Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Cardoso, Marcelo Jose Ranieri"
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- MonografiaAviação civil: o processo de deterioração econômico-financeira do setor no Brasil ocasionado pela pandemia de Covid-19 e suas perspectivas de recuperaçãoAlmeida, João Pereira Lopes de Toledo Piza e (2023-12-12)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O objetivo desse trabalho é analisar a situação econômica do setor e principais players no período antecedente à pandemia para assim evidenciar os impactos causados por ela, apontando perspectivas futuras para o segmento. O estudo descobriu que o impacto e a recuperação da COVID-19 não foram uniformes em todo o mundo. Em alguns destinos, como no Brasil, a recuperação foi lenta devido a vários fatores entre medidas de controle diferenciadas destinadas a conter a propagação da pandemia de COVID-19, além da ausência de suporte governamental como observado em outras geografias no período. A indústria da aviação também enfrentou outros desafios em sua recuperação, incluindo fatores políticos e económicos globais, como o aumento das taxas de juros, a inflação, o aumento do custo dos combustíveis, os desafios laborais e a guerra Rússia-Ucrânia, entre outros fatores. Tendo em conta as lições aprendidas com a pandemia, é necessário lidar com o aumento das reservas financeiras para permitir que o setor responda a futuras catástrofes e a novas dificuldades. A indústria da aviação precisa desenvolver novas e melhores redes de segurança para melhorar a resiliência frente ameaças existenciais, como pandemias e outras catástrofes naturais. - TCCDesafios da transição energética na mobilidade urbana no BrasilMazuco, Paulo Ricardo da Veiga (2022-12-07)
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)
O mundo já está vivendo a transição energética em diversos setores da economia, desde indústria buscando ser mais sustentável ao investir em fontes de energias renováveis próprias, até domicílios que já fazem investimentos em placas solares para poupar energia vinda da rua. Com o setor automotivo não é diferente. A redução da pegada de carbono está estritamente ligada a distribuição de mercadorias e mobilidade urbana, afetando diretamente a mudança climática e problemas locais de grandes cidades. Muitos países já impõem medidas para restringir os motores tradicionais com alta emissão de carbono e incentivar a venda e produção dos veículos zero emissões. Porém, não é simples essa revolução na mobilidade. Para os países desenvolvidos torna-se algo mais fácil, sem grandes problemas socioeconômicos como entrave na adoção de políticas públicas, mas quando observados os países mais pobres, a facilidade no acesso a nova tecnologia é prejudicada. Esse é o caso do Brasil, sendo um dos países mais avançados em biocombustíveis, tendo a Petrobras como sua principal estatal no ramo do petróleo, possuindo diversos problemas estruturais, essa discussão acaba sendo deixada de lado. Para suportar a mudança inerente a transição energética, o país precisa ter uma estrutura de geração e distribuição apropriada para conseguir suprir o incremento na demanda por energia elétrica. Toda uma rede de recarga nas estradas e cidades também é necessária para dar segurança ao consumidor no momento de adquirir um novo veículo. Apenas incentivos fiscais não é suficiente para incrementar as vendas e dar como resolvido o problema de emissão vinda da mobilidade. Desigualdade social é outro problema pois limita o acesso a boa parte da população, principalmente tratando-se de uma nova tecnologia com alto custo. Portanto, a discussão será justamente entender os problemas, dificuldades e visualizar a atual situação do mercado automotivo brasileiro e de outros países ao redor do mundo, comparando e buscando relações entre as diferentes variáveis analisadas. Além de buscar entender o impacto no setor petrolífero e analisar quando começará a ser afetado pela transição energética.