Práticas de custos e formação de preços: um estudo com pequenas empresas de produção por encomenda do estado de São Paulo
Date
2012-03-26Author
Pellegrino, Camila Filomena Apolinário
Advisor
Milani Filho, Marco Antonio Figueiredo
Referee
Perez, Gilberto
Referee
Borinelli, Márcio Luiz
Metadata
Show full item recordAbstract
A gestão de pequenas empresas, embora menos complexa do que a gestão de grandes organizações, exige conhecimento de importantes conceitos de custos e padrões de comportamento de custos para o processo de tomada de decisão. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo descritivo é identificar as atuais práticas de custos e formação de preços utilizadas em pequenas empresas industriais. A amostra foi composta por cinco pequenas
organizações industriais de produção por encomenda localizadas em São Paulo, Brasil. A abordagem qualitativa para este estudo se baseou na análise dos dados coletados por meio de entrevistas com os gestores de custos. Os resultados mostram que as pequenas organizações adotam apenas uma prática de custos, com base na abordagem de custeio variável e determinam o preço de seus produtos levando-se em maior consideração o preço de mercado do que seus próprios custos de produção. Este estudo também apontou que as companhias utilizam taxas de marcação pré-definidas, as quais não são calculadas sobre bases metodológicas e tal fato pode expor essas empresas a riscos financeiros e mercadológicos. The management of small businesses, although less complex than large companies, requires the knowledge of important cost concepts and patterns of cost behavior to strengthen the decision making process. In this sense, the main objective of this descriptive study is to identifying the current practices of cost management and price formation used in small
industrial companies. The sample was formed by five make-to-order small organizations located in Sao Paulo, Brazil. The qualitative approach for this study relied on the analysis of
data collected from interviews with cost managers. The results showed that small companies adopt only one practice of cost management, based on the variable costing approach, and set their product prices taking the competitor's price into greater account than their own production costs. This study also pointed out that these companies use predefined mark up
rates, which are not calculated on methodological basis and can expose them to financial and market risks.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS