Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Boggio, Paulo Sérgio"
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- DissertaçãoAdmiração reverencial e sua ação humanizadora: estudo acerca da desumanização e corporificação das emoçõesEspinosa, Ruth Izabel Vasconcelos Lyra Romero (2019-08-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Through two experiments we investigated dehumanization and the role of positive emotions such as awe in humanization. Dehumanization consists in denying uniquely human (UH) or human nature (HN) characteristics to other individuals. In this sense, the non-attribution of secondary emotions to people outside the group is a way of dehumanizing them, as it brings them closer to animality. Another aspect that may indicate dehumanization is the embodiment of emotions, which we seek to evaluate in experiment 1. Such aspect is a phenomenon that occurs when evaluating where in the body each emotion is perceived and felt. Since the non-attribution of secondary emotions is a way of dehumanizing, it can be inferred that the embodiment of emotions occurs differently when one imagines that this emotion belongs to another person, a typically dehumanized group. In experiment 1, we evaluated 3 embodiment groups - 1) himself, 2) a similar one (student like him), and 3) homeless. They were instructed to respond to the task of Bodily Sensations Maps (BSMs) for eighteen emotions that could be basic (anger, fear, joy) and complex (awe, compassion, pride) considering their own emotions (group 1), peer emotions (group 2) or homeless people emotions (group 3). According to the initial hypotheses, no significant differences were found between the BSMs produced for their own emotions and for the homeless in relation to the basic emotions. However, significant differences were found in complex emotions. A greater degree of similarity was observed between maps produced by self-emotions and those of other students compared to maps produced for homeless people. In experiment 2 we evaluated the impact of positive emotion, awe, as it would have a humanizing role, indicated by the attribution of secondary emotions to homeless people. This emotion was translated to Portuguese in our study, maintaining its main characteristics of being an emotion with aspects of admiration and fear, being elicited before something great that defies understanding. In this study we focus in the positive aspect of this emotion, which promotes admiration, diminishing of the self, reevaluating beliefs and increasing pro-social behaviors. For this experiment, the same 3 embodiment groups produced the BSMs, after neutral emotional modulation, awe and joy. Awe intensified the perception of emotions for the three groups, but had a more intense role in group 3. Similarity analysis indicated results according to the hypothesis that the similarity of group 3 is lower with group 1. These findings made possible to observe implicit dehumanization phenomena that are less subject to deliberate choices, and to look at the possibility of modifying the perception of typically dehumanized groups. Importantly, BSMs have proven to be an interesting tool for addressing how others' emotions are perceived - DissertaçãoAs atitudes implícito/explícitas dos educadores diante de educandos com deficiência em sala de aula regularGaião, Célia Regina (2009-08-21)
Psicologia
Processo mental e experiência mental diferem entre si. O primeiro é a operação da mente, o segundo é a vida subjetiva que emerge dessa operação. Na avaliação social, as atitudes implícitas e explícitas expressam esta distinção, onde a natureza das respostas dadas podem ser controladas ou inconscientes, dependendo da intencionalidade ou do propósito de quem as direciona. Estudos prévios mostram uma discrepância entre o que é explicitado por meio de questionários e o que é verificado inconscientemente por meio de teste computadorizado com relação a questões relacionadas a crenças, etnia, gênero, entre outros (Greenwald et al. 1998 e 2002; Jost et al., 2004 e Nosek & Smyth, 2007). O presente estudo tem como objetivo investigar as atitudes inconscientes do professor que é um elemento fundamental na construção do conhecimento, frente a seu aluno com deficiência em sala de aula regular, por meio de um teste de associação implícita (TAI) sobre deficiência. Para isso, foi realizada uma adaptação no TAI desenvolvido por Nosek. Por meio desse teste, o autor demonstra a existência de divergências entre o que é verbalizado e o que está implícito (consciente versus inconsciente). O teste é baseado na ordenação de estímulos que representam quatro conceitos apresentados de forma congruente ou incongruente. Quarenta professores que têm em sua sala de aula crianças com deficiência responderam a um TAI. Este teste contem 4 categorias (bom, mau, com deficiência e sem deficiência) e a tarefa dos participantes é de julgar qual a categoria correspondente a uma foto ou uma palavra apresentadas no centro da tela; é composto de blocos de julgamento: 1-Bom-Mau; 2-Com Deficiência-Sem Deficiência; 3- pareamento Bome Sem Deficiência versus Mau e Com Deficiência; 4- pareamento Bom e Com Deficiência versus Mau e Sem Deficiência. Manova revelou efeito significativo para total de acertos e tempo de reação (p<0,0001 e 0,00001, respectivamente). Análise post hoc, com teste Fischer LSD, revelou efeito significativo para a situação de julgamento das fotos de deficiência no bloco Bom e Com Deficiência versus Mau e Sem Deficiência. Apesar de um posicionamento explícito de não-preconceito com relação às deficiências, o desempenho do professor foi prejudicado quando a tarefa introduzia um elemento de conflito Bom e Com Deficiência. Tal achado revela que, mesmo que de forma não-consciente, o olhar dos educadores diferencia de maneira preconceituosa pessoas com deficiência. - DissertaçãoBalanceamento inter-hemisférico do córtex pré-frontal e regulação emocional: um estudo neuromodulatório, comportamental e psicofisiológicoMarques, Lucas Murrins (2016-11-10)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Emotions can be understood as behavioral, physiological, and subjective individual’s alteration due to a given situation. Several times, an efficient regulation of these emotions can promote psychological and social survival. In this sense, recent publication demonstrate that the Prefrontal Cortex (PFC) present a relevant role in cognitive control, especially during emotion regulation strategies. At the same time, the Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS) has been shown to be an efficient technique neuromodulation in causal study between cortical structures and cognitive functions such as emotion regulation. Therefore, the aim of this study was to investigate the effect of inter-hemispheric balancing two regions of the PFC (Dorsolateral and Ventrolateral region) using different montages of tDCS on different strategies of emotional reapprasisal during the observation of negative images. The study purpose was to understand the specificity of the involvement of both structuresin healthy participants, with respect to the inter-hemispheric balance during emotion regulation, with respect to emotional experience, namely the behavioral aspect (valence and arousal judgement), and psychophysiological aspect (skin conductance response, and the cardiac interbeat interval). 180 undergraduate student (mean age 21,75±3,38) participated in this study, divided in two experiments (Dorsolateral PFC = n90; Ventrolateral PFC = n90). The result showed: i) the experimental task efficacy on the modulation of negative and positive affect; ii) cognitive reappraisal strategy efficacy on both emotional experience, behavioral (both experiments), and cardiac (only experiment 1); iii) Effect of anodal tDCS applied over left Ventrolateral PFC on increased valence evaluation of negative images, as well as on the decreased cardiac interbeat interval on earlier momentos of emotional processment. The findings suggest a main left Ventrolateral PFC role on selection and inhibition of negative content. Furthermore, the present study demonstrate for the very first time, modulation of cardiac recruitment due to: i) the cognitive reappraisal strategy used (experiment 1); and ii) the tDCS condition applied (experiment 2). Further studies are needed to confirm the hypotheses raised here. - DissertaçãoO efeito da gratidão na reavaliação cognitivaGiglio, Ana Carolina Alem (2017-02-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Some areas of psychology have attempted to understand positive emotions and their relation with cognition. Researches have shown that positive emotions may be related to the broadening of attentional focus and establishment of problem solving repertoire. One of the emotions that has drawn attention in researches, demonstrating cognitive consequences is gratitude, which may be associated with establishing social bonds, increasing well-being and satisfaction in the relationship. Despite the cognitive consequences of this emotion, it is still not clear whether gratitude can facilitate the efficient use of strategies for cognitive control of emotions, and the present paper sought to answer this question. In addition, since gratitude is an emotion with great social impact, this study sought to investigate whether i) sharing with others experiences of gratitude and ii) only writing about such experiences could have a distinct impact on the ability to increase or to decrease an emotion (up and down regulation) using cognitive reappraisal strategy. For this study, 73 participants were divided into three groups: group1 - wrote and shared experiences of gratitude; group2 - only wrote about experiences of gratitude; and group3 - shared experiences without emotional content. The three types of intervention lasted for four weeks. To evaluate the cognitive reappraisal ability, an emotional image trial was performed, in which participants had to use strategies to increase positive emotion, decrease negative emotion or to maintain their naturally elicited emotion. Behavioral measures (valence and intensity, positive / negative affects and gratitude) and physiological measures (skin conductance and heart rate) were performed. The main results showed that the two experimental groups obtained: i) an increase in the gratitude questionnaire score after the intervention; ii) a more efficient use of the cognitive reappraisal strategy in the valence scale. Such results may indicate that both sharing and the simple attention directing to specific situations of gratitude are able to favor the increase of general perception of gratitude of the individual towards his own life and to improve the efficiency of cognitive control strategies of positive and negative emotions. In addition, the group that shared experiences of gratitude increased their level of positive affects, while the group that only wrote about their experiences maintained it; and the control group decreased the level of positive affects. These findings may show gratitude as a background for the perception of other positive stimuli, but sharing has potentiated this effect. There was a decrease in heart rate during the maintenance of elicited emotion in the negative images by group2, referring to the down-regulation strategy, suggesting greater cognitive engagement during reappraisal. These results may indicate that the group that only reported experiences of gratitude may have needed greater cognitive demand to efficiently use the reappraisal strategy compared to group1. The analysis of the content of the reports showed that the words that appeared more on the semantic map of the experimental groups were words with relational content, unlike the control group, indicating that the social relation may be linked to gratitude as an inherent condition. - DissertaçãoEfeito da neuromodulação em ritmo mu durante observação e mentalização de movimentos biológicos e não-biológicosLapenta, Olivia Morgan (2012-08-17)
Psicologia
The Mental Simulation theory suggests activation of the motor network during imagery and execution of movements, similarly to the activation during observation and execution of actions, which is mediated by the Mirror Neuron System. This activation can be measured using eletroencefalography register of Mu rhythm suppression. It is propose that motor network activation and therefore increase of cortical excitability at primary motor cortex and Mu dessynchronization are due to premotor Miror-Neuron System inputs. Transcranial direct current stimulation is a neuromodulation technique that induce facilitation and inhibition of neural firing leading to enhance or decrease in cortical excitability, respectively. Thus, we propose to evaluate the polarity dependent effects of this technique in the Mu rhythm during biological and non-biological movements observation and imagery tasks. Therefore we applied anodal, cathodal and sham stimulation in 21 male subjects (mean age 23.8+3,06), over left primary motor cortex (2mA for 20min) and immediately after we registered the electroencephalography considering the electrodes C3, C4 and surrounding C3 and C4 and Cz. Analyses of C3 and C4 showed significant effects according to Movement (p=0.005), and also for the interactions between type of stimulation and hemisphere (p=0.04) and type of stimulation, movement and hemisphere (p=0.02). Surrounding electrodes analyses revealed significant effect for the interaction between stimulation type, task condition and movement type (p=0.03). Thus, the main findings of this study were i. Mu suppression for biological movement (in both imagery and observation) of the hand region in the contralateral hemisphere after sham stimulation, ii. reverse effect for the surrounding electrodes during imagery condition and iii. polarity-dependent neuromodulation of the Mu rhythm. The results are discussed considering focal ERD/ surrounding ERS according to the type of task. We concluded that there are contralateral focal Mu dessynchronization during observation and imagery of biological movements together with syncronizarion of the motor areas not involved in the task only for the imagery condition and that transcranial direct current stimulation has a significant effect under the entire electrode and according to the applied polarity. The use of transcranial direct current stimulation followed by observation and imagery tasks might be an interesting intervention strategy for disturbances involving motor ability impairment as well as deficits related to imitation and comprehension of other s actions. - DissertaçãoEfeito do estereótipo sobre respostas comportamentais e eletrofisiológicas em tarefa de decisão socialRêgo, Gabriel Gaudencio do (2014-08-11)
Psicologia
Games are useful tools to simulate social interactions of cooperation or competition and can be applied in conjunction with behavioral and electrophysiological techniques, such as Event Related Potentials (ERP) analysis. The Ultimatum Game (UG) is a well-studied game which can be used to investigate how individuals react to injustice. An initial value is divided between a proponent, who suggests a division rate of this value, and a respondent, who may accept or reject it. If the respondent accepts, both players gain the proposed value, and if he or she rejects, they gain nothing. The behavioral and electrophysiological results have demonstrated typical reactions in the game. The Medial Frontal Negativity (MFN), a component associated with the automatic processing of negative social feedback, and the P300, associated with attention and memory process, are two components commonly observed during UG. While the interaction between volunteers and proponents with typical development is well described, the interaction between volunteers and proponents with Down syndrome is still unknown. This research aimed to investigate differences in the behavioral data, MFN and P300 in participants playing the UG with a typical proposer and Down proposer. 32 subjects participated in the experiment. Scales of social desirability, moral identity, self-esteem and an implicit association test about Down syndrome were applied. The results showed similar behavioral patterns among proponents and previous data described in the literature. Regarding ERPs, the MFN was not detected and there was greater amplitude of P200 component for proposals of the Down. There was also greater amplitude of P300 for fair proposals of the typical proponent compared to the fair proposals of the Down, and of these two compared to unfair proposals of both. The amplitude of the P300 for proposals of typical was negatively correlated with self-esteem scores. Together, the results suggest that the presence of a player with Down syndrome might influence the perception and expectation of the participants about the game, and this effect could be extended to the interaction with the typical proponent. The absence of MFN suggests that participants do not perceived the unfair proposals as a social negative outcome and P300 suggests that the interaction with the typical proposer was more relevant to the participants. Moreover, this relevance was modulated due to personal characteristics of self-esteem. Further studies are suggested in this area to confirm the hypotheses suggested in the present research. - DissertaçãoEfeitos comportamentais e psicofisiológicos da meditação mindfulness no emprego de duas estratégias de regulação emocionalTeixeira, Camila Paulino Rodrigues Alves (2018-02-20)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Dentre as variadas estratégias de se modular os componentes da resposta emocional, a reavaliação cognitiva e a distração se destacam nas pesquisas atuais. Como indicam estudos recentes, a capacidade de regulação emocional é tipicamente aprimorada a partir da meditação Mindfulness, prática esta que costuma oferecer benefícios para o funcionamento cognitivo das pessoas e visa aperfeiçoar uma característica intrínseca a todo ser humano: a capacidade de voltar a atenção para o momento presente. Nesse sentido, este estudo buscou investigar o efeito do Mindfulness na reavaliação cognitiva e distração. Foram coletados 90 sujeitos saudáveis e sem experiência com meditação. Desses participantes, 30 foram submetidos a uma prática de Mindfulness com atenção plena na observação de pensamentos; 30 passaram pela Meditação nos Corações Gêmeos (MCG); e os 30 restantes não passarão por nenhuma das duas práticas (grupo controle). Após a prática, todos os participantes responderam a uma tarefa de observação de imagens de conteúdo afetivo, adotando as estratégias de regulação emocional e avaliando cada uma das imagens quanto sua valência e intensidade. Além dos dados comportamentais, foram registradas medidas psicofisiológicas dos participantes, através da eletrocardiografia (ECG). Os resultados demonstram maior eficácia da MCG em suprimir ou amplificar as emoções, quando analisadas as escalas de valência das imagens. Para as demais medidas (escalas de intensidade e ECG), não houve efeito de grupo, apenas das estratégias. Dessa forma, para diminuir a intensidade de uma imagem negativa, reavaliação cognitiva e distração mostraram-se igualmente eficientes, contudo, somente a reavaliação mostrou-se eficaz para aumentar uma excitação emocional, quando diante de imagens positivas. Em relação aos dados da ECG, não foi encontrada diminuição da aceleração cardíaca estatisticamente significativa em função das estratégias de regulação emocional, do contrário, distração foi a estratégia que recrutou maior aceleração cardíaca durante a tarefa experimental, independentemente da categoria da imagem. Os resultados indicam que a meditação do tipo contemplativa pode influenciar positivamente na capacidade de regulação emocional, mesmo quando efetuada por não-meditadores e uma única vez. Já em relação à meditação Mindfulness, foco deste estudo, não foi encontrado este mesmo efeito imediato, indicando uma maior probabilidade de que os benefícios desta meditação sejam percebidos a partir de uma prática contínua e de longo-prazo, como já visto na literatura. - DissertaçãoEfeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua em tarefas de percepção tátil manual - desempenho tátil entre indivíduos com visão preservada e deficientes visuaisDall´agnol, Patricia Aparecida (2011-08-12)
Psicologia
A integridade do sistema sensorial é importante para o desenvolvimento das habilidades humanas. Entretanto, com a perda de um ou mais sentidos, a capacidade do sistema nervoso em adaptar-se a nova condição é variável devido ao tipo e idade de perda e outros fatores envolvidos na aprendizagem de novas habilidades, como na plasticidade neural. Todavia, essa adaptação é possível uma vez que os sentidos remanescentes associados a mecanismos compensatórios suprem a retenção da informação do sentido perdido. Muitos estudos buscam a compreensão dos substratos neurais diante da perda sensorial. Dessa forma, este estudo teve por objetivo investigar a influência da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) aplicada no Córtex Somatossensorial Primário (CS1), de indivíduos com visão preservada e de deficientes visuais, durante os testes de discriminação de dois pontos e de discriminação de texturas. Os resultados mostraram que a ETCC anódica aplicada no CS1 produziu efeito benéfico no desempenho da discriminação de dois pontos e da discriminação de textura. Já a ETCC catódica teve efeito prejudicial no desempenho da discriminação de texturas em deficientes visuais congênitos e indivíduos com visão. Esses resultados são atribuídos à capacidade que a ETCC tem em neuromodular a excitabilidade cortical do córtex somatossensorial. Por fim, concluímos que a aplicação da ETCC anódica e catódica no CS1 têm efeitos significativos na percepção tátil em deficientes visuais congênitos e indivíduos com visão durante as tarefas realizadas no presente estudo. Nesse sentido, pesquisas subsequentes com essa ferramenta poderão auxiliar em tratamentos de distúrbios e de perdas sensoriais ou mesmo potencializar a aprendizagem de deficientes visuais na leitura Braille. - DissertaçãoEstratégias de modulação da percepção da dor social: toque humano físico e toque humano imaginárioRibeiro, Beatriz de Oliveira (2021-06-08)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Observar pessoas em situações como exclusão e rejeição pode induzir emoções no observador condizentes à chamada dor social. Visando investigar se a percepção da dor social é passível de modulação, optamos por estudar o papel do toque humano como uma possível estratégia, seja o toque físico ou imaginário. O toque humano foi escolhido como estratégia, pois diversos estudos vêm demonstrando a influência do toque na modulação emocional e a sua capacidade de comunicar distintas emoções. Este estudo foi dividido em dois experimentos e as voluntárias tiveram que avaliar imagens de crianças em situação de vulnerabilidade, classificadas como imagens de dor social, para as escalas de valência, intensidade e piedade. O primeiro experimento foi referente ao toque físico, ou seja, a voluntária recebeu o toque no dorso da mão pela experimentadora. Esse experimento ocorreu presencialmente, contou com a participação de 43 mulheres, cada participante foi uma única vez ao laboratório e realizou as três condições experimentais (presença com toque, presença sem toque e ausência de pessoa ao lado). Além dos dados comportamentais, mensuramos dados fisiológicos de eletromiografia facial (EMG) e eletrocardiografia (ECG). A presença com toque, ou seja, o ato de tocar foi capaz de modular as notas atribuídas para a escala de intensidade, tornando-as mais intensas, porém não modulou as notas atribuídas para a escala de valência, e tanto a presença com toque e a presença sem toque foram capazes de modular as notas atribuídas para a escala de piedade. Já em relação aos dados fisiológicos, apenas tivemos resultados significativos para os dados de ECG, olhando para interação toque e tempo, pois o toque, ao longo do tempo, foi capaz de aumentar os intervalos entre batidas. O segundo experimento referese ao toque imaginado. Este experimento ocorreu de maneira online e contou com a participação de 150 mulheres, sendo 30 para cada grupo experimental (presença com toque conhecido, presença com toque desconhecido, presença sem toque conhecido, presença sem toque desconhecido e ausência de instrução para imaginação), cada participante realizou apenas uma das cinco condições experimentais. Neste segundo experimento, as condições experimentais não foram capazes de modular a percepção da dor social para as escalas de valência, intensidade e piedade. O conjunto dos dois experimentos demonstrou a importância do toque físico nas relações sociais e a sua importância na modulação da percepção emocional, trazendo um olhar mais humanizado para a dor do outro quando observada. - DissertaçãoEstudo preliminar sobre o impacto da estimulação transcraniana por corrente contínua em tarefa de multiplicaçãoPicinini, Rita dos Santos de Carvalho (2009-01-27)
Psicologia
Diferentes habilidades matemáticas vêm sendo investigadas ao longo dos tempos e, com o avanço das técnicas de neuroimagem, como PET (Tomografia por emissão de Pósitrons) e fMRI (ressonância magnética funcional) componentes centrais no processamento aritmético vêm sendo identificados em córtex parietal e pré-frontal. Além do avanço das técnicas de neuroimagem, outras técnicas como de modulação cerebral não-invasiva também vêm sendo estudadas, como Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) no envolvimento das funções cognitivas com a área de cálculo. Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da ETCC anódica quando aplicada no Córtex Pré-Frontal Dorsolateral (CPFDLE), Córtex Parietal Direito (CPD), Córtex Parietal Esquerdo (CPE) no desempenho em operações de multiplicação. Quinze voluntários saudáveis, estudantes de psicologia, com faixa etária entre 18 e 30 anos, realizaram subtestes do WAIS III e a tarefa de multiplicação. Os resultados desse estudo mostraram que a ETCC anódica aplicada no CPD melhorou o desempenho dos homens em relação ao número de acertos. A influência da ETCC em participantes com pior desempenho em Aritmética se deu em tarefa simples de multiplicação, mas não complexa, ao passo que a influência da ETCC em participantes com melhor desempenho em Aritmética se deu em tarefa complexa de multiplicação, mas não em simples. Tais resultados sinalizam que os efeitos da estimulação em uma determinada função dependem dos valores de linha de base de cada participante As outras condições de estimulações, CPFDLE e CPE não resultaram em efeitos significativos. A ETCC pode produzir um efeito benéfico em tarefas de cálculo, dependendo da intensidade, polaridade, tempo e localização da estimulação, podendo resultar em aumento ou diminuição na excitabilidade do córtex. - DissertaçãoEstudo preliminar sobre potenciais cognitivos em tarefa de tomada de decisão socialCampanhã, Camila (2010-12-14)
Psicologia
Decisions engage careful consideration of the risks and benefits involved in a particular choice. As we live in society, these choices are not only related to our personal interests. Therefore, social interaction has an important role, because the other is part of the context in which we evaluate decisions. Previous studies show the importance of trust and empathy in decision-making processes. In fact, Boudreau, McCubbins and Coulson (2009) showed that trust in another person interferes with behavioral response and also in event related potentials recorded during the test. However, as in other studies, trust was studied by the instruction given to participants that they will base their choices by reports made by another human being - unknown person. The use of an unknown person limits the interpretation of the role of trust involved in decision making processes. Thus this study aims to investigate the decision making processes in a task in which the participant brought to the lab a person (a trusted friend) that act as reporter. In addition, there are few studies investigating event-related potentials in tasks of social decision. Therefore, this study aim to understand the role of trust in decision-making by analysis of behavioral performance in an adapted version of the Ultimatum Game task and also investigate the event related potentials collected simultaneously. Among the main findings, we found a change in the perception of fairness (in fact there was no difference) and, consequently, a change in decision-making with more acceptance of proposals on the condition of interaction with the trusted person than other proposers. Moreover, the P3, FN and LPC potential were modulated by the impact of trust, and by moral internalization, and differed between genders. This study may increase knowledge about the neurobiological bases of behavior and decision making processes involving social interaction, trust and empathy. - DissertaçãoFerramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem: eficácia da utilização de kit educacional no primeiro ano do ensino médio na disciplina de químicaAlmeida, José Ricardo Lemes de (2011-02-07)
Psicologia
Uma das dificuldades encontradas no ensino da Química é o estabelecimento de relações entre representações do nível microscópico e as do macroscópico na exploração de um conceito. Estudos anteriores mostraram que a utilização de ferramentas de visualização computacional ou física resulta em aprendizado mais efetivo de conceitos. Acredita-se que parte do efeito positivo deva estar relacionada a um treinamento de habilidades visoespaciais. Para verificar essa hipótese, um grupo de 56 alunos pareados por gênero foi dividido aleatoriamente em dois grupos. Um dos grupos recebeu intervenção educacional com o kit de montagem física de um tetraedro; o outro recebeu uma lista de exercícios de geometria molecular. Para a avaliação dos efeitos das intervenções propostas, após essas intervenções os alunos realizaram testes de rotação mental de figuras tridimensionais. Em um deles, os estímulos eram figuras de moléculas e, no outro, eram objetos sólidos tridimensionais; as figuras apareciam rotacionadas em uma tela de computador. A tarefa era dizer o nome das moléculas e, no caso dos objetos, compará-los com outros objetos não rotacionados. Os testes foram realizados em equipamento de registro dos movimentos oculares (Tobii® 1750). Foram analisados o tempo de resposta, o número de acertos e erros, e as estratégias visuais de rastreio dos estímulos. Os resultados sinalizaram que o uso do kit foi efetivo para melhor visualização de moléculas, o que o caracterizou como importante ferramenta no ensino-aprendizagem de Química. Além disso, o efeito do kit em testes de figuras tridimensionais apontou para o impacto positivo que esta estratégia teve nas habilidades visoespaciais de forma geral. - DissertaçãoGender diferences in moral judgment of gender violence: a study about intentionality, consequence and social distanceMorello, Letícia Yumi Nakao (2023-04-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A violência de género é um problema de saúde pública de tamanha relevância que faz parte dos principais objetivos para o desenvolvimento sustentável propostos pelas Nações Unidas. O objetivo do presente estudo foi investigar alguns fatores que podem agravar ou amenizar julgamento moral das pessoas sobre situações de agressão de um homem contra uma mulher e de um homem contra uma mulher. Esses fatores são gênero do juiz, intencionalidade e o resultado da agressão e do distanciamento social entre o juiz e o agressor. A identidade moral e o sexismo ambivalente são avaliados como covariáveis. Os resultados indicam que o sexo da pessoa que faz o julgamento não parece ser um fator significativo na previsão de punição ou julgamento moral, mas prevê reação dessas pessoas à agressão. O sexo do agressor e da vítima foi impacto consistente na atribuição de punição e julgamento moral: as mulheres são julgadas tolerantemente em quase todos os contextos; essas descobertas são discutidas em termos de moral agência. A intenção por trás de uma agressão é mais significativa na determinação da moral julgamentos sobre isso, enquanto o resultado da agressão é mais importante na atribuição punição. Ações intencionais, que resultem em morte ou cometidas por indivíduos desconhecidos são julgados com mais severidade do que aqueles que são acidentais, resultam em lesões, ou são cometidas por amigos, respectivamente. A Escala de Sexismo Ambivalente fez não prevê em punição ou julgamento moral nesses estudos, possivelmente porque a escala está mais adaptada à violência cometida entre parceiros. Identidade Moral, em por outro lado, foi considerado um preditor de punição. Direção desta influência na maioria dos estudos sugere que penas mais severas estão relacionadas ao desejo de parecer moralmente virtuoso. - DissertaçãoInfluência da cor de pele da apresentador sobre viés racial implícito e explícito do participante de pesquisaRamos, Carolina Gudin de Souza (2023-08-16)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A falta de representatividade de pessoas pretas em ambientes como universidades, cargos de liderança e espaços políticos é uma manifestação da discriminação por cor de pele, refletindo condições desiguais de qualidade de vida. O objetivo principal deste estudo é investigar se o contato social com pessoas de pele branca ou preta, por meio da apresentação da tarefa experimental, é suficiente para promover alterações nas atitudes explícitas e implícitas dos participantes. Como objetivo secundário, o estudo busca verificar se existem diferenças nas respostas entre participantes de diferentes grupos raciais, ou seja, pessoas pretas e brancas. A cor de pele da apresentadora da tarefa experimental não teve efeito nas respostas explícitas e implícitas. No entanto, observa-se que pessoas pretas e brancas possuem atitudes explícitas e implícitas distintas. Em geral, as respostas explícitas tendem a ser mais favoráveis às pessoas do grupo racial preto, especialmente entre os participantes desse grupo. Já as respostas implícitas tendem a ser mais favoráveis às pessoas brancas, sendo que pessoas de pele preta demonstram menor favoritismo em relação a pessoas de pele branca. - DissertaçãoInfluência da estimulação transcraniana por corrente contínua na aprendizagem motora de indivíduos saudáveisMartinez, Rodrigo Quadros Altieri (2012-08-21)
Psicologia
A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) é uma ferramenta de modulação cortical não-invasiva, indolor de fácil aplicação. Seus efeitos estão atraindo enorme interesse como uma ferramenta terapêutica para reabilitação motora, devido seu potencial de modular a excitabilidade local e conduzir a melhora da função motora e desempenho de uma tarefa. Aprendizagem Motora pode ser definida como a capacidade de realizar uma tarefa motora proporcionando uma melhora relativamente permanente no desempenho da mesma. O objetivo do trabalho foi investigar os efeitos da ETCC em M1 no processo de aprendizagem motora em adultos saudáveis do sexo feminino. Para isso 21 sujeitos realizaram dois tipos de tarefas motoras, TJTHF e Teste do Labirinto e ETCC em córtex motor primário. Os resultados indicaram haver uma melhora significativa do desempenho motor após estimulação anódica do córtex motor primário para o TJTHF (p<0,000001) e a ETCC catódica no córtex motor primário demonstrou dificultar o desempenho (p=0,006). Para o Teste do Labirinto não foi verificado efeito significativo da ETCC para os períodos de aquisição, transferência, retenção e retenção visual. Ao final nossos resultados mostram que ETCC anódica e catódica em córtex motor primário influencia o desempenho motor, confirmando a idéia da ETCC em cortéx motor associada à melhora da função motora. - DissertaçãoInvestigaçăo sobre o impacto da estimulaçăo transcraniana por corrente contínua em tarefa de resoluçăo temporal por meio da prova RGDT - Random Gap Detection TestLadeira, Andrea (2009-01-22)
Psicologia
Os transtornos do Processamento Auditivo Central são caracterizados pela deficiência de um ou mais processos e mecanismos da audição ou são deficiências originadas de disfunções maiores. Considerando que novas abordagens terapêuticas e/ou diagnósticas devem ser investigadas, estudos recentes têm demonstrado que ferramentas de estimulação cerebral não invasivas são eficazes em modular a atividade cerebral de forma indolor e segura. Uma dessas técnicas é a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC). Estudos realizados com ETCC têm demonstrado que esta técnica modula a excitabilidade cortical de áreas motoras e visuais e, além disso, é capaz de interferir no desempenho de tarefas que envolvam funções cognitivas como memória operacional e tomada de decisão quando aplicada em córtex pré-frontal. Este estudo teve como objetivo investigar os possíveis efeitos da ETCC em área cortical auditiva primária, em avaliação de tarefas de resolução temporal auditiva, utilizando o teste Random Gap Detection Test (RGDT). 11(onze) voluntários saudáveis receberam em dias alternados ETCC bilateral anódica, catódica ou placebo (i=2mA) e realizaram o teste RGDT antes e durante a estimulação. Observou-se um efeito significativo para as freqüências de 4000Hz, Médias de Freqüências e Clicks, com aumento na capacidade de discriminação temporal em condição de estimulação anódica e redução em estimulação catódica. Este é o primeiro estudo mostrando que a ETCC de baixa intensidade é capaz de modular a atividade do córtex auditivo primário resultando em impacto positivo ou negativo no desempenho em tarefa de resolução temporal em função da polaridade aplicada (ânodo ou cátodo, respectivamente). O impacto desses resultados reside na demonstração de que a ETCC é uma importante ferramenta de investigação em neurociência cognitiva, mas que também pode ter desdobramentos como ferramenta de intervenção. Novos estudos serão necessários para investigar o impacto da ETCC em pacientes com alterações de processamento auditivo central. - DissertaçãoModulação da atenção visuoespacial com estimulação transcraniana por corrente contínua em córtex parietalHara, Ana Clara Portela (2013-08-06)
Psicologia
A atenção visual humana e os processos cognitivos nela envolvidos ainda despertam interesse em investigações e apresentam lacunas. Realizar uma tarefa de leitura ou procurar uma vaga no estacionamentosão ações comuns do nosso dia-a-dia que exigem o recrutamento do nosso sistema atencional visual. O presente trabalhoteve como objetivo investigar a influência da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua em Córtex Parietal Posterior (CPP) no desempenho de tarefas de atenção visuoespacial, tais como Bissecção de Linhas e Busca Visual, em jovens saudáveis; a fim de analisar diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de estimulação (anódica, catódica e placebo), bem como o fenômeno pseudonegligência. Participaram do estudo 21 adultos jovens, sendo 90,47% do sexo feminino; 95,23% com ensino superior incompleto; destros e com idade média de 22,66 ±3,04 (média±desvio-padrão). Os resultados mostraram que na Tarefa de Bissecção de Linhas os participantes foram mais rápidos na segunda avaliação em comparação com a linha de base. Além disso, os voluntários foram mais rápidos quando diante das linhas Maiores à Esquerda. Outro achado importante do estudo foi o maior tempo de fixação visual em hemicampo esquerdo quando diante de linhas maiores à esquerda. Quanto aos resultados encontrados na Tarefa de Busca Visual, os participantes apresentaram maior número de acertos quando os alvos apareceram em hemicampo esquerdo. Além disso, independentemente da localização do alvo, seja em hemicampo esquerdo ou hemicampo direito, o tempo de fixação foi maior à esquerda. Outro achado significativo foi o aumento no tempo de fixação em hemicampo direito após estimulação catódica na tarefa Busca Visual em comparação com a linha de base. Tais achados apontam para o fenômeno pseudonegligência, assim como a inibição do CPP direito por meio da ETCC pode ter induzido a diminuição de tal fenômeno. O presente estudo trouxe importantes contribuições no entendimento da pseudonegligência, assim como demonstrou ser uma importante ferramenta de investigação sobre o fenômeno e com possibilidades futuras de intervenção. - DissertaçãoModulação de julgamentos morais e da satisfação com a vida após treinamento de meditação na compaixãoCardille, Maurício (2019-02-21)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Moral judgments and compassion are objects of constant research, at various times, in the most diverse and wide areas of knowledge. Based on the existence of different moral matrices, which diverge in the emphasis of some moral foundations (justice, care, fidelity, respect, purity and liberty), there are many conflicts between people and groups because of these distinctions. Some factors capable of interfering in moral judgments vary from physiological, cognitive, social elements to emotional states. Compassion is one of the emotions with the greatest potential promoter of cooperation in prosocial attitudes. It occurs in situations where suffering, physical or emotional, concentrates attention and leads to an assessment of the possibilities of mitigating or eliminating pain; expressing a response in order to minimize or extinguish such suffering. Several recent researches has shown that the capacity for compassion can be developed through meditative practices. Such practices have the potential to generate benefits in wellbeing, health and even neuronal plasticity. In addition, compassion has intrinsically presents a property of judgment about the responsibility of the vulnerable individual over their own suffering and their practice has demonstrated activation of brain regions correlated with those activated in the tasks of moral judgment. Therefore, we evaluated the effects of cognitive-based compassion training (CBCT) for eight weeks on compassion, modulation of moral judgments, and satisfaction with life. This study included healthy adults (n = 62), aged between 18 and 35 years. The experimental group presented a significant difference with increased indices of compassion, satisfaction with life and the moral foundation of loyalty. There was also a significant difference demonstrating greater tolerance for dictatorial or abusive behavior on freedom of opinion or decision making. These results are similar those of other studies that evaluate the effect of these trainings on well-being and compassionate capacity and inspire further research on their impact on moral judgments. - DissertaçãoPapel do córtex pré-frontal medial na compreensão da linguagem figurada: experimento com eletroencefalografia e estimulação cerebral não-invasivaBaptista, Nathalia Ishikawa (2014-08-05)
Psicologia
A ironia verbal é uma forma figurada de comunicação entre seres humanos, para compreendê-la é fundamental a habilidade de inferir e predizer a intenção daquele que emite a ironia a chamada Teoria da Mente. Atualmente as pesquisas com técnicas de correlação espacial evidenciaram a ativação do Córtex Pré-frontal Medial (CPFM) na compreensão de ironia. Sendo assim, a presente dissertação teve como objetivo investigar o papel dessa estrutura na compreensão da ironia. Para isso, foi utilizada a técnica de Estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), ou seja, a indução de corrente elétrica de baixa intensidade sobre estruturas corticais específicas. Os efeitos dessa estimulação dependem da polaridade da corrente, e desta forma, é possível verificar como a modulação da área-alvo interfere no desempenho em uma tarefa cognitiva. Sendo assim, foram recrutados 60 participantes de pesquisa, que deveriam ser destros e estarem de acordo com os critérios de inclusão. Eles foram alocados em um dos três grupos de estimulação (anódica, catódica ou placebo), e receberam a ETCC por vinte minutos em CPFM. Após esta fase, os participantes realizaram um teste de compreensão de ironia verbal, com 204 histórias apresentadas visualmente. Esta fase foi realizada durante o registro eletroencefalográfico (EEG) dos participantes. Desta forma, os efeitos da ETCC em CPFM foram verificados: i. no desempenho comportamental no teste (mensurado pelo total de acertos e média de tempo de reação/resposta); ii. assim como na atividade cerebral subjacente a tarefa (mensurada pelos Potenciais evocados relacionados a evento ERP N400 e P600). Os resultados indicam o envolvimento do CPFM na integração semântica de aspectos afetivos da linguagem figurada. O aumento da excitabilidade cortical desta área (estimulação anódica) resultou em uma menor demanda cognitiva para integrar estes aspectos, além disso, diminuiu o tempo de resposta para as incongruências semânticas. Desta forma, entende-se que a compreensão da ironia depende da integração de informações: cognitivas e afetivas. E para que haja a verdadeira apreciação de seu significado é necessário o desenvolvimento de habilidades linguísticas e de Teoria da Mente. - DissertaçãoParâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares: visão da equipe escolar do Ensino Fundamental I do município de BarueriGregoris, Márcia Regina (2009-08-11)
Psicologia
Com a finalidade de discutir as políticas públicas destinadas a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, foi necessário analisar o currículo nacional definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e conhecer a compreensão que a equipe escolar tem deste referencial. Assim, o presente estudo teve como objetivo conhecer a visão da equipe escolar do município de Barueri quanto aos PCN para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, mais especificamente para os alunos com síndrome de Down. Com esta finalidade, aplicou-se um questionário a 43 diretores, coordenadores e professores de 14 escolas que tem matriculado alunos com síndrome de Down em sala regular. Pôde-se observar, considerando grau de compreensão da equipe escolar sobre os PCNs, nível de informação da equipe escolar sobre os PCNs adaptações curriculares, posicionamento da equipe escolar em relação aos PCNs adaptações curriculares e contribuições dos PCNs adaptações curriculares para a prática pedagógica, que a contribuição do documento ocorre na medida em que indica estratégias de ação, respeita os limites do aluno e não representa um empobrecimento das expectativas educacionais, segundo a visão da equipe escolar. Entretanto, o conhecimento da equipe acerca dos PCNs Adaptações Curriculares é insuficiente para garantir o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular. Uma possibilidade de melhoria da qualidade de ensino passa pela iniciativa de proporcionar formação e orientação aos profissionais da educação, na perspectiva da construção da educação para todos.