Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Assis, Silvana Maria Blascovi de"
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- TCCA influência da prática de atividades físicas em jovens universitários com quadro de depressão: revisão integrativaMatoba, Paolla Satiko do Carmo (2023-06-14)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
A depressão é um distúrbio afetivo caracterizado por alterações químicas no cérebro, manifestando-se por meio de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. A pandemia de COVID 19 e o distanciamento social impactaram significativamente a saúde mental e o bem-estar dos jovens acadêmicos, aumentando o estresse e o risco potencial para o aparecimento de transtornos mentais. A prática de atividade física tem sido associada a melhores resultados na saúde mental, diante disso, este estudo tem como objetivo apresentar e discutir a literatura existente sobre a influência da atividade física na depressão em jovens universitários, no período da influência de pandemia do COVID-19. Foi realizada uma revisão integrativa, com artigos selecionados nas bases de dado Pubmed e Scielo, utilizando os descritores “COVID 19/Depression/Young University Students/Physical Activity” e “COVID 19/Depression/Physical Activity”. Foram encontrados 80 artigos que submetidos aos critérios de exclusão resultaram em 15 artigos para análise e discussão. A prática regular de atividade física desempenha um papel importante na redução dos sintomas de depressão entre universitários, em que a atividade física de intensidade moderada mostrou associação a uma menor incidência e gravidade da depressão. No entanto, é necessário considerar fatores de risco adicionais, como estilos de vida negativos e características individuais. A pandemia de COVID 19 teve um impacto significativo na atividade física e na saúde mental dos universitários, destacando a importância de adaptar as estratégias de promoção da atividade física e saúde mental. Embora alguns estudos não tenham encontrado evidências consistentes, no geral, os resultados evidenciam a prática de atividade física como uma abordagem relevante para a redução dos sintomas de depressão em jovens universitários. Recomenda-se que futuras pesquisas explorem os mecanismos específicos pelos quais a atividade física afeta a depressão em universitários e desenvolvam abordagens inovadoras para promover a saúde mental nesse grupo. Ações preventivas e intervenções direcionadas são necessárias para apoiar os universitários na manutenção de uma boa saúde mental, especialmente durante períodos desafiadores, como a pandemia de COVID-19. - MonografiaAbordagens fisioterapêuticas na estimulação precoce de crianças com trissomia do 21Barrionuevo, Maria Regina Pacheco (2024-12)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Este estudo investiga diferentes abordagens fisioterapêuticas na estimulação precoce de crianças com Trissomia 21 (T21), na primeira infância, visando o desenvolvimento neuropsicomotor. Utilizando uma revisão integrativa da literatura, foram selecionados artigos publicados entre 2014 e 2024 na base de dados PubMed, que exploram as principais técnicas aplicadas em crianças com T21 de 0 a 6 anos. Os resultados indicam que intervenções como fisioterapia convencional, uso de esteira com ou sem suspensão de peso, tecnologias assistivas e digitais, quando iniciadas precocemente, promovem uma melhora significativa no desenvolvimento motor e cognitivo. Conclui-se que a personalização do tratamento é essencial para maximizar os resultados, com as intervenções precoces tendo um impacto positivo na qualidade de vida e habilidades funcionais dessas crianças. - TCCDiagnóstico precoce de paralisia cerebral em países em desenvolvimento: revisão integrativa da lieraturaAndrade, Aline Sousa de (2023-12-13)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Introdução: A paralisia cerebral (PC) é a deficiência física mais comum da infância, é causada por lesão no cérebro em desenvolvimento. Sua prevalência varia entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O diagnóstico precoce é crucial, mas a maioria das ferramentas e estudos foca em países de alta renda, destacando a necessidade de pesquisas específicas para países de baixa e média renda, considerando suas diferenças culturais e de recursos de saúde. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura. Foram seguidas as etapas de coleta de informações: (1) triagem e busca; (2) seleção de artigos; (3) leitura integral dos artigos. Resultados: Inicialmente foram identificados 459 estudos na busca, após triagem e exclusão, oito artigos foram selecionados para a revisão. A General Movement Assessment (GMA) foi a ferramenta mais frequente para o diagnóstico precoce de PC em países de baixa e média renda, abordada em seis dos oito estudos. O Hammersmith neonatal neurological examination (HNNE) e o Hammersmith Infant Neurological Examination (HINE) foram discutidos em dois estudos cada, enquanto a neuroimagem foi considerada em dois dos oito estudos. Conclusão: Verificou-se que há uma escassez de estudos sobre o diagnóstico precoce de PC em países de baixa e média renda, destacando a necessidade de mais pesquisas. Em bebês com fatores de risco identificáveis ao nascimento, ferramentas como a GMA, o HINE e a Ressonância Magnética Neonatal demonstraram precisão nesses países.