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Navegando Teses por Orientador "Formigoni, Henrique"
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- TeseProposta de capitalização dos gastos com propaganda no ativo intangível para a formação de carteira de clientes de empresas de tecnologiaTakahashi, Silvio (2025-02-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
Em paralelo à discussão sobre a utilidade da informação contábil no atual contexto econômico, o emissor das normas de contabilidade internacionais, o International Accounting Standards Board (IASB), tem sido muito questionado sobre determinadas práticas contábeis. O pronunciamento IAS 38, que trata dos ativos intangíveis (equivalente ao CPC 04 no Brasil), está na sua agenda de revisão, uma vez que foi originalmente emitido em 1998, antes da eclosão da economia digital. A partir dos anos 2000, os gastos das empresas com ativos intangíveis superam de forma significativa os gastos com ativos tangíveis, e muitos ativos, até então pouco relevantes, começaram a ganhar importância, tais como marcas, reputação, relacionamento com clientes, dentre outros. Muitos stakeholders têm discutido por décadas a forma de melhor tratar contabilmente os ativos intangíveis, desde sua avaliação até seu reconhecimento e divulgação nas demonstrações contábeis. O objetivo geral do presente trabalho é apresentar uma proposta de capitalização das despesas de propaganda no ativo intangível para a formação da carteira de clientes de empresas de tecnologia. Para atingir tal objetivo, foi utilizada uma metodologia envolvendo pesquisa quantitativa com análise de demonstrações financeiras de empresas classificadas como do setor de tecnologia pela B3 no Brasil do período de 2010 a 2023, bem como uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas com gestores da área contábil e de marketing que corroboram a importância do tema. Com base nos resultados obtidos no estudo, pode-se considerar a hipótese de que os gastos com propaganda são relevantes para a geração de receita de vendas, lucratividade das entidades e valor de mercado das entidades, cabendo uma proposição de revisão do pronunciamento IAS 38/CPC 04 que permita a escolha de uma política contábil de capitalização dos gastos com propaganda. Com isso, espera se que haja uma contribuição para futuras pesquisas acadêmicas sobre o efeito da aplicação de tal política contábil, bem como aprimorar a qualidade dos demonstrativos contábeis, que é um dos instrumentos para tomada de decisões de investimentos e financiamento. - TeseRoteiro prático para emissão de laudo de perícia contábil segundo a percepção de juízes de varas federais e de peritos contadoresHenrique, Marcelo Rabelo (2024-09-03)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O Brasil possui o maior número de processos judiciais por pessoa, o que mostra o quão difícil é estabelecer e manter um sistema judicial eficiente, justo e rápido para atender à demanda, como bem aponta o Conselho Nacional de Justiça, em documento de 2011. Nesse cenário, cada vez mais se faz presente e necessária a aplicação de perícia contábil que auxilie os Juízes Federais a prolatarem as sentenças. O objetivo geral da pesquisa é elaborar um roteiro prático para emissão de laudo de perícia contábil, segundo a percepção de Juízes de Varas Federais e de Peritos Contadores. Os objetivos específicos, por sua vez, almejam: identificar a percepção dos magistrados a respeito da qualidade do laudo pericial; verificar a influência do laudo pericial na formação da convicção do juízo, bem como identificar a percepção dos Peritos Contadores a respeito da qualidade do laudo pericial. Na metodologia a abordagem adotada foi a qualitativa com a utilização de tipologias de pesquisa descritiva, exploratória e explicativa. A técnica de coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas que aconteceram de modo online por uma amostragem não probabilística e por conveniência, além da pesquisa documental baseada nos 20 laudos periciais tributários. Foram realizadas entrevistas com treze Juízes de Varas Federais e treze Peritos Contadores. Estas entrevistas foram analisadas de duas maneiras: (1) Programa NVivo; (2) Manual por meio de análise de conteúdo temático. Por fim, utilizou-se o método indutivo para evidenciar as Categorizações e Unidades de Significados. Quanto aos achados da pesquisa, no que tange à qualidade do laudo pericial elaborado pelos Peritos Contadores, estes entendem que as “Formalidade Intrínsecas e Extrínsecas” são bem vindas em um laudo de qualidade, o mesmo se deu na percepção dos Juízes. Na percepção da maioria dos Juízes respondentes (84,62%), o laudo pericial contábil precisa ter uma linguagem “clara, objetiva e compreensível”. Outros Juízes (15,38%) destacaram que o laudo pericial contábil precisa ser “bem fundamentado”, integrando "forma teórica e concreta”. Como implicação prática objetiva-se aumentar a qualidade dos laudos periciais contábeis na esfera federal e celeridade nas demandas judiciais, devido à redução nos pedidos de esclarecimentos pelos magistrados em relação ao laudo pericial contábil. A pesquisa propõe três produtos tecnológicos: (i) o roteiro das formalidades intrínsecas; (ii) o roteiro das formalidades extrínsecas; e (iii) o layout dos laudos perícias contábeis. As limitações da pesquisa estão relacionadas às dificuldades de entrevistar Juízes de Varas Federais e Peritos Contadores em virtude de suas agendas de trabalho e literatura escassa relacionadas às perícias contábeis e, principalmente, à prática de perícia. Existe uma lacuna entre teoria e prática e a presente pesquisa teve objetivo de reduzir essa lacuna. Academicamente, como proposta para futuros trabalhos, que sejam realizadas comparações para obtenção de achados de outras regiões do país com os achados desta pesquisa.