Show simple item record

dc.creatorRezende, Elaine Regina de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:48:13Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:14:16Z
dc.date.available2011-10-26pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:14:16Z
dc.date.issued2011-08-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25573
dc.description.abstractThe adoption of business strategies by some denominations changed the Brazilian religious field. This positioning is due to several elements, such as secularization, fierce market competition and leadership's ambition. These faith undertakers are eager for a church's fast growth, driven by media and miraculous promises. The business church must deal with two serious challenges. The first is credibility, with leaders involved in various scandals. The other challenge is loyalty, with the spread of religious traffic among believers and ministers, harming the gathering of resources and institution's maintenance. Nowadays, one of the most prominent business churches is Igreja Mundial do Poder de Deus, founded by Valdemiro Santiago. The church enhances its leader's charisma through marketing. Periodic campaigns guide people to more than 2,000 temples in Brazil and abroad, promising a transformation in believer's life. The church maintains 22 hours of Canal 21's programming. Events with attractive headings are made in the temples, gyms, soccer stadiums and public squares. These strategies prove as faith and marketing are more and more related in Brazilian religious field.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectigreja empresarialpor
dc.subjectmarketing religiosopor
dc.subjectmercadopor
dc.subjectestratégiapor
dc.subjectIgreja Mundial do Poder de Deuspor
dc.subjectbusiness churcheng
dc.subjectreligious marketingeng
dc.subjectmarketeng
dc.subjectstrategyeng
dc.subjectIgreja Mundial do Poder de Deuseng
dc.titleE a igreja se fez empresa: um estudo sobre a Igreja Mundial do Poder de Deuspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentReligiãopor
dc.publisher.programCiências da Religiãopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoA adoção de estratégias empresariais por algumas denominações transformou o campo religioso brasileiro. Este posicionamento deve-se a diversos fatores, como a secularização, a acirrada concorrência do mercado e a ambição de líderes inovadores. Estes empresários da fé mostram-se ávidos por um rápido crescimento denominacional, impulsionado pela inserção midiática e pelas ofertas milagrosas. A igreja empresarial deve lidar com dois graves desafios. O primeiro é de credibilidade, com líderes envolvidos em escândalos fiscais e morais. O outro desafio é de fidelidade, com a disseminação do trânsito religioso entre fiéis e pastores, prejudicando a arrecadação contínua de recursos e a manutenção da instituição. Uma das igrejas empresariais de maior destaque atualmente é a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada por Valdemiro Santiago. A denominação potencializa o carisma de seu líder através do marketing. Campanhas periódicas levam pessoas aos mais de 2.000 templos no Brasil e no exterior, prometendo uma transformação na vida do fiel. A igreja detém 22 horas da programação do Canal 21. Eventos com títulos atraentes são realizados constantemente nos templos, em ginásios, em estádios de futebol e em praças públicas. As estratégias identificadas demonstram como a fé e o marketing se relacionam cada vez mais intensamente no campo religioso brasileiro.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8092478254391866por
dc.contributor.advisor1Bitun, Ricardopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152919547730130por
dc.contributor.referee1Moraes, Gerson Leite dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5010089030033594por
dc.contributor.referee2Campos, Leonildo Silveirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7704623587837753por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4627/Elaine%20Regina%20de%20Oliveira%20Rezende.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2395/1/Elaine%20Regina%20de%20Oliveira%20Rezende.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record