Filosofia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Filosofia (EAD) - TCC – CEFT Higienópolis por Assunto "catarse"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCA leitura das Tragédias Gregas enquanto recurso pedagógico para a vida no ensino de FilosofiaSantos , Luciana Carmo dos (2023-01-31)
Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
Nossa proposta objetiva o pensar da leitura da tragédia grega enquanto recurso pedagógico para a vida no ensino de Filosofia. Seu potencial estético pedagógico expresso pela catarse se encontra legitimado pelo estagirita em sua obra A Poética, nela, Aristóteles ressalta a função educadora da tragédia, discorre sobre os elementos que a compõem, criando categorias de análise que prevaleceram durante séculos. Segundo sua concepção. Tragédia do grego τραγῳδία (τράγος - tragos significa "bode" e ᾠδή – ode significa "canto") articulado como canto do bode ou canto para o bode, remetendo aos ditirambos, canções dedicadas ao deus Dionísio, deus da metamorphosis, deus da transformação, deus do êxtase e do entusiasmo onde em seus cultos cânticos eram entoados mediantes encenações a qual chamaremos de Drama Satírico uma vez que as personagens que compunham o coro se fantasiavam de sátiros, os eternos companheiros de Dionísio. A relevância das tragédias no ensino de filosofia se dá pela perspectiva transformadora proporcionada pela catarse, uma vez que as tragédias gregas engendram arquétipos de vivências humanas e permitem através da imagética a deliberação. Por seu turno, Nietzsche entende que a vida em sua imprevisibilidade e caoticidade, tem na tragédia sua maior expressão. Em A Origem da Tragédia apresenta duas novas categorias: apolínea e dionisíaca, reinterpretando-a. No nosso entendimento, o estudo sobre as tragédias no ensino médio possibilita a articulação entre a abstração dos conceitos filosóficos com a vivência cotidiana, posto que segundo o filosofo alemão Nietzsche “A tragédia é um hino de louvor a vida em suas manifestações ébrias de instinto e emoção bem como um tônico de vontade de viver”, afastando o niilismo e agrega um elemento especial, o fortalecimento do homem para enfrentar as vicissitudes da vida.