Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Assunto "família"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA missão pastoral do homem presbiteriano no lar diante dos desafios da pós-modernidade e o papel das igrejas e ministros de ofício para o cumprimento desta tarefa primordialAlcântara, Guilherme Rafael Rios (2024-01-09)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O pastorado masculino no lar é proposto nesta tese como sendo o modo biblicamente indicado para o cumprimento da missão da família no mundo e para o fortalecimento da Igreja Cristã e suas bases fundamentais. A derrocada dos valores tradicionais e os constantes ataques à estrutura familiar estabelecida pelo Criador são característicos dos dias atuais e só poderão ser contidos com a retomada deste padrão bíblico, a partir da conscientização e dos esforços conjuntos das famílias e igrejas. O papel dos ministros ordenados na apresentação prática das soluções, ancoradas por projetos bem preparados e acompanhamento sistemático farão muita diferença. Sem levar este diagnóstico em consideração e sem tomar iniciativas específicas para concretização deste ideal, tudo o mais que for feito não passará de amenidades ou paliativos diante de um sistema caído com suas distorções graves e influências diversas. Todavia, ao se entender o desígnio de Deus para a família e investir na liderança espiritual do lar, não apenas a igreja será grandemente beneficiada, como inevitavelmente a curto prazo surgirão gerações de crentes maduros, capazes e convictos em sua fé para fazer a diferença em qualquer aspecto que se possa considerar. - TeseDiscipulado familiar: fundamento pactual para a prática nas igrejas reformadasLima, Sérgio Paulo de (2023-03-02)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O discipulado familiar é uma instrumentalidade para que as famílias transmitam os ensinos teológicos através de muitas gerações. O Antigo Testamento evidencia o ensino de pai para filhos, de filhos para netos e assim sucessivamente sem a perda do conteúdo fundamental. O sangue é a marca da família da aliança., da casa de Abraão e da família de José. O Novo Testamento evidencia o ensino de pais para filhos, sem a perda do conteúdo fundamental mas tendo outro elemento que assegura a continuidade, a saber, a fé em Jesus Cristo. Percebe-se a fé no chamado, no treinamento e no comissionamento dos discípulos. O fator de descontinuidade fica estabelecido entre o sangue e a fé. Contudo fica preservado o elo através do conceito de família, pois a família de sangue tornou-se família da fé. Enquanto surgem movimentos negando o fator pactual, e por conseguinte, desconsiderando o discipulado familiar, a história cristã testemunha o pacto de Deus com um povo exclusivamente seu. Este povo responde com um culto teorreferente, ensino teológico fundamental, serviço abnegado e missão incansável.