Fusões e aquisições: desenvolvimento de um modelo de prospecção para bancos comerciais

View/ Open
Date
2014-02-19Author
Gouveia, Luciana Orozco de
Advisor
Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de
Referee
Perera, Luiz Carlos Jacob
Referee
Campos, Anderson Luis Saber
Metadata
Show full item recordAbstract
O número de transações em fusões de aquisições vem aumentando e cada vez mais ultrapassando as barreiras do país de origem das companhias. Isso ocorre devido à concorrência mais acirrada que obriga as empresas, que desejam prosperar, a buscar crescimento inorgânico através de aquisições. O objetivo desta pesquisa foi elaborar um modelo de prospecção na base de clientes do banco comercial, maximizando a eficiência do banco de investimentos na busca de transações na área de fusões e aquisições. O modelo desenvolvido nesta pesquisa pode ser utilizado por analistas de F&A (Fusões e Aquisições) de banco de investimentos, uma vez que será possível realizar uma triagem na base de clientes do banco comercial, já utilizando as informações existentes em poder do banco para buscar contrapartes nas transações de F&A. Foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória baseada em transações históricas de fusões e aquisições no setor de saúde; foram estudados os motivos que originaram as transações de F&A, perfil das empresas, valores dos deals e ainda as aquisições realizadas no setor por empresas de capital aberto. Com o estudo realizado foi elaborado um modelo para buscar contrapartes na base de clientes de um banco comercial, tanto para buscar potenciais alvos como compradores. Modelo este que foi aplicado em um caso real, demonstrando resultado satisfatório. The number of mergers and acquisitions transactions has grown increasingly, overcoming barriers of the country of the companies origins. This is due to the increased competition, forcing companies who wish to prosper, to seek inorganic growth through acquisitions. The objective of this research was to develop a methodology for prospecting in the customer base of the commercial bank, maximizing the efficiency of the investment bank in the search of potential mergers and acquisitions transactions. The developed model in this research can be used by M&A (Mergers and Acquisitions) analysts on investment banks, since it will be possible to perform a screening in the customer base of commercial bank already using existing information held by the bank to find counterparties in transactions of M&A. It was developed a qualitative exploratory study based on historical of mergers and acquisitions transactions in the healthcare industry , it was analyzed the reasons which provided mergers and acquisitions transactions, deals value and also the acquisitions made by public companies in the healthcare industry. After that it was made a model to find counterparts in the customer base of a commercial bank, to seek potential targets or buyers. This model was applied in a real case, showing satisfactory outcome.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Citation
GOUVEIA, Luciana Orozco de. Fusões e aquisições: desenvolvimento de um modelo de prospecção para bancos comerciais. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
O retorno para o acionista da companhia adquirente em transações de M&A: uma análise à luz do meio de pagamento
Russo, Camila Moraes (Universidade Presbiteriana MackenzieBRAdministraçãoUPMAdministração de Empresas, 2014-02-14)Os resultados produzidos por transações de M&A são objeto de recorrente estudo na literatura produzida sobre o assunto desde a década de 1970 a qual aponta o meio de pagamento como exercendo um papel preponderante na ... -
Recursos e capacidades como fontes de vantagem competitiva em fusões e aquisições
Carmo, Gustavo Geovany Araujo do (Universidade Presbiteriana MackenzieBRAdministraçãoUPMAdministração de Empresas, 2012-08-13)Esta dissertação trata da conexão entre os recursos e capacidades e a geração de vantagem competitiva em situações de fusões e aquisições (F&A). O objetivo geral é caracterizar os recursos e capacidades e a gestão destes ... -
Orientação para o mercado e fidelização de clientes: em estudo no setor bancário brasileiro
Amaral, Daniel (Universidade Presbiteriana MackenzieBRAdministraçãoUPMAdministração de Empresas, 2011-04-08)This dissertation aimed at exploring market orientation and customer loyalty in the Brazilian banking sector. The objective was to identify the association between them. A qualitative study with descriptive nature was made. ...