Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia de Materiais - TCC – EE Higienópolis por Assunto "biomaterials"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TCCEstudo da metalurgia física do titânio e suas ligas para uso em biomateriais.Paiva, Matheus Swietlicki Esteves de (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
Este estudo tem como objetivo a compreensão das propriedades metalúrgicas de titânio e suas ligas para aplicação como biomateriais. Foi realizada uma comparação baseada em revisão de literatura entre as ligas Ti-6Al-4V e Ti-13Nb-13Zr e foi realizada caracterização da liga Ti-6Al-4V. O estudo permitiu a compreensão quanto a alotropia do Ti e uma comparação entre suas duas fases em termos de dureza e estrutura. O estudo apresenta as características que tornam o titânio e suas ligas aplicáveis ao âmbito de biomateriais, e apresenta alguns resultados experimentais dos efeitos dos tratamentos térmicos na distribuição de fases da liga Ti-6Al-4V além das características mecânicas resultantes destes tratamentos em termos de dureza. - TCCEstudo da viabilidade e eficiência do tântalo como elemento de liga em bioligas metálicas a base titânioVieira, Isabella Spinola de Mira (2021-12)
Escola de Engenharia (EE)
As ligas de titânio são excelentes biomateriais, já que são ligas inertes com boa dureza e resistência mecânica. A liga mais utilizada é a Ti-6Al-4V, no entanto devido a reação de seus elementos no corpo humano, busca-se encontrar ligas com propriedades semelhantes. As ligas Ti-Ta são candidatas a esta aplicação, visto que possuem módulo de Young mais compatível com o do osso humano, conduzindo a uma menor propensão a fraturas e enfraquecimentos dos ossos e ou solturas do implante. Porém deve-se analisar a composição da liga, já que a quantidade de cada elemento pode determinar diferentes valores de propriedades como a densidade, resistência mecânica e o próprio módulo de elasticidade. Foi realizada uma revisão bibliográfica com autores que utilizaram diferentes composições da liga Ti-Ta para analisar e caracterizar as propriedades de cada composição. Concluiu-se que uma composição de 30% de tântalo na liga é mais eficiente, já que nessa faixa de densidade de tântalo, a liga possui um módulo de Young mais baixo associada a uma menor densidade e resistência mecânica adequada.