Diversidade espacial na recepção em sistemas ISDB-Tb

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-06-25
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Olandim, Richard John Lintulahti
Orientador
Akamine, Cristiano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Lopes, Paulo Batista
Stolfi, Guido
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
No Brasil, o sistema de radiodifusão para conteúdos televisivos em alta definição é o ISDB-Tb. Apesar de robusto, a transmissão de conteúdos neste sistema, como qualquer propagação em radiofrequência, pode sofrer com fatores externos atenuantes, como por exemplo a distorção por propagação em multi-percurso. Uma das técnicas utilizadas em radiocomunicação para que se minimizem os efeitos deste tipo de distorção é a diversidade espacial na recepção, que utiliza múltiplas antenas conectadas a um mesmo receptor. Os sinais, recebidos pelas diferentes antenas, são trabalhados em uma técnica conhecida como MRC ou Combinação de Máxima Razão, de modo que a relação sinal-ruído de saída seja maior do que as relações sinal-ruído individuais, permitindo a decodificação do conteúdo com sucesso, mesmo que os sinais individuais em cada antena não tenham qualidade suficiente para serem decodificados independentemente. Este estudo tem como objetivo propor um método de diversidade espacial na recepção de sinais televisivos no padrão brasileiro ISDB-Tb, ponderando entre as vantagens e desvantagens de sua utilização em regiões de borda de cobertura, onde a recepção do sistema brasileiro de TV digital ainda não é total.
Descrição
Palavras-chave
diversidade espacial na recepção , MRC (Maximal Ratio Combiner) , ISDB-Tb (Integrated System Digital Broadcasting - Terrestrial Brazil) , sistema brasileiro de TV digital , radiofrequência , spatial diversity reception , MRC (Maximal Ratio Combiner) , ISDB-Tb (Integrated System Digital Broadcasting - Terrestrial Brazil) , brazilian digital television system , radio frequency
Assuntos Scopus
Citação
OLANDIM, Richard John Lintulahti. Diversidade espacial na recepção em sistemas ISDB-Tb. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.