Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis
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Navegando Distúrbios do Desenvolvimento - Dissertações - CCBS Higienópolis por Orientador "Becker, Natalia"
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- DissertaçãoImpactos da pandemia de Covid-19 em indicadores de saúde mental e física de crianças e adolescentes brasileiros com Transtorno do Espectro do AutismoSilva, Rafael Menezes da (2023-08-24)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Com o início da Pandemia de COVID-19, medidas de isolamento social para conter a transmissão do vírus foram adotadas globalmente trazendo mudanças significativas na rotina das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Estima-se que no Brasil mais de 115 mil crianças pré-escolares apresentem esta condição, que já tem uma prevalência global de 1% da população. O acesso precoce ao diagnóstico e tratamento é crucial para minimizar os déficits nas habilidades da criança com autismo e com a interrupção dos serviços de educação e de saúde houve aumento de sintomas psiquiátricos, irritabilidade, ansiedade, agressividade, estresse, alteração do sono e piora dos problemas de comportamento. O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos em indicadores de saúde física e mental de crianças e adolescentes com TEA no Brasil, percebidos por seus cuidadores durante os meses de novembro e dezembro de 2020. Foi realizado um estudo transversal, correlacional com uma amostra de conveniência de 141 pais/cuidadores de todas as regiões do Brasil com dados obtidos pela Red Espectro Autista Latinoamérica (REAL). A coleta dos dados foi realizada de forma virtual, no período de novembro a dezembro de 2020, através de questionário contendo 48 perguntas de caráter sociodemográfico, características do isolamento e características comportamentais das crianças e adolescentes. A maioria das crianças e adolescentes com TEA era sexo masculino 85,1%, frequentava a escola antes da pandemia (90,8%) e todos recebiam tratamento prévio. Verificou-se piora na atenção (64,5%), aumento do consumo alimentar (61%), aumento da irritabilidade (75,9%) e aumento de sintomas de ansiedade (71,7%). Uma menor adesão e menor intensidade do isolamento foi relacionado a piora na agressividade (p<0,01) e observou-se uma relação negativa entre o espaço residencial e a quantidade de ingestão alimentar e comportamento de andar pela casa sem nenhum propósito. Assim o estudo concluiu que a Pandemia de COVID-19 trouxe impactos negativos na saúde mental e física de crianças e adolescentes com TEA no Brasil, resultando em aumento de sintomas como irritabilidade, agressividade, ansiedade e depressão. As características sociodemográficas e o apoio dos cuidadores foram fatores importantes neste cenário. - DissertaçãoPercepção dos pais sobre os impactos da pandemia na qualidade assistencial de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e indicadores de saúde mentalCurdoglo, Ana Carolina da Cruz (2023-08-17)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
O período pandêmico intensificou desafios relacionados à atenção em saúde mental das crianças e adolescentes com deficiência intelectual (DI). O presente estudo objetivou descrever as percepções dos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com DI durante e pós-pandemia em relação a qualidade dos serviços e atendimentos em saúde mental públicos e privados, caracterizar os indicadores clínicos e comportamentais apresentados pelas crianças ou adolescentes durante e pós-pandemia de COVID-19, bem como comparar os indicadores clínicos e de comportamentos apresentados durante a pandemia entre aqueles que tiveram e não tiveram acesso a serviços assistenciais de saúde mental. Foi realizado um estudo transversal exploratório com amostra não-probabilística de conveniência. Participaram 65 pais ou responsáveis, com filhos com idades entre 4 e 18 anos que apresentassem diagnóstico de DI e que realizaram ou realizam atendimentos em serviços de saúde mental durante e/ou pós pandemia. A coleta de dados foi híbrida (on-line e presencial durante fevereiro a maio 2023) e a amostra da região Sudeste do Brasil. Para responder aos objetivos do estudo foram utilizados: 1) Questionário para pais ou responsáveis elaborados pelas pesquisadoras; 2) SDQ – Strengths and Difficulties Questionnaire e; 3) ESQ – Experience of Service Questionaire. As análises descritivas foram realizadas utilizando medidas de tendência central, de acordo com o tipo de variável para verificar os objetivos específicos 1) e 2) e para responder ao objetivo 3) análises inferenciais de comparação de médias utilizando o teste T Student ou Test Mann-Whitney conforme a distribuição de dados. Os resultados obtidos apontaram que 1) a maioria dos respondentes da pesquisa referiram satisfação, respondidos em escala Likert do ESQ em relação a qualidade da experiência com serviços voltados para a saúde mental infantil; 2) maior pontuação nas subescalas do SDQ em comportamentos pró-social, seguidos de problemas de relacionamento com colegas e hiperatividade e; 3) maior valor na escala de hiperatividade do SDQ entre as criança ou adolescentes que realizaram atendimento em saúde mental durante a pandemia em relação àquelas que não realizaram. As principais conclusões do estudo foram relevantes tendo em vista as poucas pesquisas realizadas em saúde mental para essa população durante a pandemia, utilizando como instrumento o SDQ, bem como a sensibilização da importância de se obter o feedback dos usurários dos serviços prestados em saúde mental para contribuir com novas ações de políticas públicas para a saúde mental de crianças ou adolescentes com DI na região Sudeste do Brasil.