Associações entre perfis de orientação de valor social e práticas de gestão de capital de giro

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Date
2020-02-04Author
Rotta, Clayton José
Advisor
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Referee
Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de
Referee
Aguiar, Andson Bragha de
Metadata
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Esta pesquisa estudou os relacionamentos entre o perfil de orientação de valor social do indivíduo e a tomada de decisão desse indivíduo frente a uma determinação de pedido de ampliação no prazo de pagamento ao fornecedor, estando este em dificuldades financeiras e este pedido impactaria diretamente na sua gestão financeira. A questão de gestão do fluxo do capital de giro nas empresas é tema largamente estudado, e nesta pesquisa trouxe uma variável social, onde a tomada de decisão impacta diretamente o outro, e o indivíduo que conduz essa negociação tem valores de orientação social que nem sempre estão de acordo com o determinado pela empresa. Relativo à orientação de valor social, medida de diferença individual, classifica o indivíduo em pró social que são maximizadores do trabalho em grupo e que se preocupa com o outro; os individualistas que maximizam do interesse próprio; e os competidores, que maximizam a vantagem relativa entre si e o outro. Foi coletado através de um experimento com 114 estudantes de graduação de diversos cursos e semestres dados para traçar o tipo de orientação de valor social e confrontar com a escolha na tomada de decisão de pedido de aumento de prazo de pagamento a fornecedor afim de identificar se a orientação de valor social interfere na tomada de decisão. Como resultado, o estudo através da medida de diferença de médias não foi possível validar as hipóteses da pesquisa. Os resultados devem ser observados à luz das limitações do estudo, que considerou percepção de alunos de graduação, muitos deles de pouca idade e experiência profissional e outras variáveis que podem influenciar nas relações analisadas. This research focused on the relationships between the individual's social value orientation profile and the decision-making of this employee regarding a request to expand the supplier average payment period, which is in financial difficulties, and how this request would directly influence the supplier’s financial management. The working capital management in companies is a widely studied theme, and this research brought a social variable, where the decision-making has a directly impact, and the individual who conducts the negotiation has the social value orientation which do not entirely matches with the company’s directives. Regarding the social value orientation, individual difference measure, the individual is classified in: pro-social, the person that maximizes the team work and who cares about the measure, the individual is classified in: pro-social, the person that maximizes the team work and who cares about the other; individualists, who maximize their self-interest; and, competitors, who maximize the relative advantage between themselves and the other. One hundred and fourteen undergraduate students from different courses and semesters were interviewed in this academic experiment, to set the type of social value orientation and confront it with the decision-making of requesting an expansion in the supplier average payment period, in order to verify whether the social value orientation takes part in the decision-making or not. As a result, the study, through measuring the rates differences, could not validate the research hypotheses. The results should be observed considering the study limitations, which considered the undergraduate student’s perception, many of them young and with little professional experience, and other variables that may influence the relationships analyzed
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Citation
ROTTA, Clayton José. Associações entre perfis de orientação de valor social e práticas de gestão de capital de giro. 2020. 41 f. Dissertação (Mestrado profissional em Controladoria e Finanças Empresariais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.