Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
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Navegando Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) por Orientador "Caldas Filho, Carlos Ribeiro"
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- Dissertação"Cantai ao Senhor um cântico novo": influência da teologia da libertação no canto protestante brasileiroFatareli, Ueslei (2007-02-26)
Religião
Esta tese tem como foco a influência da Teologia da Libertação na música protestante feita no Brasil durante as décadas de 1960, 1970 e 1980 e as possíveis razões que este contexto religioso em questão teve a ainda tem dificuldades em desenvolver uma canção que trate de assuntos relacionados com temas sociais, como é proposto pela Teologia da Libertação. Com relação a este tipo de trabalho musical produzido no Brasil, autores como João Dias de Araújo, Jaci Maraschin e outros são mencionados. Esta tese tem também a intenção de estimular a reflexão em torno de dois legados teológicos. O primeiro é aquele que chegou ao Brasil com os missionários vindos dos Estados Unidos no começo do século dezenove, e o segundo é aquele deixado pelo primeiro hinário editado no Brasil chamado Salmos e Hinos. - DissertaçãoO conceito de soteriologia na trilogia religiosa de Gil Vicente: O Auto da Barca do Inferno, O Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da GlóriaCosta, Marcos Alberto Galdino (2009-08-11)
Religião
Esta pesquisa pretende analisar a visão do poeta português Gil Vicente quanto às virtudes, aos vícios e à degeneração do homem, considerando os aspectos envolvidos na salvação. Tendo como ponto de partida que a Teologia e a Literatura se entrelaçam ao exporem a vida humana, a trilogia de Gil Vicente, Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória, foi escolhida para ser analisada por representar o pensamento, no que diz respeito à salvação, de um período tão importante em termos de descontentamento religioso, que resultou na Reforma Protestante (1517). Em primeiro lugar, são analisados a vida, a obra e o prestígio que o poeta tinha na corte portuguesa com os reis D. João II, D. Manuel e a Rainha Eleonor. Por meio da Trilogia das Barcas, a influência do tempo de Gil Vicente e do meio em ele viveu é observada. Ele mostra que, na Idade Média, na sociedade e na igreja podiam-se observar muitos pecados como a luxúria, a avareza, a inveja, a corrupção e o orgulho; todas as personagens têm um ou mais desses vícios e respondem por isso. O poeta nos mostra sua crença no céu, no inferno e no purgatório por meio do destino que ele dá para cada alma. Ele cria um espaço no qual os anjos, o diabo e a personificação da morte são responsáveis por quem morre. Na Trilogia das Barcas, analisamos o conceito que o autor tinha sobre a salvação e observamos aqueles que são enviados para o inferno, para o paraíso e para o purgatório. Não temos intenção de defender uma posição quanto à controvérsia soteriológica: se a salvação acontece por meio da eleição unicamente pela graça de Deus ou por meio de sua presciência; mas sim de mostrar que ambos os conceitos estavam presentes antes de Gil Vicente, durante sua vida, e depois de Gil Vicente, em todo o período da Reforma Protestante. A partir da análise histórico-cultural e da análise dos Autos propostos no tema, buscamos responder às questões: qual o conceito de salvação em Gil Vicente? Em que se fundamenta o pensamento soteriológico dele? Quais contribuições o poeta deu ao seu povo e às pessoas que ainda leem suas obras? Por último, vamos tentar responder se ele foi um préreformador ou apenas um católico descontente com sua igreja. - DissertaçãoA crise do meio ambiente e a teologia de Leonardo Boff: uma resposta na perspectiva da teologia evangelicalAlmeida, Marcos de (2008-01-31)
Religião
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a situação critica de nosso planeta, sob a perspectiva do pensamento teológico de Leonardo Boff e da teologia evangelical. Temos plena consciência da crise ecológica será ampliada nos próximos anos e todos testemunharão a fúria dos ecossistemas maltratados. A degradação do ecossistema é gerada pelas pessoas. Neste sentido, há uma urgente necessidade de instrumentos eficazes que possam operar mais profundamente no interior das pessoas para levá-las a uma real conscientização de ação efetiva para a conservação do meio ambiente. A humanidade enveredou pelo caminho da competição, resultando assim, numa desconexão com a vida. O ser está alienado racionalmente da condição natural do seu próprio lar. A conclusão é que a educação falhou no sentido da ineficiência de uma pedagogia eficaz no campo da preservação e manutenção. Neste sentido, a religião tem que ser parte da solução frente a crescente crise ambiental. Surge ao desafio, o de construir uma sociedade justa e ambientalmente saudável. Para isto deve-se restabelecer a espiritualidade como parceira em um diálogo com a ciência. Particularmente, entendemos que o cristianismo tem a capacidade de formar uma cosmovisão, a competência para estabelecer uma autoridade moral, a facilidade em estabelecer uma base ampla de membros, e a capacidade de desenvolvimento comunitário. Diante de diversas abordagens teológicas, o escrito de Leonardo Boff sobre ecologia apresenta uma proposta contextualizada e que merece análise. Em contra posição, a teologia evangelical propõe uma resposta ao problema, de modo a manter uma pedagogia com bases na doutrina cristã evangelical. Entendemos que o cristianismo tem como engajar os fiéis em relacionamentos bilaterais, inspirá-los a viver uma vida moral e uma tremenda capacidade de dar significado a vida. Porém, destaca-se outra crise, a saber, a demora na percepção do atual problema: o planeta está morrendo. Conseqüentemente, uma absurda demora em se envolver nas questões ecológicas e efetivamente se engajar na promoção de um mundo sustentável. - DissertaçãoDa burocracia para a profecia: mudanças no neopentecostalismo brasileiroNunes, Éber (2008-01-31)
Religião
The new Pentecostalism calls attention because of its growing here in Brazil. Between the new Pentecostal churches can be mentioned the World s Church of God s Power . Founded by apostle Valdemiro Santiago in the year 1998, have conquered place in media and in number of adepts. The World s Church of God s Power is a dissident of Universal Church of God s Kingdom . Our research verify the differences and similarities between the World s Church of God s Power and Universal Church of God s Kingdom . To understand the phenomenological process, we choose the Weberian method of the sociology of comprehension. We built through the relive, one concept of pure and ideal type in the dialectic movement between World s Church of God s Power and Universal Church of God s Kingdom . In the ideality field, the Universal represents the bureaucracy, which is the process of institutionalization, historic results of all the religious movement. The World s Church of God s Power represents the prophecy, that the characteristic is the contestation. An exam of the rational domination and charismatic domination will help us to comprehend the phenomenon. The fundamental difference between the two churches is focused in charisma. The Universal institutionalize itself trough the bureaucracy, rational domination, and the World s is the prophecy that is reaffirmed by the charismatic domination. - DissertaçãoDiscriminação feminina e a influência do ethos cristão no desenvolvimento da doutrina da proteção e da legislação correspondente: um enfoque sócio-jurídico-religioso sobre a identidade da mulherAlmeida, Rita de Cássia Dias Moreira de (2009-03-02)
Religião
Religion has influenced the development process of social groups in many aspects. In each historical moment of human being, religion has equally suffered transformation. As a social group achieves maturity, religion gets new tint: from the Twelve Table of Law, with its rigid punishments, until Christianity in the person of Jesus Christ, who scanned the intimate areas of human being, made innovative proposals for his time, led people to interpersonal relationship reflection, and proposed mutual respect among the group. Therefore, the history course of the discrimination toward woman was changed. A new view was triggered by Jesus' actions toward women around him. He did not see them as simple spectators of the historical scene made by men, but as leaders with men in the social relationship evolution. The principles of Christianity, although had been dormant in the Dark Era, it was rescued to be established in the modern world. The woman role was strongly changed due to significant conquests in the last millennium. The influence of the religious Christian ethos in the social group of such size influenced the Contemporary Law, resulting in strong modification in the legislation, by seeking extinction of woman discrimination and creating protective laws against domestic violence. Such laws do not intend to create a distinction between men and women, or creating privilege in the society, but specifically to inhibit the abuses made by men against women for the simple matter of gender. Even though we live in the Occidental World of Lay States, in which legislations contain distorted religious matters, we can observe Christian principles in the creation of protective laws against domestic violence. Even dedication of Human Rights as indispensable guarantees to human dignity has strong influence of the Christian ethos concerning equality among members of a social group. In the legal area, the Constitutional Law, nowadays, has the main function to promote juridical security to people so men and women, as the main objective of state action, have foundation in their lives of the historically recognized laws conquered in their adventure of living. However, written law is not enough for the principles of ethic and morality to be fulfilled in the juridical system of a country. Although legality principle is an instrument of fundamental importance for the Democratic State of Right, it is still necessary that the interpreter and the executor of the law to be permeated by the religious ethic, so well described by Weber, so that the literal text of the law may be effective in the social group by producing real objectives. For this reason, it is necessary that the Constitution, the Magna Carta of a country, which contains guarantees about Human Rights, to be effective among people to materialize fundamental rights, and to focus on social security, which is indispensable for the configuration of human dignity values. Conquered rights by men and woman in social disputes in times do not confront against each other, but amalgamate by composing a constitutional system lived by the new juridical system based on political participation of people, which directs its content and gives foundation the a new constitutional order formed in the process of the State Evolution. The Human Dignity, a constitutional guarantee, was not being properly interpretated in this country, so the creation of a new mechanism to make the protection doctrine effective was necessary. For this reason the Law 11.340/06, named as Maria da Penha Law, was created to deal with domestic violence against women in Brazil. - DissertaçãoA doutrina da justificação pela fé em João Calvino e São Bernardo de Claraval: uma abordagem na perspectiva da análise do discursoBatista, Mário Sérgio (2007-08-13)
Religião
Este trabalho pretende analisar o tema: A doutrina da justificação pela fé em João Calvino e São Bernardo de Claraval: uma abordagem na perspectiva da Análise do Discurso, baseando-se nos princípios metodológicos da Análise do Discurso e aspectos da Semântica Argumentativa, de acordo com alguns teóricos da área, como: Dominique Maingueneau, Eni P. Orlandi, Ingedore G. Villaça Koch, e José Luiz Fiorin. Os textos que serviram de base estão registrados na obra Institutas da Religião Cristã, de João Calvino, especificamente no Livro III, com destaque à doutrina da justificação pela fé. O objetivo desta pesquisa foi o de descobrir a significação e os efeitos de sentido que surgem a partir da construção e reconstrução da força argumentativa no uso das citações que João Calvino faz de São Bernardo de Claraval em seus textos, reconhecendo que ao recorrer a tal prática a intenção argumentativa de Calvino era a de validar o seu ensino diante dos seus enunciatários. Por isso, se trabalhou com a formação discursiva que expressa à ideologia do falante e as idéias de lugares tanto do sujeito-enunciador como do enunciatário. - DissertaçãoEsaú e Jacó: intertexto bíblico em Machado de AssisBenevides, Edson Barbosa (2008-08-21)
Religião
The present research pretends go aboard from the texts biblical on literary work Esaú & Jacó, of the author Joaquim Maria Machado de Assis. While the present romance no he may be only one work of dies religious it is possible sense the recorrência biblical through the year story. The texts biblical used are recreated , strengthen or modifying the sense original. - DissertaçãoA hipótese pluralista de John Hick: pressupostos filosóficos e teológicos da visão fundamental HickianaMachado, Kleber de Oliveira (2009-02-09)
Religião
Esta dissertação analisa as principais teses do teólogo pluralista John Hick. Dá-se especial atenção aos livros que as fundamentam: A Metáfora do Deus Encarnado, An Interpretation of Religion e Death and Eternal Life. No primeiro livro, ele reformula a doutrina da encarnação para tornar a hipótese pluralista possível. No segundo, ele apresenta sua hipótese pluralista de que todas as religiões são respostas válidas ao Real ou Realidade Última. E no terceiro, o qual é seu trabalho de teologia global, ele busca construir o que seria uma parescatologia que mantenha a hipótese pluralista. Finalmente, a dissertação procura demonstrar a inconsistência da base epistemológica kantiana de Hick. Demonstra também as profundas conseqüências que o projeto revisionista e a teologia global têm sobre a teologia cristã. Apresenta que a tarefa revisionista que tem sido proposta por Hick, esvazia o significado da teologia cristã. Por conseguinte, não a considera como uma resposta autêntica ao Real, o que invalida a hipótese pluralista de Hick. - DissertaçãoJesus como personagem literária: análise do romance Entre todos os homensCasagrande, André Jorge Catalan (2011-02-10)
Religião
A presente dissertação versa sobre a interface teologia-literatura, mais especificamente, analisa teológica e literariamente o romance Entre todos os homens de Frei Betto. A abordagem incide especialmente sobre o viés antropológico - método proposto por Manzatto - uma vez que tanto a análise teológica subjacente a narrativa do romance quanto à análise literária da personagem Jesus evidencia uma teologia profundamente humanizadora. A bem da verdade, a pesquisa caminha da teologia a antropologia, ou seja, a imagem de Deus veiculada pelo romance desemboca na antropologia contida na personagem Jesus. Conclui-se, assim, que Jesus enquanto personagem de Entre todos os homens carrega em si a plenitude da existência humana seja pelos recursos teológicos seja pelos recursos literários dos quais o autor lança mão. Isto significa que sendo Deus-encarnado é justamente a relação de proximidade da personagem Jesus com o próprio Deus que acaba por afirmar e ressaltar ainda mais sua humanidade nas páginas do romance, fazendo desta feita, com que esta velha personagem adquira novamente condições de surpreender convincentemente o leitor ao longo da narrativa por conta pura e simplesmente de seus atributos humanos. - DissertaçãoA leitura da Bíblia na perspectiva de João Calvino: uma introdução à hermenêutica calvinista a partir dos salmos de lamentoSifoleli, Israel (2007-08-31)
Religião
In this work the author looks for to rescue the reading that Calvin made of the Psalms of lament. It has as intention to present an introduction to the Calvin s hermeneutics. It calls attention for the fact of that although the great contribution of Calvin, its hermeneutics still is, in many aspects, stranger in Brazil. The author makes an attempt to establish the influences on Calvin s thought that had contributed for his hermeneutics. It continues demonstrating the importance of the authority of the Bible for Calvin. After that he presents the main points of Calvin s hermeneutics and for a better understanding, he divides them in presuppositions, principles and approaches. In the last chapter the focus is in an analysis of Calvin s hermeneutics, having the modern study of Psalms as aid. Finally, it presents an attempt of dialogue between Calvin s hermeneutics and contemporary Brazilian Protestantism. This dialogue is presented in the form of some challenges. - DissertaçãoOs modos de crer e agir na arte de dizer nordestina: uma análise hermenêutico-religiosa em poemas de cordel de 1860 a 1920Sales, Marco André Oliveira (2009-12-17)
Religião
Passando ao largo da abordagem sistemático-teológica confessional e análise de discurso crítico-literário, o trabalho propõe um diálogo entre teologia e literatura, no campo das ciências da religião, com uma análise hermenêutica, pelo viés antropológico, que busca compreender os modos de crer e agir da religiosidade nordestina dentro da tradição cristã católico-romana, e elege os poemas de cordel entre 1860 e 1920 como matiz dessa interface alguns transcritos na íntegra na obra comemorativa 100 Cordéis Históricos segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva (org.), Mossoró: Queima-Bucha, 2008. À luz da ideia de Michel de Certeau (1925-1986) a formalidade e a lógica do cotidiano nos modos de dizer que percebe e busca as táticas de sobrevivência do homem comum nos contos e lendas populares, o trabalho parte de dois pressupostos: primeiro, a literatura de cordel é arquivo, registro e intérprete de uma arte popular de dizer as crenças e vivências do homem comum no Nordeste brasileiro e, segundo, essas crenças e vivências podem ser analisadas e descritas como retratos da religiosidade em um âmbito sócio-cultural mais amplo, para além das fronteiras de uma confissão ou tradição religiosa. Pretende-se assim contribuir com o inventário dos trabalhos desenvolvidos a respeito do campo da religiosidade brasileira a compreensão das crenças e vivências do homem comum, na cidade ou no sertão. - DissertaçãoNatureza e graça em "O Grande Abismo" de C. S. LewisSantos, João Marcos Lemos dos (2010-08-06)
Religião
Esta dissertação apresenta um estudo dos temas de natureza e graça no romance O Grande Abismo, de C. S. Lewis. No primeiro capítulo, são introduzidas as teorias de Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva e C. S. Lewis sobre a relação entre textos. Partindo desta base teórica, o segundo capítulo examina as descrições da vida após a morte nas principais obras das quais Lewis toma emprestado, A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e Letters From Hell, de Valdemar Thisted, e nota as formas em que Lewis integra estes intertextos ao seu romance. Finalmente, nos últimos dois capítulos a dissertação examina diferentes personagens de O Grande Abismo, e a forma em que eles encarnam diferentes aspectos da natureza humana ou graça divina, para determinar a posição de Lewis quanto à relação entre natureza e graça e sua concepção de salvação. - DissertaçãoPresbiterianos na periferia da zona sul da capital de São Paulo: análise crítica de sua atuação em uma comunidade carenteDias, Glaucia Candida Vicente (2006-09-19)
Religião
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que propõe uma análise crítica de dados, colhidos através de bibliografias, questionários e entrevista, verificando, por meio de um estudo de caso da Igreja Presbiteriana Nova Canaã, situada na região periférica do extremo sul da capital de São Paulo, a influência exercida pelo protestantismo na formação educacional de seus membros. Essa Igreja traz a marca protestante calvinista de que o conhecimento da doutrina cristã é fundamental para uma vida de fé eficaz em todos os segmentos da sociedade, particularmente na educação. Portanto, constata-se que orientar e estimular os fiéis no campo educacional tem sido uma marca fundamental da Igreja Presbiteriana Nova Canaã nos dias de hoje. - DissertaçãoPresença do sagrado na música caipira de raiz brasileira: análise de composições de Tião Carreiro e PardinhoGregolim Junior, Luiz Manoel (2011-02-10)
Religião
A presente dissertação versa sobre a Presença do Sagrado na Música de Raiz Caipira Brasileira, mais especificamente analisa as músicas da dupla caipira Tião Carreiro e Pardinho. Dessa forma realiza-se um estudo histórico da música caipira, das tradições caipiras e da cultura caipira. Na mesma perspectiva histórica é feita uma pesquisa sobre a vida e a obra da dupla Tião Carreiro e Pardinho, e por fim apresenta-se uma análise da presença do sagrado nas músicas caipiras desta e de outras duplas. Esta dissertação procura observar as manifestações religiosas encontradas na música caipira, como também outras faces religiosas presentes nas músicas da dupla em destaque. Em se tratando da presença do sagrado, a diferença dessa dupla das demais está no fato de conter em suas músicas outras manifestações da religiosidade brasileira além do catolicismo popular. - DissertaçãoReligião como estrutura da realidade: uma teoria da religião a partir da teologia pós-liberal de George LindbeckBitencourt, Christian David Soares (2011-03-02)
Religião
Este trabalho aborda a teologia pós-liberal de George Lindbeck, apresentada em seu livro The Nature of Doctrine, como uma teoria da religião e da doutrina religiosa. Apresenta a vida, o pensamento e a obra de Lindbeck, refletindo sobre suas três influências fundamentais: Ludwig Wittgenstein, e a importância dada à linguagem; Clifford Geertz, e a perspectiva semiótica de cultura; e Hans Frei, e o papel fundamental da narrativa. Discute a proposta cultural-lingüística de uma teoria não-teológica da religião como opção às abordagens cognitivo-proposicional e expressivo-experiencial. Introduz a teoria regulativa das doutrinas religiosas, que é construída a partir da oposição aos dois modelos tradicionais de teorias da doutrina, denominados por Lindbeck proposicionalista e simbolista. Reflete sobre a teologia pós-liberal, que se apresenta como sucessora tanto do modelo clássico pré-liberal, quanto do liberalismo teológico, sendo julgada por três critérios: fidelidade como intratextualidade, aplicabilidade como futurologia, e inteligibilidade como habilidade. Analisa, por fim, os vários argumentos apresentados por Lindbeck favoráveis à sua abordagem culturallingüística, bem como a recepção crítica ao projeto, sugerindo contribuições de sua abordagem a uma teoria da religião. - DissertaçãoA Teologia da Secularização de Harvey Cox e sua busca de plausibilidade para o CristianismoPereira, Olivar Alves (2010-02-25)
Religião
Aborda a Teologia da Secularização assim proposta pelo teólogo batista Harvey Gallagher Cox Junior, o qual despontou no cenário acadêmico e literário na década de 1960 em pleno alvoroço causado pela Teologia Radical, popularmente conhecida como o Movimento da Morte de Deus. Analisa as cinco principais obras do referido autor que tratam diretamente da secularização e suas implicações para o Cristianismo tanto o católico como o protestante, e nessa análise destaca-se o que Harvey Cox propõe para a busca da plausibilidade para o Cristianismo. Conclui-se que nem todas as afirmações que Harvey Cox fez na década de 1960 sobre a religião estavam corretas, tais como as que se referiam ao declínio da religiosidade; contudo, outras afirmações deles soam como proféticas e se cumpriram com exatidão. Também que para se fazer justiça ao pensamento desse teólogo não se deve identificá-lo como um teólogo da morte de Deus , mas, sim, como um teólogo da secularização . E por fim, o Cristianismo representado pela Igreja (católica e protestante) se quiser encontrar-se relevante para esses dias e no futuro deverá se engajar na sociedade e servi-la mesmo tendo que lidar com o ateísmo declarado dessa sociedade. - DissertaçãoTeologia e experiência na mística de mestre EchhartNascimento Júnior, Acácio (2009-02-16)
Religião
The objective of the present work is to present the importance of the medieval Dominican monk Eckhart in the context of Christian mystic, mater that is as old as is it complex. It defends that in no other Christian mystic it reached such a visible position in part, because his Metaphysical position was based, differentially, in the neoplatonic dialect thought, and in part because, in his own time and also later, some of his asseverations about God are still to be understood. For this a historical-theological recapitulation was made on fundamental eckhartians emphases, the extension of the interdependence seen between theology and experience and how the mystic delineated and established by him marked his time and perpetuated, molding times and world-wide movements. This thought was mediated under the perspective of Christian phenomenology, and came to the conclusion that there is a verifiable platform, by which Meister Eckhart would have a guaranteed contribution to today s spirituality.