bíblica. - TesePregação expositiva bíblica: uma verdade revitalizante para o pastor adventista do sétimo dia e seu ministérioSilva , Cirilo Gonçalves da (2023-02-27)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Nas Escrituras Sagradas – Antigo e Novo Testamentos – encontramos um único princípio de exposição da Palavra de Deus: é o princípio da fidelidade ao que Deus disse. Todos os homens chamados por Deus para serem expositores da sua Palavra ao povo devem seguir esse princípio inamovível: fidelidade à Palavra de Deus. Na Igreja Adventista do Sétimo não é diferente: desde os seus primórdios, sua luta é para que a Palavra de Deus seja pregada com fidelidade e responsabilidade. Todavia, essa igreja vem experimentando cada vez mais um declínio na pregação da Palavra de Deus. Esta tese defende que a pregação expositiva é o modelo mais apropriado de pregação da Palavra de Deus. E como consequência da pregação expositiva, o pregador que a pratica é beneficiado em sua vida pessoal e ministerial porque ela e as exigências que a impõe ao pregador, naturalmente, o mantém em contato permanente com a Palavra de Deus e com Deus. Defende também que, no púlpito adventista, se use somente as Escrituras Sagradas dentro de um plano local de exposição sequenciada dos livros da Bíblia. Dessa forma, a Igreja Adventista do Sétimo voltará a honrar a Bíblia como Palavra de Deus revelada e inspirada por ele através do Espírito Santo. Para chegar a esse patamar, a tese recomenda que, em todos os níveis do curso de Teologia da igreja, isto é, no bacharelado, no mestrado e no doutorado, haja uma matéria específica sobre pregação expositiva e que este modelo seja aquele que deve ser usado no ministério pastoral. Recomenda também que haja, permanentemente, em todas as instâncias administrativas da igreja um curso sobre a pregação expositiva a fim de criar e/ou recriar a consciência dos seus pastores e pregadores e formar novas gerações de pregadores fiéis da Palavra de Deus. A presente tese está organizada nos seguintes assuntos: um breve panorama bíblico e histórico da pregação expositiva; o chamado divino à pregação; fundamentos bíblico-teológicos da pregação expositiva; os alvos e os objetivos da pregação; elementos essenciais do preparo espiritual e técnico do pregador; diretrizes práticas para a elaboração de uma pregação bíblica expositiva; recomendações para a Igreja Adventista do Sétimo Dia aplicá-las em seu ministério de pregação e, finalmente, um breve testemunho de como o autor desta tese foi despertado para a verdade da pregação expositiva e o impacto da mesma em sua vida.