Engenharia Elétrica e Computação - Teses - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Elétrica e Computação - Teses - EE Higienópolis por Orientador "Notargiacomo, Pollyana Coelho da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseUma metodologia de medição do estado Mindfulness utilizando internet das coisasChiovato, André Godoi (2021-10-18)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
O estudo pautou-se no desenvolvimento e avaliação da viabilidade e a eficiência de uma metodologia para medir o estado de atenção plena usando um dispositivo vestível (boné) capaz de monitorar os níveis de foco dos alunos por meio da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC) coletada em tempo real. O dispositivo foi desenvolvido para exportar os dados para o smartphone do usuário via Bluetooth, que por sua vez, armazena os dados acessíveis com segurança na nuvem. O dispositivo vestível autônomo consiste de placas eletrônicas da plataforma Arduino TM que detectam o período em milissegundos entre dois picos R subsequentes da onda complexa QRS por meio de sensor de oxímetro. Numa população de 13 indivíduos (8 mulheres, 5 homens, idade media de 16,1 anos ±0, 58), foi aplicado o teste-Z (p < 0, 05) utilizando root Mean Squared Successive Differences (rMSSD) e a Escala Mindfulness de Toronto (Curiosidade) dentro de duas janelas de 50 minutos, e os resultados mostram que valores máximos de VFC convergem para valores máximos do estado de atenção plena quando a diferença de tempo entre amostras Rn e Rn+1 ultrapassa 88 ms. O dispositivo provou ser viável e potencialmente eficaz para medir o estado de atenção plena. Assim, novos estudos devem ser realizados para testá-lo em larga escala, bem como em situações reais de sala de aula. - TeseModelo de computação cognitiva para suporte as atividades educacionais em interações com ambientes inteligentesSantos, Fernão Reges dos (2018-08-23)
Faculdade de Computação e Informática (FCI)
The evolution of models and systems that implement the concepts of Ubiquitous and Pervasive Computing, particularly in applications that integrates Context-Aware Computing and mobile computing for personal use, presents opportunities and challenges in the educational field. Parallel to this evolution and in a complementary way, the models of computational intelligence are established as important tools for Internet-based services (solutions that combine applications and services on demand) and support decision systems applying personification to access information in large volumes of data (Big Data platforms). From this scenario, this research proposes a computational model that combines different artificial intelligence methods to aid the personalization of the teaching process considering interaction in context sensitive computing environments. This computational model is, mainly, a proposal of computation with focus on the perspective of the student to participate of educational tasks in different places. As a central element to support the process of customization and adaptability of student interaction, this research presents a computational model that combines Artificial Neural Networks, Genetic Algorithms, Multiagent Systems and Context-Aware Computing. During the investigation of the dynamics of the computational model, an integration of the central model, a set of rules of the Multiagent System and an implementation of the proposed Architecture for Context- Aware Computing were elaborated. The cognitive structure was observed while using by a group of users in different locations. The observed results reinforce the dynamics proposed in this research as a viable model for personalization of interactions with intelligent environments. - TeseSTIMA: sistema tutor inteligente multiagente para educação financeira de adultos no BrasilSouza, Rafael Marin Machado de (2021-08-09)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Dados da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) mostram uma evolução no público-alvo atingido desde seu lançamento em 2010. Este agora considera adultos, e mesmo que sendo somente mulheres beneficiárias do programa Bolsa-Família e aposentados dependentes de previdência social, já demonstra uma preocupação inicial em atingir públicos diferentes de alunos em idades escolares. Para isso o programa utiliza-se de Educação a Distância (EaD), disponibilizado em seu site treinamentos e ações in-loco com a semana ENEF. Porém, os dados de evolução da educação financeira no país conflitam quando comparados a dados de endividamento publicados pela Confederação Nacional do Comércio (CNF). Com isso, este trabalho busca utilizar uma abordagem ativa para educação financeira de forma a inferir sobre as finanças dos usuários, diretamente a partir dos dados de suas receitas e despesas, a fim de auxiliá-los de forma constante em suas escolhas de consumo. Isso envolve uma abordagem relacionada a Sistemas baseados em conhecimento e Técnicas de Mineração de Dados, de tal forma que, complementarmente às ações da ENEF, busca-se instituir uma ferramenta para a melhoria financeira continua. O modelo apresentado utiliza-se da orquestração entre m´múltiplos agentes de software para combinar redes Bayesianas determinísticas `a arquitetura de sistemas tutores inteligentes. Para isso, foi desenvolvida uma linguagem interpretada capaz de interligar n´os e indicadores configurados por especialistas `as respostas dadas aos pelos usuários para definir o perfil e um padrão de ensino. Um sistema foi construído para testar as funcionalidades comentadas e possibilitou a validação do funcionamento do modelo. A partir de testes unitários baseado em cargas aleatórias controladas a uma base de dados foi possível medir a performance e a acurácia do modelo. Para os testes integrados, um usuário foi acompanhado por um período de quatro meses a fim de testar as funcionalidades do sistema que se demonstrou capaz de alterar hábitos de consumo dos usuários a partir do segundo mês de utilização.