Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Orientador "Meirelles, Celia Regina Moretti"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseFatores condicionantes de escorregamentos planares superficiais em Francisco Morato – SP: uma abordagem multifatorialLázaro, Alberto Alonso (2025-03-17)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Esta pesquisa investigou o risco de deslizamentos em Francisco Morato, partindo da hipótese de que esses processos estão ligados principalmente a deslizamentos planares superficiais e o grau de risco é multifatorial. O objetivo principal foi analisar os processos e a metodologia de avaliação de riscos geológicos de escorregamento no município. Os objetivos específicos incluíram a caracterização do município, a compreensão do contexto geológico e geotécnico, a análise de ocorrências de escorregamentos e a elaboração de simulações de estabilidade, com definição de inclinações críticas dos solos. A classificação dos solos revelou predominância de materiais derivados de metarenitos e metassiltitos, influenciando suas propriedades. A variabilidade dos solos demonstra a necessidade de investigações geotécnicas detalhadas. Sua estrutura geológica composta de metassedimentos, com planos de fraqueza coincidentes com a inclinação do talude, pode aumentar a probabilidade de escorregamentos. O trabalho desenvolveu uma metodologia que combinou estudo de campo e análise georreferenciada para mapeamento de risco. A análise de dados resultou em relatórios técnicos para subsidiar a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A análise quantitativa do plano municipal realizado pela REGEA mapeou 173 setores, com predominância de escorregamentos. As análises de estabilidade de taludes demonstraram a influência da altura, da coesão do solo e, principalmente, da presença de água, que reduz drasticamente a inclinação crítica. A presença de água no solo, especialmente em condição de saturação, mostrou-se crucial para a estabilidade de taludes, tornando-os mais propensos a deslizamentos, mesmo em alturas menores. O aumento da altura do talude também diminuiu a inclinação crítica. Análises evidenciaram que a percolação de água reduz drasticamente a inclinação crítica necessária para a estabilidade. A presença de água teve maior influência nas condições de ruptura do que nas de estabilidade, o risco de deslizamentos aumenta significativamente quando o solo está saturado. As análises realizadas com o software GEO5, em geometria de encostas predominantes em Francisco Morato, indicaram os valores críticos de coesão do solo. - TeseO impacto de lugares verdes (lv) na percepção do conforto humano e no bem-estar autorreferido frente à pandemia de covid-19Celuppi, Maria Cristina (2022-06-03)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
A literatura apresenta uma vasta discussão sobre os efeitos benéficos e positivos das experiências humanas em lugares verdes (LV) tanto à saúde física quanto mental, contudo, a pandemia de Covid-19 impôs um longo período de isolamento social com o objetivo de controlar a disseminação do vírus e levou a um aumento de situações estressantes não só de profissionais que atuam diretamente na linha de frente de combate ao vírus, como na população em geral. Com base nisso, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar o impacto de LVs e sua influência na percepção humana do conforto, assim como no bem-estar autorreferido frente à pandemia de Covid-19. A pesquisa se deu em caráter indutivo- exploratório e conta com uma pesquisa bibliográfica (narrativa e sistemática) e estudos de caso conduzidos nas cidades de São Paulo, SP, e Porto Velho, RO, com coleta de dados primários. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente e serviram de suporte para uma discussão inédita sobre percepção humana, vegetação e Covid-19. Os resultados mostram que a maneira como as pessoas se sentem é impactada pela disponibilidade de vegetação nas cidades e que, quanto maior é a disponibilidade de vegetação intraurbana, maior é a percepção de benefícios obtidos com as vivências em LVs. Verificou-se que o isolamento social durante o período de investigação fez com que a população paulistana diminuísse as vivências em LVs, o que por sua vez impactou no bem-estar autorreferido. Em São Paulo, evidenciaram-se diferenças quando se agrupou a amostra por grupos demográficos, em que um melhor estado geral de saúde mental foi observado para homens, pessoas de meia-idade e idosos, assim como pessoas com escolaridade em nível de pós- graduação; já em Porto Velho, isso foi verificado somente para pessoas de meia-idade e idosos. Quando se analisaram diferenças entre as duas cidades, foi possível verificar que a amostra populacional de Porto Velho apresentou maior probabilidade de discordar que LVs contribuem para a restauração humana e, de acordo com as análises da distribuição de vegetação entre ambas as cidades, esse resultado parece estar associado à falta de vegetação intraurbana em Porto Velho. Além disso, evidenciou-se a importância de as cidades oferecerem LVs de qualidade e que representem locais seguros para que a população possa experenciar todos os benefícios à saúde proporcionados por ambientes vegetados. Por fim, a presente pesquisa fornece subsídios importantes ao poder público, arquitetos, urbanistas e planejadores no desenvolvimento de cidades voltadas ao bem-estar humano, capazes de atuarem como meio ativo na qualidade de vida.