Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
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Navegando Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) por Orientador "Amato, Cibelle Albuquerque de la Higuera"
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- DissertaçãoPolítica de educação inclusiva nas escolas na visão do gestor escolarMartinho, Simone Munhoz Soares (2024-02-07)
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A educação inclusiva tem sido um grande desafio para o sistema educacional. O gestor escolar assume um papel importante para a superação dos desafios encontrados durante a construção de um ambiente inclusivo, pois é ele que lidera as mudanças necessárias em toda a escola. A liderança exercida pelo gestor escolar deve ser compartilhada com todos os membros da comunidade escolar para que todos se tornem responsáveis na tomada de decisões no ambiente escolar. Algumas pesquisas demonstram que a gestão escolar democrática e participativa constitui-se em um aspecto fundamental para se construir uma cultura inclusiva no ambiente educacional. Este estudo teve como objetivo identificar a visão do gestor escolar sobre a política de educação inclusiva nas escolas. A amostra do estudo foi composta por dados de 132 gestores de escolas de todos os estados do país, sendo 66 gestores de escola pública e 66 gestores de escola privada de ensino regular. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, no formato on line, desenvolvido para mapear a política de educação inclusiva da escola. Antes de ser aplicado para os gestores, o questionário foi submetido à análise de 6 juízes, no intuito de se obter evidência de validade de conteúdo. O Índice de Validade de Conteúdo do instrumento atingiu 88%, acima portanto, do índice mínimo de concordância de 80%. Para análise dos dados coletados, a pesquisa utilizou o método quantitativo e qualitativo. No tocante à existência da gestão democrática nas escolas, os resultados demonstraram que a gestão escolar está mais centralizada na equipe pedagógica com maior participação da família e do professor para a elaboração do Projeto Político Pedagógico e das diretrizes da educação inclusiva nas escolas públicas. Em relação às 3 principais dificuldades encontradas pelo gestor para a implementação de uma educação inclusiva, foram mencionadas estrutura e recursos, professores e atendimento ao aluno. Destacando-se que o gestor da escola privada identificou a falta de apoio da família como a sua maior dificuldade para a implementação da educação inclusiva. Por outro lado, o gestor da escola pública cita dificuldades que estão mais vinculadas aos recursos financeiros oriundos do Estado, tais como, falta de material adequado, de recursos humanos e de professores especializados. A pesquisa apontou ainda que a maioria dos gestores afirmou cumprir as políticas públicas brasileiras que tratam sobre educação inclusiva, mas acredita que elas não contribuem para a concretização da educação inclusiva no país. Em vista disso, as políticas públicas devem ter como foco meios que subsidiem as escolas de propiciar uma educação inclusiva. Em suma, os resultados evidenciaram que ainda há muito trabalho a ser feito pelo gestor, tendo em vista o número crescente de matrículas de alunos de inclusão nas escolas, propondo-se ao gestor uma reflexão quanto à existência da gestão democrática na escola e ao seu papel de mobilizador de ações educativas que envolvam a comunidade escolar para a concretização de uma política educacional inclusiva nas instituições de ensino. - DissertaçãoRecursos em sala de aula para alunos com deficiência visual: orientações para professores de educação básica e nível superiorCouto, Maria Angélica De Paula (2024-02-05)
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A Educação Especial, no Brasil e no mundo, foi marcada por uma trajetória de muita exclusão e segregação. A Educação Inclusiva surgiu como uma perspectiva nova de atenção para a diversidade, contemplando diversos âmbitos dos sistemas educacionais. O aluno com deficiência visual está presente em todos os níveis de ensino e inserido em classes regulares. Essa deficiência traz limitações significativas de acesso ao conhecimento. Assim, o uso de recursos tecnológicos e ferramentas específicas garantem a equiparação de oportunidades ao processo de ensino-aprendizagem frente aos alunos videntes. Para que todas as oportunidades de acesso e conhecimento sejam garantidas, é necessário que os professores estejam preparados para o uso desses recursos diferenciados em sala de aula. Considerando isso, o objetivo deste trabalho foi promover informações sobre acessibilidade a professores da Educação Básica e Ensino Superior, com práticas de sala de aula inclusivas com ênfase para os alunos com deficiência visual. À vista disso, este estudo investigou de forma quali-quantitativa a percepção e o nível de conhecimento sobre acessibilidade destes professores, por meio de dois instrumentos de coleta de dados, aplicados em diferentes momentos, sendo: o questionário um, no início do primeiro módulo, e o questionário dois, após a conclusão do último módulo. Por conseguinte, ministrou-se um curso de maneira on-line pela Plataforma “Teams” para 30 professores de Ensino Básico e Ensino Superior de Instituições públicas e privadas. O curso foi ministrado em duas frentes: 1) três encontros semanais com duração de duas horas cada e 2) dois encontros aos sábados, com duração de três horas cada. A carga horária total do curso foi de seis horas em ambos os formatos. Ademais, foi confeccionado um ebook que contextualizou o objetivo do trabalho. O baixo conhecimento sobre a deficiência visual, a inclusão escolar e o despreparo de algumas instituições foram os principais fatores levantados pelos participantes. Nota-se que os professores necessitam de treinamentos constantes, contemplando momentos para discutir sobre as suas dificuldades, incertezas e inseguranças, pois as instituições de ensino públicas e privadas têm recebido, cada vez mais, alunos do PAEE. De modo geral, os professores aprovaram a metodologia, o conteúdo do ebook, o tempo das aulas e recomendariam o curso para outros professores.