Logística reversa na construção civil

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2014-04-25
Autores
Luchezzi, Celso
Orientador
Terence, Mauro César
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Pereira, Nilson Casimiro
Wiebeck, Hélio
Programa
Engenharia de Materiais
Resumo
A indústria da Construção Civil vem ocupando seu espaço e se tornando um setor importante no cenário nacional devido sua tendência de crescimento, impulsionada pelas obras do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), programa Minha Casa Minha Vida patrocinando pela Caixa Econômica, e também pelos eventos da Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 no Rio de Janeiro. Devido a estes fatos, surgem iniciativas de crescimento sustentável juntamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Lei 12.305, que está fazendo com que as empresas do setor de Construção Civil comecem a se preocupar com o lixo (entulho) gerado, dando a devida importância à reciclagem de entulhos, pois estes materiais podem gerar muitas oportunidades dentro da cadeia produtiva decorrente da revalorização dos resíduos. Devido a estes fatos, empresas como a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON), Estação Resgate, RMP Recicladora de Entulho e Recinert Abientale, surgem no mercado brasileiro no momento em que há necessidade de se pensar em formas de descartes sustentáveis, de materiais e ou de resíduos da Construção Civil, sendo que hoje elas apresentam soluções para reciclagem desse lixo (entulho) gerado. O desafio desse setor é mostrar a possibilidade de reciclar materiais e obter ganhos financeiros e ambientais preservando recursos naturais, não promovendo acúmulos de lixo nas obras. A reciclagem de materiais na Construção Civil vem de encontro à conscientização das pessoas envolvidas no processo de geração do lixo (entulho), com o intuito de promover a separação correta na fonte geradora facilitando o trabalho de coleta e, consequente, transformação em outros produtos de forma a reutilizá-los dentro da cadeia produtiva da Construção Civil através de uma Logística Reversa estruturada. Neste trabalho foi realizado um estudo de caso em obras da Construção Civil, visando identificar os diferentes tipos de resíduos gerados, os quais devem ser classificados e mostrados as possibilidades de reuso na Construção Civil, visando sua reciclagem de modo a criar oportunidades na cadeia produtiva.
Descrição
Palavras-chave
sustentabilidade , reciclagem , cadeia produtiva , logística reversa , sustainability , recycling , supply chain , reverse logistics
Citação
LUCHEZZI, Celso. Logística reversa na construção civil. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.