E a igreja se fez empresa: um estudo sobre a Igreja Mundial do Poder de Deus
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-08-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Rezende, Elaine Regina de Oliveira
Orientador
Bitun, Ricardo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Moraes, Gerson Leite de
Campos, Leonildo Silveira
Campos, Leonildo Silveira
Programa
Ciências da Religião
Resumo
A adoção de estratégias empresariais por algumas denominações transformou o campo religioso brasileiro. Este posicionamento deve-se a diversos fatores, como a secularização, a acirrada concorrência do mercado e a ambição de líderes inovadores. Estes empresários da fé mostram-se ávidos por um rápido crescimento denominacional, impulsionado pela inserção midiática e pelas ofertas milagrosas. A igreja empresarial deve lidar com dois graves desafios. O primeiro é de credibilidade, com líderes envolvidos em escândalos fiscais e morais. O outro desafio é de fidelidade, com a disseminação do trânsito religioso entre fiéis e pastores, prejudicando a arrecadação contínua de recursos e a manutenção da instituição. Uma das igrejas empresariais de maior destaque atualmente é a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada por Valdemiro Santiago. A denominação potencializa o carisma de seu líder através do marketing. Campanhas periódicas levam pessoas aos mais de 2.000 templos no Brasil e no exterior, prometendo uma transformação na vida do fiel. A igreja detém 22 horas da programação do Canal 21. Eventos com títulos atraentes são realizados constantemente nos templos, em ginásios, em estádios de futebol e em praças públicas. As estratégias identificadas demonstram como a fé e o marketing se relacionam cada vez mais intensamente no campo religioso brasileiro.
Descrição
Palavras-chave
igreja empresarial , marketing religioso , mercado , estratégia , Igreja Mundial do Poder de Deus , business church , religious marketing , market , strategy , Igreja Mundial do Poder de Deus