Engenharia de Materiais e Nanotecnologia - Dissertações - EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais e Nanotecnologia - Dissertações - EE Higienópolis por Orientador "Lima, Carlos Roberto Camello"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAvaliação das propriedades mecânicas e metalúrgicas de tubo de aço carbono com costura para aplicações industriaisSouza, Sebastião José de (2023-08-10)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
Tubos de aço são utilizados em diversas aplicações, como na indústria moveleira, construção civil, sucroalcooleira, autopeças, entre outras. Os tubos, dependendo de sua aplicação, devem atender às exigências para o uso, especialmente para suportar tensões mecânicas a que a estrutura será submetida. No processo de fabricação dos tubos, após a conformação, os tubos são soldados, em geral pelo processo por resistência elétrica (ERW), em que uma corrente elétrica necessária para o aquecimento é transmitida para o metal a ser soldado por meio de uma bobina de indução, que envolve o metal sem tocá-lo. Neste trabalho, foram avaliadas três diferentes condições de soldagem para a fabricação de tubos de aço a partir de chapa AMT TUB 235. Os resultados mostraram que a condição de maior potência e maior velocidade apresentou os melhores resultados nas propriedades mecânicas. - DissertaçãoEstudo sobre o ataque dos silicatos fundidos (CMAS) a revestimentos para barreira térmica (TBC) depositados por aspersão térmicaMartins, Roberto Fernando (2023-02-13)
Escola de Engenharia Mackenzie (EE)
A aspersão térmica é a tecnologia de deposição de materiais que mais cresceu nos últimos anos, sendo um processo que viabiliza a deposição de praticamente qualquer material que possa ser fundido, como cerâmicas, polímeros e metais. A finalidade de um revestimento aspergido termicamente é proporcionar melhores propriedades ao componente revestido, como resistência a elevadas temperaturas, desgaste, oxidação, ataques químicos, entre outros. Dentro desse cenário, os revestimentos para barreira térmica ou TBC proporcionaram uma revolução na indústria nas últimas décadas, pois permitem uma maior temperatura de operação dos equipamentos, melhorando, por exemplo, a eficiência das turbinas a gás. No entanto, um dos maiores desafios com relação ao aumento da vida útil dos sistemas TBC é o ataque dos silicatos fundidos, chamados de CMAS, que são partículas provenientes do ambiente que penetram na estrutura do TBC causando a delaminação do componente quando este é exposto a ciclos térmicos com altas temperaturas de operação. Neste trabalho amostras revestidas com TBC pelo processo de aspersão térmica receberam a deposição de CMAS e passaram por ciclos isotérmicos nas temperaturas de 1200 °C e 1250° C. Ainda, cada temperatura de teste foi realizada com diferentes tempos de exposição (1 hora e 5 horas). A Difratometria de Raios X foi utilizada para caracterizar o CMAS aplicado. A Análise Visual permitiu verificar que não houve molhabilidade do CMAS sobre a superfície das amostras em nenhuma das condições de teste. As amostras submetidas ao maior tempo de exposição demonstraram maior variação de volume devido à oxidação do substrato. Por fim, a Espectroscopia por Energia Dispersiva de Raios X foi utilizada com o intuito de examinar a possível penetração do CMAS nos poros do TBC. A infiltração dos silicatos fundidos ficou mais evidente na amostra tratada a 1200 °C pelo intervalo de tempo de 5 horas.