Estudo do uso de pseudoboemita na liberação de aciclovir

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-01-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Bertachini, Kelly Cristini
Orientador
Munhoz Junior, Antonio Hortêncio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Miranda, Leila Figueiredo de
Silva, Leonardo Gondim de Andrade e
Programa
Engenharia de Materiais
Resumo
A pseudoboemita é um nanomaterial do tipo cerâmica fina, usada em sínteses farmacêuticas e nanosistemas para liberação de moléculas. É um material que foi obtido pelo grupo de engenharia de materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie por diferentes métodos, precipitação e polimerização inorgânica. Este trabalho pesquisou a liberação controlada de aciclovir com o uso de pseudoboemita, dando ênfase na determinação do teor de aciclovir em ensaios realizados pela técnica de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Foram realizados ensaios in vivo , demonstrando o efeito da adição da pseudoboemita na liberação controlada do fármaco. Sua liberação controlada foi avaliada pelos resultados da análise de concentração do fármaco aciclovir no plasma sanguíneo de wistar rats , determinada por CLAE em função do tempo de administração do fármaco nos ensaios in vivo . Concluiu-se que a pseudoboemita teve um papel importante na liberação controlada em relação ao tempo, demonstrando que teve maior eficiência comparando-se com a administração do fármaco em wistar rats sem a pseudoboemita. Os resultados mostraram que a concentração de aciclovir é menor nos ratos em que a gavagem foi com pseudoboemita.
Descrição
Palavras-chave
liberação controlada de fármacos , nanomaterial , nanotecnologia , nanocompósitos , pseudoboemita , aciclovir , drug release system , nanocomposites , nanotechnology , pseudoboehmite , acyclovir
Assuntos Scopus
Citação
BERTACHINI, Kelly Cristini. Estudo do uso de pseudoboemita na liberação de aciclovir. 2016. 59 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.