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Navegando Teses por Orientador "Corrêa, Ana Grasielle Dionísio"
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- TeseAppressadinho: desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel para orientação a pais de bebês prematurosTropiano, Ligia Maria da Costa Canellas (2024-06-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: Os pais de crianças prematuras, em geral, ficam muito apreensivos quanto aos primeiros anos de vida e quanto às possibilidades de alterações no desenvolvimento dos seus filhos, justificando-se a necessidade de apoio e orientação especializada para essa fase. Aplicativos móveis (Apps) podem contribuir no âmbito da prematuridade para empoderar os pais e orientá-los quanto aos aspectos importantes do desenvolvimento, melhorando as condições de saúde da criança e reduzindo suas ansiedades. Objetivo: Projetar, implementar e avaliar a usabilidade um App educacional denominado “Appressadinho” para pais de crianças prematuras, considerando suas necessidades e demandas. Método: Esta pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com foco na produção tecnológica. Os procedimentos foram conduzidos em Fase I: Levantamento dos saberes prévios dos pais de prematuros com o intuito de identificar demandas para criação do conteúdo do App; para realização dessa fase utilizou-se um questionário com informações sobre a gestação e condições de nascimento, entrevista semiestruturada sobre as expectativas em relação ao App e identificação sobre os saberes prévios sobre prematuridade, questionário para classificação socioeconômica Fase II: Projeto e implementação do App; com criação de protótipos, wireframes, elaboração da versão final e disponoibilização do produto na Google Play Store; Fase III: Avaliação do App, heurística por especialistas em usabilidade; validação do conteúdo e teste de usabilidade por juízes de formação interdisciplinar e avaliação pelo público-alvo (pais de bebês prematuros) por meio de teste de usabilidade e por um questionário de satisfação. Resultados: Foram entrevistadas 24 mães de bebês prematuros na Fase I, que auxiliaram na especificação do App fornecendo insights para o conteúdo e para o formato de entrega da informação. Na fase II estruturou-se uma proposta de conteúdo do App gerado a partir da demanda identificada. O App foi desenvolvido por um grupo interdisciplinar vinculado ao Laboratório de Gameterapia e Realidade Virtual e está disponível gratuitamente na Google Play Store. O conteúdo foi fundamentado em rigor científico e pesquisa bibliográfica extensiva, para identificar e compilar os principais estudos e avanços recentes na área. A seleção do material considerou as maiores referências na área como OMS, Ministério da Saúde, CDC garantindo a precisão e a atualidade das informações. A fase III foi destinada à avaliação do aplicativo por especialistas em usabilidade tanto por meio das heurísticas, quanto por juízes especialistas que avaliaram a usabilidade pelo System Usability Scale (85,4) e que validaram o conteúdo (IVC = 0,9). A testagem do App quanto à usabilidade e satisfação por parte dos pais (82,5), confirmou que o produto atende ao que se propõe, podendo ser útil como ferramenta de educação em saúde, conduzindo os pais/cuidadores em uma das etapas mais desafiadoras do desenvolvimento infantil. Considerações finais: Foi projetado, implementado e avaliado um aplicativo móvel educacional para orientar pais de bebês prematuros, baseado nas demandas levantadas junto aos familiares tendo como resultado um produto com linguagem acessível, fácil navegação e disponibilizado gratuitamente ao público-alvo chamado "Appressadinho". Pode-se afirmar que traz benefícios para pais de bebês prematuros e serve para orientá-los quanto aos aspectos importantes do desenvolvimento infantil e das condições de saúde da criança, auxiliando no enfrentamento da chegada de um bebê prematuro. - TeseEfeito de um protocolo de fisioterapia com uso de jogo eletrônico controlado por dispositivo vestível para tratamento de crianças com pé torto congênitoFerreira, Daniel Rogerio De Matos Jorge (2023-05-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O jogo sério pode ser uma estratégia de reabilitação motora com entretenimento, enredo, competição e recompensas. O presente estudo teve por objetivo desenvolver e testar a usabilidade e aplicabilidade de um sistema de reabilitação de membros inferiores baseado em jogo eletrônico controlado por dispositivo vestível para reabilitação motora. O estudo foi dividido em três partes: 1- Elaboração do jogo e da tecnologia vestível, 2- Estudo de série de casos com crianças típicas e 3- Estudo de caso com uma criança com PTC. A elaboração do jogo e da tecnologia vestível trouxe como resultado a criação do Jogo Acelera e do dispositivo vestível com sensor acelerômetro e microcontrolador Arduino Uno para coleta de dados. A coleta de dados para as fases 2 e 3 ocorreu com uma fase de avaliação de: força (dinamômetro), equilíbrio (teste KTK), amplitude de movimento e desempenho do jogo (solução de tecnologia vestível). Em seguida, foram propostas sessões de uso do jogo para posterior reavaliação. O resultado da utilização do jogo Acelera em crianças típicas e crianças com PTC aumentou os valores de equilíbrio, amplitude de movimento do tornozelo, força do tornozelo e desempenho do jogo quando comparado os resultados pré-jogo e pós-jogo. A solução tecnológica de jogo eletrônico controlado por dispositivo vestível pode ser testada em vários públicos, uma vez que apresentou resultados para crianças típica e com PTC. Conclui-se que a solução tecnológica de jogo eletrônico controlado por dispositivo vestível melhorou equilíbrio, amplitude de movimento, força e desempenho da criança com PTC e das crianças típicas.