Utilização de polímero pós-consumo sulfonado como aditivo de sistemas cimentícios

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2012-02-13
Autores
Souza, Thaís dos Santos
Orientador
Munhoz Junior, Antonio Hortêncio
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Miranda, Leila Figueiredo de
Diaz, Francisco Rolando Valenzuela
Programa
Engenharia de Materiais
Resumo
O uso de aditivos plastificantes adequados tornou-se fundamental na produção de sistemas cimentícios (como por exemplo, concretos e argamassas), pois interagem com a superfície das partículas de cimento, provocando a dispersão e defloculação das mesmas, sem adição excessiva de água. O material endurecido adquire assim melhores propriedades, como maior resistência, menor permeabilidade e maior durabilidade. Grande parte dos aditivos dispersantes são polímeros dotados de cargas negativas (polieletrólitos), capazes de adsorver nas partículas de cimento e provocar sua dispersão eletrostática. Diante do atual interesse ambiental e econômico de reutilização dos materiais descartados, o propósito deste trabalho foi verificar a viabilidade do uso e aplicação do EPS pós-consumo modificado como aditivo plastificante de sistemas cimentícios, tornando-o um material de maior valor agregado. A modificação do EPS foi realizada via sulfonação, e as variáveis interferentes na reação foram avaliadas. O polieletrólito formado já estabilizado (poliestireno sulfonado de sódio PSSNa), teve seu desempenho como dispersante verificado em pasta de cimento e argamassa. O estudo mostrou que a modificação do EPS pós-consumo a partir da reação de sulfonação realizada foi eficiente com relação à produção de um polieletrólito com máximo grau de modificação, dentro das condições estudadas, e quais as variáveis que mais influenciam na reação. Por outro lado, o produto com máximo grau de modificação (mais passível de interação com o cimento) não se mostrou eficiente como dispersante de sistemas cimentícios, causando a diminuição da plasticidade e das resistências mecânicas avaliadas.
Descrição
Palavras-chave
aditivos , dispersantes , polieletrólitos , sistema cimentícios , sulfonação , EPS , admixtures , dispersants , polyelectrolytes , cementitious systems , sulfonation , EPS.
Citação
SOUZA, Thaís dos Santos. Utilização de polímero pós-consumo sulfonado como aditivo de sistemas cimentícios. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.