Análise espectral dos autômatos celulares elementares

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2012-12-11
Autores
Ruivo, Eurico Luiz Prospero
Orientador
Oliveira, Pedro Paulo Balbi de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Monteiro, Luiz Henrique Alves
Yoneyama, Takashi
Programa
Engenharia Elétrica
Resumo
Os espectros de Fourier de regras de autômatos celulares fornecem uma caracterização da configuração limite gerada por elas ao fim de suas evoluções temporais. Neste trabalho, são calculados os espectros de Fourier de todas as regras do espaço dos autômatos celulares elementares, sob condições de contorno periódica e não-periódicas, e o espaço é então particionado de acordo com a similaridade entre os espectros calculados, dando origem à noção de classes espectrais no espaço em questão. Para a participação gerada sob condição de contorno periódica, cada classe espectral é analisada de acordo com o comportamento de cada regra e a implicação deste no espectro obtido. A seguir é analisada a relação de similaridade entre as classes espectrais geradas em cada tipo de condição de contorno, o que d´a origem a grafos representando a proximidade entre as classes espectrais.
Descrição
Palavras-chave
espectro de Fourier , transformada discreta de Fourier , autômatos celulares elementares , sistemas dinâmicos discretos , comportamento dinâmico de autômatos celulares , Fourier spectrum , discrete Fourier transform , elementary cellular automata , discrete dynamical systems , dynamical behaviour of cellular automata
Citação
RUIVO, Eurico Luiz Prospero. Análise espectral dos autômatos celulares elementares. 2012. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São paulo, 2012.