Uma metodologia de binarização para áreas de imagens de cheque utilizando algoritmos de aprendizagem supervisionada

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2015-06-23
Autores
Alves, Rafael Félix
Orientador
Silva, Leandro Nunes de Castro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Omar, Nizam
Carvalho, Marco Antônio Garcia de
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
O processo de binarização de imagens consiste na transformação de uma imagem colorida em uma nova imagem com apenas duas cores: uma que representa o fundo, outra o objeto de interesse. Este processo é uma importante etapa de diversas aplicações modernas, como a Compensação de Cheque, o Reconhecimento Ótico de Caracteres (do inglês Optical Characterer Recognition) e o Reconhecimento de Texto Manuscrito (do inglês Handwritten Recognition, HWR). Dado que melhorias no processo automático de binarização de imagens representam impactos diretos nas aplicações que dependem desta etapa o presente trabalho propõe uma metodologia para realizar a binarização automática de imagens. A proposta realiza a binarização de forma automática baseado no uso de algoritmos de aprendizagem supervisionada, tais como redes neurais artificiais e árvore de decisão. O processo como um todo consiste das seguintes etapas: construção do banco de imagens; extração da região de interesse; construção da matriz de padrões; rotulação dos padrões; amostragem da base; e treinamento do classificador. Resultados experimentais são apresentados utilizando uma base de imagens de cheques de bancos brasileiros (CMC-7 e montante de cortesia) e a base de imagens da competição DIBCO 2009. Em conclusão, a metodologia proposta apresentou-se competitiva aos métodos da literatura destacando-se em aplicações onde o processamento de imagens está restrito a uma categoria de imagens, como é o caso das imagens de cheques de bancos brasileiros. A presente metodologia apresenta resultados experimentais entre as três primeiras posições e melhores resultados em relação a medida F-Measure quando comparada com as demais.
Descrição
Palavras-chave
binarização , aprendizagem de máquina , classificação , imagens de cheque , montante de cortesia , CMC-7 (Caracteres Magnéticos Codificados em 7 Barras) , redes neurais artificiais , árvore de decisão , binarization , machine learning , classification , check images , courtesy amount , CMC-7 , artificial neural network , decision tree
Citação
ALVES, Rafael Félix. Uma metodologia de binarização para áreas de imagens de cheque utilizando algoritmos de aprendizagem supervisionada. 2015. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.