Religiosidade popular: peregrinação e vínculos de solidariedade na Romaria Pirapora do Bom Jesus

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2012-04-03
Autores
Reis, Antonio Carlos dos
Orientador
Lopes, Edson Pereira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ribeiro, Lídice Meyer Pinto
Pazinato, Patricia
Programa
Ciências da Religião
Resumo
A tradicional Romaria Pirapora do Bom Jesus, cujas origens remontam a 1942, é uma das mais importantes manifestações populares no munícipio de Franco da Rocha, São Paulo. Tomando-a como recorte empírico, esta dissertação tem como objetivo compreender dois aspectos da religiosidade popular: o primeiro consiste em verificar sua importância no processo de formação política e social de Franco da Rocha, contrapondo-se a ideia de que a Romaria é uma tradição religiosa ultrapassada em relação ao processo de modernização. O segundo objetivo trata de interpretar a Romaria como um ritual de peregrinação por meio do qual os romeiros compartilham um conjunto de valores tradicionais, estabelecendo uma identidade coletiva, conhecida como festeiros . Sustenta-se a hipótese de que esta romaria tem como função social condensar vínculos de solidariedade entre os romeiros, sendo interpretada aqui como depositária de valores culturais , reatualizados pelos romeiros por ocasião das festas ou ritos de peregrinação. A fim de interpretar estes elementos, esta dissertação privilegia um diálogo interdisciplinar entre Ciências Sociais e Ciências da Religião, de modo que seja possível fazer uma leitura da experiência religiosa; além disso, busca-se fundamentar esta discussão com dados históricos.
Descrição
Palavras-chave
catolicismo , religião popular , romaria , peregrinação , solidariedade , catolicism , religiosidad popular , romaria , peregrination , solidarity
Citação
REIS, Antonio Carlos dos. Religiosidade popular: peregrinação e vínculos de solidariedade na Romaria Pirapora do Bom Jesus. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.