Ciências Contábeis - TCC - CCSA Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Contábeis - TCC - CCSA Higienópolis por Orientador "Geron, Cecilia Moraes Santostaso"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAnálise das receitas dos influenciadores digitais sob a ótica fiscalTenguan, Fernanda Lumi; Oliveira, Francilane Alves; Andrade , Luiza Regina Silva de (2022-12-05)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente trabalho tem o objetivo de identificar quais os tributos devidos pelos influenciadores digitais no Brasil. O estudo é feito a partir da análise de contratos padrão de prestação de serviços, juntamente a CNAE a ser auferida pelo influenciador digital segundo o objeto dos contratos e investigação dos tributos incidentes em cada transação. Assim, esta pesquisa está dividida em três seções, que buscam: a) abordar os conceitos principais da profissão de influenciador digital e do problema de pesquisa identificado; b) tratar das métricas utilizadas para investigar a profissão do influencer assim como as possibilidades existentes para sua tributação; c) apresentar a análise dos contratos e seus respectivos resultados. Conclui-se que a tributação correta a ser aplicada sob as atividades do influenciador digital deve considerar quais serviços estão sendo prestados, porém, particularidades, especificações e entrelinhas minuciosas são fatores que impedem que as normas tributárias vigentes para o país englobem assertivamente cada caso de prestação dessa modalidade de serviço. - TCCRegulação, classificação e mensuração contábil de criptomoedasSartori, Beatriz Rodrigues; Cardoso, Rafael Simão de Oliveira; Oliveira, Sofia Aguiar (2022-12-08)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O presente estudo descreve as possibilidades de classificação contábil de criptomoedas com base nas normas internacionais de contabilidade e investiga a existência, reconhecimento, classificação e mensuração de criptomoedas em demonstrações financeiras de 180 companhias abertas listadas na Bolsa de Valores do Brasil e nas Bolsas de Valores de Nova York. A pesquisa pode ser definida como aplicada e exploratória, na qual foi adotado o método qualitativo e a Teoria da Divulgação Contábil. A técnica aplicada foi a revisão bibliográfica, seguida da análise de dados e de conteúdo. Dentre todo o grupo amostral analisado, foi constatada a existência de criptomoedas nas demonstrações financeiras de três empresas constantes da amostra analisada, sendo que apenas uma delas estava em consonância com as normas internacionais de contabilidade. O estudo contribui com a literatura contábil na medida em que analisa empiricamente se as empresas estão reconhecendo seus criptoativos em conformidade com as orientações das normas internacionais de contabilidade.