Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) por Assunto "academic research"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCaracterísticas peculiares a pesquisas acadêmicas em áreas de prática projetual no Brasil : abordagem da obra de Frank Lloyd WrightBeck, Turna Hortela (2011-08-25)
Arquitetura e Urbanismo
Esta pesquisa aborda, em sua primeira parte, a problemática da prática projetual na produção acadêmica na área de arquitetura. O objetivo é verificar em que medida comparecem métodos de pesquisa ligados a processos não textuais de análise e ponderar sobre seu papel como elementos de argumentação acadêmica. A intenção é contribuir para a reflexão sobre produção de conhecimento acadêmico e sua comunicação nas áreas de prática projetual X padrões exigidos no contexto acadêmico. Para limitar o âmbito da pesquisa foram analisados trabalhos acadêmicos brasileiros (teses e dissertações) que contassem com métodos projetuais e/ou visuais na abordagem da obra arquitetônica de Frank Lloyd Wright. Ao proceder com as leituras desses trabalhos foi identificada uma lacuna: a ausência de análises iconográficas mais aprofundadas sobre a ressonância da arte e arquitetura japonesa na obra do arquiteto norte-americano. A segunda parte deste trabalho, portanto, apresenta e enfatiza o papel das imagens quando se fala sobre a ressonância da cultura japonesa na obra de Wright. O objetivo deste esforço tem dupla intenção: a primeira é ilustrar e enfatizar a importância do emprego de material de natureza visual, e não-textual, na construção de argumentações acadêmicas na área de arquitetura, que visem, por exemplo, detectar ou discutir influências projetuais. A segunda é a contribuição para suprir a lacuna identificada acima, qual seja, a pouca atenção dada pelos trabalhos acadêmicos brasileiros sobre Frank Lloyd Wright à ressonância da arte japonesa em sua obra. A análise dos trabalhos acadêmicos buscou contribuir para a melhor compreensão da dinâmica entre os elementos e recursos textuais e não-textuais na elaboração da argumentação acadêmica. A construção do exercício na segunda parte do trabalho utiliza a associação de texto e imagem, apontando assim, para efeito desta investigação, indícios de que se a utilização de recursos não-textuais por vezes se mostra essencial na substanciação de uma argumentação, por outro lado, esta mesma argumentação não pode prescindir do texto para ser claramente enunciada. - TeseDesign de joia e pesquisa acadêmica: limites e sobreposiçõesFavaro, Henny Aguiar Bizarro Rosa (2013-06-17)
Arquitetura e Urbanismo
Essa reflexão se dá no contexto da FAU-Mackenzie e toma como substrato a experiência da autora no curso de Design, como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na área de joalheria. Parte da reflexão sobre o modo como os trabalhos de graduação são elaborados, que buscam explicar e desenvolver as ferramentas práticas e conceituais. Toma como fundamentação teórica, o estudo da história, artes, artesanato e design, com a finalidade de contribuir para a delimitação de um campo disciplinar: formação do conhecimento na área da prática projetual e pesquisa em design de joia. É apresentada uma rápida revisão da literatura sobre inadequações quanto ao uso dos termos design, artesanato e arte, e as especificidades que se apresentam na área de joalheria, que mobilizam ou confundem as categorias e complicam os discursos baseados em definições convencionais e distintas a partir de estudos de casos de prática visual e material. A princípio assumimos que a pesquisa acadêmica na área de design, similarmente ao que ocorre, por exemplo, com as artes, é usualmente descrita, explicada, discutida e lida através do vocabulário provindo da teoria da ciência tradicional, ou seja, com foco no método e no conteúdo. Entretanto, frequentemente não nos satisfazemos com uma terminologia que não captura o que experimentamos como sendo eventos essenciais e fascinantes das artes, e acrescentamos: do design. No estudo proposto, são abordados alguns aspectos dessa insatisfação, e na reflexão sobre a questão de processo ao método projetual de joalheria em âmbito acadêmico. A pesquisa faz recurso à análise de processos de projeto com uma seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em que aspectos práticos, o saber fazer do design de joias é convocado como parte principal do trabalho. Ou seja, servem como base útil para a reflexão sobre aspectos da pesquisa acadêmica em design de joias e a projeção sobre como esse tipo de pesquisa pode avançar para os níveis de mestrado e doutorado. Como recurso necessariamente complementar para essa investigação, empregou-se referencial teórico constituído por trabalhos de autores mais especificamente voltados à pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual em âmbito de pós-graduação stricto sensu, tais como: Michel Biggs, Daniela Büchler, Ana Gabriela Godinho Lima, Steven Scrivener e é uma discussão de pressupostas técnicas de pesquisa acadêmica pensada nesta tese, para a questão do processo ao método projetual de joalheria em âmbito acadêmico. - DissertaçãoInstrumentos projetuais na pesquisa acadêmica em Arquitetura e Urbanismo: oito estudos de casoAtique, Andraci Maria (2013-05-02)
Arquitetura e Urbanismo
Esta dissertação busca contribuir para a reflexão sobre a produção de conhecimento acadêmico e sua comunicação em áreas de prática projetual, bem como expor os modos como esse trabalho vem sendo encaminhado no Brasil. Aborda, dentre outros fatores, a discussão da validade do uso de elementos não textuais, como imagens, desenhos, diagramas e demais elementos que formam parte dessa prática. A metodologia desta pesquisa envolveu a análise de oito trabalhos acadêmicos em áreas de prática projetual, individual e comparativamente, desenvolvidos no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo brasileiros e disponíveis no acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP. Estas análises são apresentadas em forma de fichas e quadros comparativos. Conclui-se então, considerando as diferentes características encontradas nesses trabalhos com relação aos seus objetivos, métodos, percentual de texto/imagem e recursos iconográficos utilizados, que todos eles se encaixam nos moldes do rigor acadêmico e contribuem para a produção de conhecimento na área de processo de projeto em arquitetura.