Engenharia Elétrica - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Elétrica - TCC – EE Higienópolis por Assunto "antenas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCAmplificadores de RF de baixo custo: testes para repetição de sinais na faixa de frequência da telefonia celular e das redes wifiSantana, Matheus Andrade (2020-12-09)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho detalha a construção e teste de repetidores ativos de radiofrequência com o objetivo de avaliar seu impacto na cobertura de um ambiente indoor. A metodologia aplicada consistiu em identificar modelos de antenas apropriadas para utilização no projeto, e a simulação e construção destas nas faixas de frequência de 900 MHz e 2,4 GHz. Os testes foram realizados em ambiente indoor com o transmissor posicionado no lado externo, o repetidor numa das janelas e o receptor dentro do ambiente. São feitas medidas para encontrar o melhor ponto de repetição e identificar o nível interno necessário para que o repetidor tivesse um impacto positivo no sinal percebido pelo receptor. Os resultados obtidos comprovam a eficiência de repetidores ativos de radiofrequência. - TCCArranjo de antenas com dois elementos: simulações e testes em campo abertoKlapp, Raphael (2019-12-16)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho busca avançar o campo de pesquisa em arranjos de antenas em duas frentes. A primeira delas é definir um guia para projetos de antenas apresentando um projeto de uma antena planar de um elemento e a sua aplicação em um arranjo de antenas. A segunda é possibilitar que mais instituições tenham condições de realizar pesquisas envolvendo caracterizações práticas de antenas através da definição de um método de caracterização em campo aberto que não depende de equipamentos de ponta para ser executado. Sendo assim a execução dessas duas tarefas compreendem os objetivos deste trabalho. A metodologia aplicada utilizou simulações para auxiliar nas técnicas de projeto e também para produzir os dados que foram utilizados como base para a verificação da qualidade das medidas caracterizadas fisicamente. Ao final da pesquisa foi possível concluir que tanto o método de caracterização utilizado quanto o método para projeto de antenas foram eficazes e podem ser reproduzidos para aplicação em outras pesquisas. - TCCEstudo de repetidores passivos: para aplicações indoor e outdoorRente, Andressa Brandão; Lopes, Fabio Henrique Doria; Silva, Marcelo Perreira da (2019-06)
Escola de Engenharia (EE)
Este trabalho apresenta estudo, simulações e medições de repetidores passivos com pares de antenas monopolo (1/4 do comprimento onda) e planar nas frequências de 800 MHz e 2400 MHz. As antenas foram criadas no software CST e modeladas na prototipadora. As medições na recepção do sinal foram feitas em sistema indoor, sendo o transmissor no lado externo do ambiente, o repetidor (1 par de antenas) na janela ou porta e o receptor no lado interno. Uma das antenas do repetidor com visada para o transmissor e a outra para o receptor. Foi possível perceber que devido ao fato das antenas terem baixo ganho, o efeito de repetição de sinal não é significativo, justificando que aplicações residenciais o uso de repetidores passivos requer a agregação de mini amplificadores ou Boosters. - TCCEstudo do grafeno em antenas para telecomunicações em THZFiuza, Vinícius Soares (2020-12-11)
Escola de Engenharia (EE)
A banda de THz é pouco explorada devido a dificuldades de operação na faixa, como grandes perdas atmosféricas e falta de materiais apropriados para uso em antenas. O grafeno é um material com muitas propriedades que o tornaram um grande interesse acadêmico, uma dessas propriedades vem de sua característica semimetálica, com portadoras livres facilmente induzidas com o gating elétrico causando a alteração do seu nível de Fermi e, consequentemente, da sua condutividade. Controlando a condutividade do material é possível também variar a sua frequência ressonante, permitindo assim atingir a faixa de THz. Com o objetivo de estudar a viabilidade do uso do grafeno em antenas para telecomunicações em THz, foram analisados e propostos diversos modelos de antenas. As condutividades em função da frequência para diferentes níveis de Fermi foram calculadas com o MATLAB e então foram testados modelos de antenas híbridas de cobre e grafeno utilizando o COMSOL. As antenas experimentadas obtiveram resultados promissores para o uso na faixa de frequências, propondo perdas de retorno entre -30 dB e -43 dB e larguras de banda acima de 100 GHz e o controle da frequência ressonante com a variação do nível de Fermi. Quando comparada com uma antena patch de cobre de referência, a antena híbrida apresentou perdas de retornos menores e largura de banda quase três vezes maior, características muito vantajosas para a operação na faixa de THz.