Gêneses e identidade cultural do bairro higienópolis, são paulo. casarão dona veridiana; mackenzie college e a vila penteado: história e requalificação
Abstract
Através da sistematização de um conjunto de referências teóricas e conceituais, tendo por base a pesquisa histórica e urbana a ser realizada sobre o Bairro de Higienópolis, procuraremos estabelecer as relações entre o processo de crescimento urbano da região e o conjunto das medidas de preservação que vem resguardando um número significativo de imóveis: nosso foco estará direcionado ao Casarão de D. Veridiana Prado (1884); o Prédio do Mackenzie (1894) e a Vila Penteado (1902) funcionarão como elementos-controle.
Constituem Objetivos Específicos:
- Elaborar um quadro articulado e fundamentado teórica e conceitualmente de proposições para a leitura histórica, estética, tecnológica e cultural do Bairro;
- Contribuir para o aprofundamento da interpretação das posturas de preservação e das modificações urbanas para a compreensão da interface entre as duas;
- Compreender o processo de implantação urbana do tripé constituído pelos três edifícios tombados.
Objetivos atuais do projeto
Atendendo aos comentários realizados pelos pareceristas, e pelo desenvolvimento da pesquisa, realizamos redirecionamentos procurando esclarecimentos e entendimento dos mesmos. No geral, a essência dos objetivos iniciais foi preservada.
A pesquisa tem como objetivo estabelecer os impactos causados pelo desenvolvimento do bairro de Higienópolis, São Paulo, nos processos de requalificação e refuncionalização dos três edifícios.
Os referenciais significativos de nosso objeto de estudo plasmam-se nos aspectos da organização da chácara Vila Maria, na qual se insere o Casarão Veridiana, e nas características de seu edifício. A qualificação da sua configuração no terreno implica em sua localização na malha urbana, seus acessos, a organização dos jardins, suas circulações e locais de serviços externos. Quanto ao edifício, tais referências revelam-se nos seus aspectos estruturais construtivos, na determinação de materiais, na tecnologia empregada, na sua distribuição funcional, na maneira como são relacionadas e dimensionadas suas várias funções espaciais, na linguagem empregada nos elementos adicionais à estrutura e no seu mobiliário original.
Para melhor entendimento dessas mudanças, como elementos-controle foram escolhidos o Edifício Mackenzie College (1894) e a Vila Penteado (1902) os quais, além de contemporâneos ao Casarão, pertencem a terrenos vizinhos: embora com linguagens distintas enquanto partido estético de projeto, possuem implantações semelhantes em seus respectivos terrenos e demarcam um período importante do desenvolvimento da cidade. Os três edifícios passaram por processos de refuncionalização e de restauro, também causados pelos impactos das mudanças ocorridas no bairro: as metamorfoses neles ocorridas constituem um referencial significativo para o entendimento da qualificação do bairro de Higienópolis.
Objetivos pontuais
1. Verificar o universo cultural da elite paulistana e suas relações com as elites internacionais, especialmente as preferências quanto ao modo de vida e respectivos referenciais quanto às configurações de seus edifícios: nesse sentido, visa entender suas tipologias arquitetônicas e as significações de suas linguagens.
2. Organização histórico/espacial do entorno e sua relação orgânica com a malha urbana do bairro de Higienópolis.
3. Características arquiteturais e urbanas ocorridas em várias épocas: implantações de serviços públicos no entorno que causaram mudanças funcionais e de usos nos três edifícios.
4. O entendimento dessas mudanças: de habitação para sede de Iate Clube (Casarão Veridiana), de colégio para Centro Cultural (Mackenzie College) e de habitação para Faculdade de Arquitetura (Vila Penteado).
5. Analisar a preservação e a requalificação dos três edifícios em suas posturas de projeto.
Collections
- Projetos de Pesquisa [327]