Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) por Orientador "Lima, Leandro Antonio de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- MonografiaAnálise do culto religioso: a forma aceitável à luz da antiga e nova aliançaVentura, Eduardo Fernando Montarroyos (2023-02-08)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise do tema presente no capítulo sobre o culto religioso da Confissão de Fé de Westminster. O artigo faz análise da forma aceitável da adoração de culto à luz das Escrituras, bem como se propõe a identificar os elementos de culto e seu uso no contexto da Antiga e Nova Aliança. - MonografiaFundamentalismo cristão e liberalismo teológico: uma análise histórica e teológicaLeite, Fúlvio Anderson Pereira (2023-01-24)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Está pesquisa tem como tema ‘O Fundamentalismos Cristão e Liberalismo Teológico através de uma análise histórica e teológica’ do embate ocorrido entre teólogos liberais e fundamentalistas, no início do século XX. E como argumentação adjacente, porém, necessária para a compreensão do tema, trata sobre a inerrância, a inspiração divina das Escrituras Sagradas e outras doutrinas consideradas fundamentais para o cristianismo ortodoxo. Os objetivos são: a análise da tensão existente entre os dois movimentos e a reação fundamentalista em face aos ataques dos liberais, além disso, propõe novos métodos de interpretação bíblica. Para alcançar os alvos propostos, utilizou-se, como fundamento metodológico, a técnica da pesquisa bibliográfica. Nomes importantes tais como: Friedrich Schleiermacher, considerado pai liberalismo teológico do século XIX, e John Grasham Machen e Carl McIntire, como pensadores que se destacam no movimento Fundamentalista, fazem parte da bibliografia utilizada, dentre outros. O texto final está dividido em três capítulos: no primeiro, demonstrou-se o surgimento e a influência do Racionalismo, do Iluminismo e do Romantismo na gênese do Liberalismo Teológico do século XIX; no segundo, apresentou-se a origem e o impacto do Liberalismo na fé ortodoxa; no terceiro, expôs-se como o movimento fundamentalista reagiu às novas ideias da Teologia Liberal. - MonografiaAs implicações missionárias da expulsão de Satanás do céu após a ascensão e entronizar de Cristo segundo o apocalipse de JoãoSilva, Jhones Fernando Augusto da (2023-01-04)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O livro de Apocalipse de João descreve de forma simbólica, em suas visões, o entronizar de Cristo no céu após sua ascensão e as consequências de sua coroação, como a expulsão de Satanás do céu (ou seu aprisionamento) para não mais enganar as nações, iniciando assim a era do evangelho e da igreja onde o testemunho de Cristo é pregado em todas as nações. A legitimidade e autoridade para a proclamação do evangelho à todas as nações, conquistada por Cristo na cruz está, portanto, diretamente relacionada com sua ascensão, entronização e consequentemente a expulsão de Satanás do céu, conforme o livro do Apocalipse. O presente trabalho busca compreender, desta forma, as implicações missionárias da expulsão de Satanás do céu após a ascensão e entronizar de Cristo em Apocalipse, analisando exegeticamente três passagens do livro, a saber: Apocalipse 12, Apocalipse 20.1-3 e Apocalipse 5 e 6, correlacionando-as com outras passagens das Escrituras Sagradas. - MonografiaO Reino Milenar e o cumprimento das profecias do Antigo TestamentoMachado, Ronaldo Lourenço (2023-01-09)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente tema envolve grande discussão no meio evangélico. O problema gira em torno da interpretação do Reino Milenar descrito em Ap. 20.1-6 e seus desdobramentos, especialmente quanto ao cumprimento de profecias do Antigo Testamento. Entre as diversas respostas que são oferecidas à questão, serão abordadas neste trabalho mais diretamente o pré-milenismo dispensacionalista e o amilenismo. Após análise das duas posições, o autor propõe como correta a visão amilenista, demonstrando a inexistência de evidências bíblicas para considerar o Milênio como um período de literalmente mil anos, muito de menos de considerar o reino milenar um período reservado ao cumprimento de profecias do Antigo Testamento relacionadas exclusivamente à restauração de Israel. Entre as profecias do Antigo Testamento cumpridas durante o Milênio estão as vinculadas à ressurreição de Cristo. - MonografiaA testemunha de Cristo que impactou o mundo: uma abordagem baseada na vida, pregação, e morte de Estevão, em Atos de 6 a 8Pinheiro, Bobilim Viana (2023-02-15)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
A presente monografia tem como foco principal, apresentar a figura do personagem bíblico Estevão, como uma verdadeira testemunha de Jesus Cristo, que impactou o mundo de sua época através de sua vida, pregação e morte, conforme o relato do livro de Atos dos Apóstolos de 6 a 8. E para alcançar o objetivo proposto, o trabalho será apresentado em cinco tópicos: 1) Revisão de literatura, onde se apresenta alguns posicionamentos de autores, que mostram Estevão como servo de Cristo; 2) Estevão: uma Testemunha de Cristo, onde se estuda o termo “testemunha”; e pelas evidências do contexto, se confirma esta verdade; 3) O testemunho de Cristo, pela pregação de Estevão perante o Sinédrio, onde se apresenta e se refuta algumas críticas ao sermão; e se observa de forma sucinta a estrutura da argumentação do sermão de Estevão; 4) Resultados do Testemunho fiel, e da pregação de Estevão, onde se mostra alguns resultados: sua morte; perseguição sobre a igreja, a evangelização do mundo; e a influência sobre a vida de Saulo; 5) Conclusão, onde se apresenta os resultados e algumas aplicações deste trabalho. Buscando oferecer aos leitores, alguma contribuição de conhecimento, crescimento, e encorajamento, para se viver, pregar, e morrer por Cristo. Conforme o exemplo de Estevão em Atos dos Apóstolos.