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dc.contributor.advisorBitun, Ricardo
dc.contributor.authorFalcão, José Clovis de Andrade
dc.date.accessioned2016-03-15T19:48:29Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:14:23Z
dc.date.available2014-10-27
dc.date.available2020-05-28T18:14:23Z
dc.date.issued2014-09-23
dc.identifier.citationFALCÃO, José Clovis de Andrade. Asignatura Ética y la Ciudadanía en la Universidad Presbiteriana Mackenzie: su confesionalidad a partir de las Cartas de Principios, 2004-2013. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25620
dc.description.abstractA disciplina Ética e Cidadania é apresentada em seu relacionamento com os aspectos conceituais e históricos do binômio ético-cidadão envolvendo a história da filosofia. Aristóteles, Paulo de Tarso, João Calvino, Dietrich Bonhoeffer, Hans Kung são evocados. O relativismo campeia, a falta de marcos predomina. Daí a necessidade de oferecer, na perspectiva da fenomenologia cristã um anteparo para dialogar com este campo do saber humano e social. Os direitos à liberdade e à igualdade, civis e políticos, não garantem, necessariamente a participação em bens sociais como educação, saúde, justo salário dentre outros. Os direitos sociais fazem parte de uma cidadania plena. A disciplina em apreço está associada às dimensões históricas e confessionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os primórdios da centenária instituição de ensino tiveram na pessoa do Rev. George Chamberlain, juntamente com sua esposa Mary Ann Annesley os pioneiros como Escola Americana. Eram pessoas envolvidas no ministério sagrado, com espírito missionário e a intenção primária do casal era prestar um serviço à sociedade, sem descuidar da confessionalidade prática. Finalmente, apresenta-se a confessionalidade na dinâmica pedagógica da disciplina em epígrafe, a partir das Cartas de Princípios expedidas pela Chancelaria da referida Universidade, no decênio 2004-2013. Nas considerações finais, é reconhecido o vínculo confessional da instituição educacional, seguindo uma linha reformada de pensamento cristão. Confirma- se a premissa básica de seus primórdios históricos: Às ciências divinas e humanas.
dc.description.abstractLa asignatura Ética y Ciudadanía se presenta en su relación con los aspectos conceptuales e históricos del binomio ético-ciudadano que implica la historia de la filosofía. Aristóteles, Pablo de Tarso, Juan Calvino, Dietrich Bonhoeffer, Hans Kung son evocados. El relativismo es moneda corriente, la falta de "hitos" predomina. De ahí la necesidad de ofrecer, bajo la perspectiva de la fenomenología cristiana una plataforma al diálogo con este campo del conocimiento humano y social. Los derechos a la libertad y a la igualdad, civiles y políticos, no aseguran, necesariamente, la participación en los bienes sociales tales como la educación, la salud, los salarios justos, entre otros. Los derechos sociales son parte de una ciudadanía plena. La asignatura em cuestión está vinculada a las dimensiones históricas y confesionales de la Universidad Mackenzie. Los inicios de la institución centenaria tenían en la persona del Rev. George Chamberlain, junto con su esposa Mary Ann Annesley los pioneros como Escuela Americana. Ellos eran personas que estuvieron involucradas en el ministerio sagrado, con espíritu misionero y la intención primaria de la pareja era servir a la sociedad, sin dejar de lado la práctica confesional. Por último, se presenta la confesionalidad en la dinámica pedagógica de la signatura del título, a partir de las Cartas de Principios de la Cancillería de la citada Universidad, en la década 2004-2013. En las palabras de clausura, es reconocido el vínculo confesional de institución educativa, siguiendo una línea de pensamiento cristiano reformado. Se confirma la premisa básica de sus orígenes históricos: "Para las ciências divinas y humanas."
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenzie
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectética
dc.subjectcidadania
dc.subjecteducação
dc.subjectconfessionalidade
dc.subjectética
dc.subjectciudadanía
dc.subjecteducación
dc.subjectconfesionalidad
dc.titleA disciplina Ética e Cidadania na Universidade Presbiteriana Mackenzie: sua confessionalidade a partir das Cartas de Princípios, 2004-2013.
dc.title.alternativeAsignatura Ética y la Ciudadanía en la Universidad Presbiteriana Mackenzie: su confesionalidad a partir de las Cartas de Principios, 2004-2013
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0375714801586052
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152919547730130
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4631/Jose%20Clovis%20de%20Andrade%20Falcao.pdf.jpg
local.contributor.board1Kirschner, Estevan
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5333333333333555
local.contributor.board2Costa, Hermisten Maia Pereira da
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719074080758146
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentReligião
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programCiências da Religião


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