Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Leandro Augusto da
dc.contributor.authorDaga, Silvio Luis
dc.date.accessioned2018-11-05T10:26:24Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:08:55Z
dc.date.available2020-05-28T18:08:55Z
dc.date.issued2018-08-20
dc.identifier.citationDAGA, Silvio Luis. Métodos analíticos aplicados ao estudo de pessoas com deficiência. 2018. 65 f. Dissertação( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24483
dc.description.abstractThe Global education indicators show that Brazil needs action to improve its current undesirable position. In an intrinsic way to the problem of education also encompasses people who have some kind of special need. To this public is perceived by the data of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) that the proportion of this population is significant and that is not perceived in public policies of the government some type of movement to include these students that in the majority of the cases depend on a differentiated environment or even specific classroom methodologies. Given this context, the objective of this work is the one that consists of a methodological proposal of analytical methods to translate the open and public data in educational, social and economic analysis, allowing the discovery of strategic information for managers who deal with deficient students, as is the case of the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE). The work has as contributions a Multidimensional Modeling that allows to present different strategic responses of the special education in terms of data visualization and also the use Clustering through the K-Means algorithm that also allows discovery from non-trivial knowledge to raw data analyzes. The results have been extensively explored using Data Visualization methods and are important, among other things, for defining public policies for people with special needs.
dc.description.abstractOs indicadores mundiais referentes à educação mostram que o Brasil precisa de ações para melhorar a posição indesejável que ocupa na atualidade. De maneira intrínseca ao problema da educação engloba-se também as pessoas que tem algum tipo de necessidade especial. A este público percebe-se pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que a proporção desta população é significativa e que não se percebe em políticas públicas do governo algum tipo de movimento para englobar estes alunos que na maioria dos casos dependem de um ambiente diferenciado ou mesmo de metodologias específicas de aula. Diante a este contexto emerge o objetivo deste trabalho, o qual consiste de uma proposta metodológica de métodos analíticos para traduzir os dados abertos e públicos em análise a nível educacional, social e econômico, possibilitando a descoberta de informações estratégicas para gestores que lidam com alunos deficientes, como é o caso da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O trabalho tem como contribuições uma Modelagem Multidimensional que permite apresentar diferentes respostas estratégicas da educação especial em termos de visualização de dados e, também o uso da tarefa de Agrupamento de Dados (Clusterização) por meio do algoritmo de K-Médias que também possibilita descoberta de conhecimentos não triviais às análises dos dados brutos. Os resultados foram amplamente explorados com métodos de Visualização de Dados e são importantes, entre outras coisas, à definição de políticas públicas para pessoas com necessidades especiais.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectmodelagem multidimensional
dc.subjectpessoas com necessidades especiais
dc.subjectmétodos analíticos
dc.subjectagrupamento de dados
dc.subjectk-médias
dc.titleMétodos analíticos aplicados ao estudo de pessoas com deficiência
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650846676997534
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1396385111251741
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17487/SILVIO%20LUIS%20DAGA.pdf.jpg
dc.keywordsdimensional modeling
dc.keywordsdeficient students
dc.keywordsanalytics methods
dc.keywordsclustering
dc.keywordskmeans
local.contributor.board1Silveira, Ismar Frango
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830
local.contributor.board2Schimiguel, Juliano
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0047384210554210
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentFaculdade de Computação e Informática (FCI)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEngenharia Elétrica


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto