Teses
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses por Assunto "aconselhamento bíblico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAconselhamento de casais inférteis : orientações para conselheiros bíblicosMeirelles, Cremilson Rezende (2024-12-23)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O presente trabalho visa propor um modelo teórico para o aconselhamento bíblico de casais inférteis, a fim de prover um material que possa ser utilizado no exercício do pastorado de uma igreja local. A base para construção desse modelo é a análise bíblico-teológica do sofrimento e dos principais questionamentos de quem vivencia a infertilidade, levando em conta suas dimensões individuais, conjugais e coletivas, a fim de que que as alternativas comumente oferecidas para a solução do problema sejam consideradas à luz da cosmovisão cristã. Sob essa perspectiva, o contentamento em Deus é apontado como remédio redentor para a plena satisfação de quem não pode ter filhos, destacando que somente Cristo pode preencher o vazio do filho não gerado. - TeseIgreja conselheira : a incorporação do aconselhamento bíblico na identidade da igreja local - recuperando a primazia do conselho divino para a cura da almaRibeiro, Marco Antônio Baumgratz (2024-12-21)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
Neste estudo, pastores, líderes e conselheiros desejosos de ver em suas igrejas o Evangelho de Cristo salvando e restaurando progressivamente vidas já regeneradas pelo Espírito Santo, poderão encontrar uma proposta de incorporação do aconselhamento bíblico na identidade da igreja local, partindo da demonstração de que o povo de Deus foi criado para ser instruído e guiado pelo conselho de Deus, mesmo antes da Queda e mais ainda depois desta. A definição do que seja o aconselhamento bíblico será apresentada com base nos fundamentos bíblico-reformados que a sustentam. E considerando que vivemos em um contexto social secular e ideológico de grande influência sobre a cultura evangélica, o presente estudo irá propor uma estratégia de conquista de corações à causa do aconselhamento bíblico, para só então propor um modelo de estruturação deste ministério na Igreja local. E assim, a igreja poderá ser reconhecida como uma “Igreja Conselheira”, com todos os benefícios decorrentes desta identidade bíblica. - TeseO aconselhamento bíblico no Estado de São Paulo : definição, história, desafios, implicações e contribuições para o evangelicalismo brasileiroSousa, Fernando Ferreira de (2025-02-13)
Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)
O aconselhamento bíblico é uma prática cristã essencial para o desenvolvimento da igreja, com uma história recente no movimento evangélico brasileiro. Este trabalho investiga a história, desafios, implicações e contribuições do aconselhamento bíblico para o evangelicalismo no Brasil. A pesquisa é relevante por ser uma das poucas a apresentar de forma sistemática o surgimento do aconselhamento bíblico no país. O objetivo foi responder a questões como: como o aconselhamento bíblico chegou ao Brasil? O que impulsionou o movimento em São Paulo? Quais os desafios enfrentados? Quais suas principais contribuições para o evangelicalismo? Foi analisada a história do aconselhamento bíblico em São Paulo, destacando personalidades e eventos-chave, como os livros de Jay Adams, a criação da Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB) e do Núcleo de Treinamentos, Recursos e Aconselhamento (NUTRA), além dos treinamentos oferecidos por instituições teológicas. O marco teórico da pesquisa é o aconselhamento noutético, que enfatiza a suficiência das Escrituras, defendido por Jay Adams e apoiado por teóricos como David Powlison, Wayne Mack, Robert Jones e Robert Kellemen. A pesquisa é essencialmente bibliográfica, utilizando também documentos históricos e entrevistas com líderes e missionários envolvidos no movimento, como Flavio Ezaledo, Jayro Cáceres, David W. Smith e Bill Moore. A pesquisa está dividida em quatro capítulos. O primeiro trata dos conceitos de suficiência das Escrituras e integracionismo, apresentando uma definição orientadora do aconselhamento bíblico. O segundo capítulo aborda a história do movimento de aconselhamento bíblico no Brasil, com foco nas contribuições em São Paulo. O terceiro capítulo discute os desafios do movimento, e o quarto destaca suas implicações e contribuições para o evangelicalismo brasileiro. Conclui-se que o movimento de aconselhamento bíblico no Brasil foi influenciado pelos Estados Unidos e se difundiu a partir de São Paulo, trazendo desafios e contribuições significativas para o evangelicalismo.