Show simple item record

dc.creatorPaieiro, Denise Cristinepor
dc.date.accessioned2016-11-29T22:23:11Z
dc.date.available2016-11-29T22:23:11Z
dc.date.issued2016-04-01por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/14590
dc.publisherInstituto Presbiteriano Mackenziepor
dc.subjectjornalismopor
dc.subjectensino de jornalismopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectcomunicação organizacionalpor
dc.subjectmídia e tecnologiapor
dc.titleEstratégias de ensino para a formação do jornalista frente às novas demandas profissionais e intelectuaispor
dc.typeProjeto de Pesquisapor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letraspor
dc.description.resumoEm 2013, o Ministério da Educação exigiu que todos os cursos universitários de Jornalismo atualizassem seus projetos pedagógicos. A finalidade foi adequar os cursos às demandas de carga horária, extensão, ensino à distância e processos tecnológicos, entre outros pontos. Além disso, a reitoria da UPM iniciou a revisão de todos os projetos pedagógicos de cursos de graduação da Universidade. A partir dessas premissas, o curso de graduação em Jornalismo da UPM implantou um novo projeto pedagógico que faz frente à realidade contemporânea do Jornalismo nos âmbitos global, nacional, regional e local. No entanto, por se tratar de um processo novo e em transformação, ainda há muito da área a se conhecer e muito a investigar. Esta pesquisa vem exatamente nesse sentido. Em um esforço conjunto entre professores e alunos de Jornalismo da UPM, buscamos informações, a fim de conhecer em profundidade essa nova realidade da profissão do jornalista. A pesquisa que desenvolvemos resulta em um conjunto de reflexões, que poderá ser utilizado tanto por professores e alunos da UPM, nas diversas disciplinas que discutem a profissão e seus caminhos, como também poderá atender, fora dos muros do Mackenzie, uma demanda da comunidade acadêmica que se debruça sobre o estudo do Jornalismo e dos seus desdobramentos mais atuais. Desenvolver entrevistas com jornalistas e pesquisadores de comunicação, analisar currículos de cursos, discutir sobre o atual cenário do jornalismo e ouvir nossos egressos foram alguns dos objetivos perseguidos para que atingíssemos nossa meta principal.por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record