Representando famílias de autômatos celulares por meio de templates

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2015-02-10
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Costa, Maurício Verardo da
Orientador
Oliveira, Pedro Paulo Balbi de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Omar, Nizam
Barbosa, Valmir Carneiro
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
A noção de representação de autômatos celulares (ACs) por meio de templates é aqui introduzida. Ela consiste em uma generalização da tabela de transições de estado clássica, permitindo a representação de subespaços de autômatos celulares, ao invés de apenas indivíduos isolados. São definidas operações aplicáveis aos templates, e seu uso é exemplificado por meio da obtenção de algoritmos que encontram subespaços de regras que apresentam propriedades em comum. Para o desenvolvimento destes algoritmos, a utilização do software Wolfram Mathematica é central, dada sua capacidade de resolução automática de sistemas de equações, além da natureza funcional e simbólica da Wolfram Language, linguagem de programação a ele associada. Também são discutidas as vantagens e desvantagens da utilização deste tipo de representação em outros contextos, e possiblidades de extensão para o trabalho. Como apoio ao conceito dos templates, é apresentada a biblioteca para o Wolfram Mathematica chamada CATemplates, disponibilizada em um repositório público.
Descrição
Palavras-chave
autômatos celulares , templates , representação k-ária , propriedades de autômatos celulares , conservabilidade , simetria interna , invariância a trocas de cor , confinamento , totalidade , semi-totalidade , cellular automata , templates , k-ary representation , cellular automaton properties , number-conservability , internal simmetry , color blindness , captivity , totalistic CA , outer-totalistic CA
Assuntos Scopus
Citação
COSTA, Maurício Verardo da. Representando famílias de autômatos celulares por meio de templates. 2015. 58 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.