Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "D'Antino, Maria Eloísa Famá"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoPolítica paulistana de Educação Especial: análise dos estudantes com TEA matriculados nas classes regulares da Educação Infantil e do Ensino FundamentalSouza, Thiago Pereira (2022-08-30)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Esta pesquisa trata de um estudo descritivo, quantitativo e qualitativo, com o objetivo de mapear os dados do público-alvo da Educação Especial, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo; de analisar e discutir os dados dos estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e propor uma ferramenta para a qualificação das informações necessárias para o bom andamento da Política Paulista de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva. A fundamentação teórica aportada se refere à história, à legislação e às pesquisas sobre as políticas públicas na área da Educação Especial, no Brasil e na cidade de São Paulo, além de um estudo aprofundado sobre conceitos, definições e abordagens sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA). A coleta de informações deu-se pelos dados gerenciais que constam no código online (EOL), cedidos para pesquisadores e para a população em geral, por meio do portal de transparência de dados abertos. A partir do mapeamento, realizou-se a análise dos dados, que evidenciou a necessidade da construção de uma nova ferramenta, Business Intelligence (BI), para a gestão da política da Educação Especial, no Município de São Paulo. A ferramenta contribuiu para a consolidação de informações mais robustas sobre o atendimento educacional especializado, sobre a oferta dos serviços de apoio, sobre a acessibilidade necessária para cada estudante e sobre o mapeamento dos atendimentos individualizados, que o sistema EOL não oferece. Por meio dessa ferramenta, foi possível elencar proposições acerca da melhoria contínua da qualidade dos processos, que envolvem a Educação Especial, na cidade de São Paulo.