A Ética Protestante no pensamento de João Calvino

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2007-09-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Ruppell Junior, Ivan Santos
Orientador
Cavalcante, Ronaldo de Paula
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Abumanssur, Edin Sued
Benício, Paulo José
Programa
Ciências da Religião
Resumo
Lançado no início do século 20, o livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo tornou-se obra clássica da Sociologia da Religião, ao desenvolver método de análise social em percebendo a influência da religião na estrutura da sociedade. Tendo por objeto textos oriundos de grupos Reformados Calvinistas dos séculos 17 e 18, o sociólogo Max Weber extraiu elementos da doutrina puritana calvinista que propiciaram uma conduta aos cristãos em meio à sociedade econômica, gerando assim um novo tipo de capitalismo o capitalismo moderno ocidental. João Calvino é um dos principais líderes da Reforma Protestante do século 16, época em que legou à Igreja Cristã e ao mundo, reconhecida obra de Teologia sistemática Protestante, que se tornou base de doutrina às Igrejas Reformadas. Nesta dissertação, buscamos apreciar a análise de Max Weber acerca da ética protestante que denominou espírito do capitalismo, bem como apreender dos escritos originais de Calvino no século 16, a proposta de conduta e elementos de doutrina que identificariam uma Ética Protestante original ao pensamento do reformador. O propósito é conhecer e resgatar o pensamento próprio a Calvino e assim as verdades e valores formadores de sua distinta ética cristã orientada à conduta do cristão em sociedade.
Descrição
Palavras-chave
ética protestante , sociologia da religião , João Calvino , capitalismo moderno , reforma protestante , protestant ethic , sociology of religion , John Calvin , modern capitalism , protestant reform
Assuntos Scopus
Citação
RUPPELL JUNIOR, Ivan Santos. A Ética Protestante no pensamento de João Calvino. 2007. 107 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.