Acessibilidade e segurança ocupacional nos edifícios da escola de engenharia da universidade presbiteriana mackenzie: estudo de caso e proposta de projeto piloto.
Arquivos
Tipo
Projeto de Pesquisa
Data de publicação
2011-05-15
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Pronin, Maria
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Programa
Resumo
O objetivo geral deste trabalho de pesquisa é identificar as condições arquitetônicas e os riscos para a segurança do usuário no ambiente urbano construído delimitado pelos Edifícios da Escola de Engenharia: Edifício Alfred Cownley Slater, Edifício Henrique Pegado e Edifício Waddell, da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e seu entorno, considerando as representações e as percepções dos usuários, para o desenvolvimento de um Projeto Piloto de Acessibilidade e Segurança Ocupacional, favorecedoras da inclusão de pessoas com deficiência no ambiente universitário.
Os objetivos específicos apresentados são os seguintes:
1. Conhecer o perfil dos usuários da Escola de Engenharia e suas percepções a respeito das condições de acessibilidade, trânsito e permanência nos edifícios.
2. Identificar se há usuários com deficiência e investigar suas demandas referentes ao acesso, trânsito e permanência nos edifícios da Escola de Engenharia.
3. Elaborar um diagnóstico das situações que apresentem problemas de risco para a segurança, segundo os usuários em geral e com deficiência.
4. Elaborar um diagnóstico de locais de acesso e permanência com levantamento das barreiras arquitetônicas, inclusive do entorno próximo.
5. Identificar e correlacionar as demandas apresentadas pelos usuários com as condições arquitetônicas e os riscos para a segurança no ambiente urbano construído delimitado pelos edifícios da Escola de Engenharia.
6. Definir um modelo de Projeto Piloto com propostas de adequação dos espaços
Descrição
Palavras-chave
acessibilidade , segurança ocupacional , desenho universal , inclusão social