Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Farmácia - TCC - CCBS Higienópolis por Orientador "Guimarães, Marcelo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise de resíduo químico de finasterida em etapas de produção empregando cromatografia líquida de alta eficiência para fins de validação de limpezaRibeiro, Gabriella da Silva (2018-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Estudando as boas práticas de fabricação inclui-se a validação de limpeza e esta deverá considerar um procedimento que deverá ser realizado para remover todos os resíduos nos equipamentos de produção. Este trabalho apresenta uma análise de determinação de resíduo químico verificando o procedimento de limpeza nos equipamentos compressora, desempoeirador, detector de metais e blistadeira, usados durante o processo de fabricação de um comprimido. A técnica de amostragem direta (swab) foi empregada para remoção de um possível resíduo do ativo nos equipamentos. As análises quantitativas foram realizadas pela técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). O método analítico empregado, investiga resíduo do princípio ativo finasterida, baseando-se na especificação, que se trata da concentração máxima permitida nos resultados a serem obtidos. A metodologia aplicada para quantificação de resíduos de finasterida utilizando a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência apresentou como resultados das análises valores aceitáveis, dentro da especificação de qualidade proposta. Desta forma, acredita-se que esse processo é imprescindível e reflete segurança ao paciente. - TCCFormas farmacêuticas de administração oral para pacientes geriátricos com problemas na deglutiçãoDomingo, Heloisa Detogni (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O presente trabalho aborda a situação de pacientes idosos com dificuldades no processo de deglutição, com foco, principalmente, nas formas farmacêuticas utilizadas para a administração de medicamentos por via oral. Isto porque, como se sabe, o envelhecimento causa diversas mudanças fisiológicas que podem, por sua vez, influenciar diretamente na escolha da forma farmacêutica mais adequada para estes pacientes. Atualmente, existem inúmeras formas de fabricação do medicamento e, muitas vezes, há dificuldades na escolha da mais adequada melhorar a eficácia na administração para esses pacientes. Outras mudanças causadas pelo envelhecimento que também têm grande importância são o aumento do número de medicamentos administrados em conjunto e do uso irracional destes, sendo que estes fatores podem trazer riscos à saúde do paciente que, muitas vezes, não possui as informações necessárias sobre o uso correto dos medicamentos, as interações entre eles e seus efeitos adversos. Sendo assim, há grande necessidade de um acompanhamento feito por um farmacêutico durante os tratamentos desses pacientes, disponibilizando as devidas informações sobre os medicamentos administrados. Além dos farmacêuticos, outros profissionais da saúde tem um importante papel no acompanhamento dos pacientes como na administração de medicamentos, diagnósticos de doenças e prescrições corretas. Porém ainda há falta de investimentos na qualificação desses profissionais, vendo que ainda possuem dificuldades na identificação dos sinais e sintomas da disfagia, acarretando no erro de diagnóstico e, consequentemente, no erro da escolha da forma farmacêutica e da prescrição adequada. - TCCNanocosmetotecnologia: principais nanoestruturas e suas aplicaçõesAssis, Beatriz Alves (2019-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A Nanotecnologia é uma ciência atual e que abrange diversas áreas como engenharias, indústria têxtil, farmacêutica e hospitalar, e também a indústria cosmética. Muitos estudos referentes a essa tecnologia vêm sendo realizados de forma acelerada e ainda há muitos aspectos a serem explorados. A utilização dessa tecnologia em produtos cosméticos traz diversos benefícios e vantagens em relação à permeação do produto pela pele, rompendo a barreira do estrato córneo, permitindo que as pequenas partículas contendo o ativo atinjam camadas mais profundas, intensificando a ação proposta pelo produto; também melhora a estabilidade, fazendo com que componentes que antes se mostravam instáveis, agora conseguem se manter em sistemas homogêneos por mais tempo, estendendo a validade dos produtos; também apresenta benefícios relacionados à diminuição da quantidade de ativos para que o produto possa obter o resultado prometido de forma satisfatória, além de, com isso, diminuir efeitos tóxicos e reações alérgicas que antes eram causadas devido a alta concentração desses compostos. Este trabalho é um estudo bibliográfico que tem por finalidade apontar e estudar a utilização de nanopartículas em produtos cosméticos, bem como as vantagens e desvantagens associadas. - TCCProdução de medicamentos estéreis: formas farmacêuticas, processos e boas práticas de fabricaçãoDomenicali, Giovanna Simonetti (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Medicamento é todo produto desenvolvido a partir de fármacos, no intuito de trazer o bem-estar físico, mental e social à população. Para se produzir um medicamento há que se considerar o fármaco utilizado, a quantidade, a qualidade, o manuseio, a produção, ou seja, todo o processo de desenvolvimento e fabricação até sua administração para que não haja danos ao paciente. Neste trabalho o objetivo foi de realizar uma revisão bibliográfica sobre produção de medicamentos estéreis, detalhando o processo de fabricação e administração dos mesmos para que o êxito no tratamento das doenças seja alcançado e também o olhar atento e meticuloso do farmacêutico seja mais apurado em relação aos cuidados com todo o processo. A utilização desses medicamentos requer atenção e são aqui apresentados de forma significativa. A literatura que versa sobre o assunto menciona os diversos métodos de esterilização: métodos, ensaios, avaliação, controle, monitoramento, prazo de validade e validação. Fatores estes que influenciam de modo singular de cada passo na fabricação e administração de um medicamento. Nesse sentido, a fabricação de medicamentos no Brasil é amparada e acompanhada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que é responsável pela supervisão dos processos de produção de medicamentos por um farmacêutico. Sendo uma preocupação o acompanhamento de todos as etapas sob o olhar crítico do farmacêutico garantindo a qualidade, esterilidade e eficácia devida do medicamento, assim como o constante estudo sobre a temática para a atualização de acordo com o progresso em que nos encontramos hoje. - TCCQualificação térmica do Leito Fluidizado Freund Vector FLN- 60 em uma industria farmacêutica brasileira localizada na região metropolitana de São PauloNakao, Julia Godoy (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A dinâmica das Boas Práticas de Fabricação na Industria Farmacêutica engloba conceitos que visam a padronização, segurança, robustez e reprodutibilidade dos diversos processos de fabricação de medicamentos, e que são gerenciados prioritariamente pelo setor de Garantia de Qualidade. Os conceitos de Validação e Qualificação foram normatizados através da RDC n°17 de Abril de 2010 para a fiscalização e manutenção da qualidade dos processos envolvidos na cadeia da Industria Farmacêutica. Dessa forma, o conceito insere-se na área de Garantia de Qualidade de modo a aprimorar os padrões de qualidade de produção dos produtos que chegam ao consumidor final. A Validação consiste em um ‘’ato documentado atestando a robustez e qualidade de um procedimento, processo, equipamento, material, atividade ou sistema’’, enquanto a Qualificação consiste em um ‘’conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que quaisquer instalações, sistemas e equipamentos estão propriamente instalados e/ou funcionam corretamente e levam aos resultados esperados’’ (ANVISA 4, 2010). O presente trabalho abordou a Qualificação de Desempenho Térmico de um Leito Fluidizado Freund Vector FL-N-60 instalado em uma Industria Farmacêutica Brasileira localizada na região metropolitana de São Paulo. Para os testes, foram utilizados doze sensores tipo T, posicionados em pontos críticos de distribuição de temperatura na parte interna do equipamento, para monitoramento da temperatura durante 1 hora de secagem para os setpoints de 40,0°C e 85,0°C, com registros a cada 30 segundos. Os critérios de aceitação de ≥30,0°C e ≤50,0°C, para o setpoint de 40,0°C, e de ≥75,0°C e ≤95,0°C, para o setpoint de 85,0°C, foram atendidos para os estudos realizados, sem excursões de temperatura observadas nos períodos avaliados, demonstrando assim a capacidade do equipamento na manutenção do parâmetro estudado na monografia. - TCCResíduos de medicamento domiciliar: elaboração de um folder contendo um infográfico para distribuição à população através do programa MackVIDA da Universidade Presbiteriana MackenzieRosa, Verônica Castilheiro (2019-06)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O descarte de medicamentos em escala industrial e doméstica é um ponto pouco abordado, o que gera diversas dúvidas por parte da população, que acaba dando ao medicamento os destinos mais cômodos: o lixo doméstico, o vaso sanitário e a pia. Conscientizar a população sobre impacto do descarte incorreto em escala domiciliar é um bom começo para mudanças maiores. Devido a situação atual da gestão de resíduos e da logística reversa de medicamentos no Brasil e a ausência de informações para a sociedade sobre o assunto, o presente trabalho tem o intuito de ampliar a visibilidade desse tema, de modo a propor um modelo de folder. O folder desenvolvido contém um infográfico, que consiste em um modo condensado e de fácil compreensão de apresentação do conteúdo para o público- alvo. Esse modo de divulgação já foi implementado e está consolidado pelo programa MackVIDA em suas Ações e Operações em Saúde na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde a distribuição do material criado será realizada.