Tratamento de fibras de bambu com polipropileno para utilização em concreto estrutural

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2018-08-03
Autores
Carraro, Cristine Grasselli
Orientador
Miranda, Leila Figueiredo de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Munhoz Junior, Antônio Hortêncio
Valenzuela Diaz, Francisco Rolando
Programa
Engenharia de Materiais
Resumo
Neste trabalho foi estudado as propriedades do concreto estrutural reforçado com fibras de bambu tratadas com polipropileno sendo as mesmas comparadas com as propriedades do concreto estrutural sem adição de fibras e com a adição de fibras de aço. Muito se tem estudado a respeito do concreto reforçado com diferentes fibras. Entre as fibras naturais, as fibras de bambu estão entre as que apresentam um bom desempenho mecânico podendo ser comparado ao do aço. Um dos fatores que impede sua indicação para o emprego na construção civil deve-se a capacidade de absorção de água pela fibra, que resulta na perda das propriedades mecânicas da mesma e, por consequência, do concreto. Visando diminuir a absorção de água pelas fibras, estas foram tratadas com polipropileno (PP) em solução, para impermeabiliza-las e garantir a resistência aos esforços solicitados do concreto estrutural. Foram obtidos três (03) tipos de concreto estrutural: concreto estrutural sem adição de fibras, concreto estrutural com adição de 8% em volume de fibras de bambu e, concreto estrutural com adição de 8% em volume de fibras de aço. Os diferentes tipos de concreto foram caracterizados por meio de ensaios mecânicos, morfológicos e microestruturais. Os resultados mostraram que os diferentes tipos de concretos podem ser classificados como excelentes e que o concreto contendo fibras de aço é mais resistente embora a interação matriz reforço tenha sido maior para o concreto obtido com fibras de bambu revestidas com PP.
Descrição
Palavras-chave
concreto de alto desempenho , fibras de bambu , fibras de bambu revestidas com polipropileno , fibras de aço , propriedades mecânicas do concreto
Citação
CARRARO, Cristine Grasselli. Tratamento de fibras de bambu com polipropileno para utilização em concreto estrutural. 2018. 121 f. Dissertação( Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.