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dc.creatorBraga, Pedro Henrique Cacique
dc.date.accessioned2017-11-21T11:03:25Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:08:00Z
dc.date.available2020-05-28T18:08:00Z
dc.date.issued2017-02-06
dc.identifier.citationBRAGA, Pedro Henrique Cacique. Slap: uma linguagem visual para geração semiautomática de animações a partir de storyboards. 2017. 168 f. Tese ( Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24280
dc.description.abstractDigital animations development is a process that covers different knowledge areas and pursuits to connect computational processes with authors’ creative ability. Creation tools existent in the market require a wide knowledge of animation principles and also present a dense learning process. For the sake of the learning curve simplification in order to get faster results, inspiration in traditional cinema and in artificial intelligence systems to create new methods is sought. In animations preproduction steps, generating faster animations (animatics) in order to get script understanding is necessary. The creation basis of those animations is the document known as storyboard, which displays visually movies plots and scene compositions. This work presents the proposition of the language SLAP (Storyboard Language for Animation Programming), which purpose is to unify different visual representations of scenic elements contained in storyboards. A formal grammar is developed for this new structure and a novel storyboards creation method is proposed in order to optimize and unify pre-production learning process. SLAP interpretation is capable of producing semiautomatic animations in several levels of complexity, elevating the ordinary storyboard to an animated document. The prototype of the tool SLAP Editor is also presented as a proof of concept and validation of the language, which uses artificial intelligence and digital image processing concepts to recognize the visual language developed. Results of user experience evaluation tests with different preproduction experience levels are also analyzed.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectanimaçãopor
dc.subjectstoryboardpor
dc.subjectlinguagem de padrõespor
dc.subjectlinguagem visualpor
dc.subjectsemióticapor
dc.titleSlap: uma linguagem visual para geração semiautomática de animações a partir de storyboardspor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentEscola de Engenharia Mackenzie (EE)por
dc.publisher.programEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.description.resumoO desenvolvimento de animações digitais é um processo que envolve diferentes áreas do conhecimento e busca facilitar o uso de instrumentos computacionais para ampliar a capacidade criativa de autores. As ferramentas de criação do mercado requerem um vasto conhecimento dos princípios de animação e apresentam um processo de aprendizagem denso. Com o intuito de simplificar a curva de aprendizagem para que sejam obtidos resultados rápidos, busca-se inspiração no cinema tradicional e nos sistemas de Inteligência Artificial para criação de novos métodos. Na etapa de pré-produção de animações é necessário gerar animações rápidas (animatics) para entendimento do roteiro. A base de criação destas animações é o documento conhecido como storyboard, que apresenta de forma visual o enredo e a composição das cenas do filme. Este trabalho apresenta a proposta da linguagem SLAP (Storyboard Language for Animation Programming), que tem como objetivo unificar as diferentes representações visuais de elementos cênicos contidas nos storyboards. A gramática formal para esta linguagem permite um novo método de criação de storyboards a fim de otimizar e unificar o entendimento do processo de pré-produção. A interpretação da SLAP é capaz de produzir animações semiautomáticas de variados graus de complexidade, elevando o storyboard comum a um documento animado. Apresenta-se ainda o protótipo da ferramenta SLAP Editor, como prova de conceito e validação da linguagem, que utiliza conceitos de inteligência artificial e processamento digital de imagens para reconhecimento da linguagem visual criada. Também são analisados os resultados de testes com usuários de diferentes graus de experiência na pré-produção.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9450723382257018por
dc.contributor.advisor1Silveira, Ismar Frango
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3894359521286830por
dc.contributor.referee1Omar, Nizam
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2067336430076971por
dc.contributor.referee2Silva, Luciano
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7514305376858192por
dc.contributor.referee3Tori, Romero
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8901320181295016 Última atualização do currículo em 05/09/2017por
dc.contributor.referee4Cardoso, Alexandre
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15294/PEDRO%20HENRIQUE%20CACIQUE%20BRAGA.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3395/5/PEDRO%20HENRIQUE%20CACIQUE%20BRAGA.pdf
dc.keywordsanimationeng
dc.keywordsstoryboardeng
dc.keywordspattern languageeng
dc.keywordsvisual languageeng
dc.keywordssemioticeng


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