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- TeseFator Éfeso: a formação de liderança no contexto de plantação de igrejasMonteiro, Robinson Grangeiro (2019-10-14)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Um dos aspectos mais importantes nos estudos sobre plantação de igrejas cristãs é o da formação de liderança autóctone. Os modelos disponíveis costumam incluir esta formação como apenas uma etapa, entre outras, no processo de plantação de igrejas, a qual sendo assim aplicada pode concorrer para a não sustentabilidade da igreja plantada, dentre outros resultados indesejados e nocivos. A tese proposta neste trabalho é que a formação de liderança autóctone, tanto de presbíteros, como de ministros não ordenados como oficiais, em processos de plantação de igrejas cristãs deve assumir características de intencionalidade, transversalidade e permeância em cada etapa da plantação da igreja, propondo ainda que o discipulado seja a maneira mais bíblica de garantir saúde e sustentabilidade para a igreja que está sendo plantada. A partir de uma análise exegética das narrativas de Lucas no livro de Atos dos Apóstolos que tratam do tema de plantação de igrejas, especialmente sob a liderança do apóstolo Paulo, o estudo trata de delinear e confirmar um padrão paulino chamado de Fator Éfeso, tomando por base o sermão de despedida aos Presbíteros em Éfeso (Atos 20:17-35). O trabalho se desenvolve à luz de um estudo exegético, de uma exposição de aspectos da eclesiologia cristã reformada de matiz calvinista, inclusive nos símbolos de fé da Igreja Presbiteriana do Brasil e dos documentos constitutivos e estatutários da IPB e de outras denominações presbiterianas. O estudo sugere uma relação do Fator Éfeso com um possível Fator Galiléia, unidos pelo ensino e vivência do discipulado como fator de formação de liderança praticados tanto por Jesus, como por Paulo. As considerações finais apontam para a amplitude da temática deste trabalho estabelecendo desafios e sugestões para um aprofundamento maior de vários aspectos que dele sobressaíram e que podem subsidiar outros projetos de estudo, assim como propostas de aplicação prática de seus principais pontos de reflexão.