Logo do MackenzieRepository logoAdelpha Repositório Digital
  • English
  • Português
  • Log In
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • menu.section.about
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Abrahão , Cleiton Aparecido dos Santos"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Dissertação
    Decisões gerenciais orientadas por dados no segmento bancário de alta renda
    Abrahão , Cleiton Aparecido dos Santos (2019-08-06)

    Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)

    O objetivo deste trabalho foi introduzir no Itaú Personnalité a decisão orientada por dados. Assim, identificou-se uma oportunidade, que foi a utilização de dados relacionados ao atendimento, até então subutilizados. Tratou-se de uma atividade inovadora na empresa. Inicialmente o Itaú Unibanco e seu negócio são apresentados, com destaque para suas frentes estratégicas. Foi demonstrado o contexto histórico do Itaú Personnalité desde a sua criação, com destaque para o momento histórico que justifica a geração e armazenamento de dados, até o atual momento onde se demonstra a oportunidade. Para seu entendimento, foi implementada uma prova de conceito que demonstrou o potencial dos dados e, em seguida, foram elencados cenários possíveis para o seu aproveitamento e, em razão da complexidade da decisão, foi utilizado o Sistema de Apoio à Decisão SuperDecisions, (baseado nos princípios matemáticos do AHP- Analytic Hierarchy Process) para escolha do cenário, o que resultou na contratação de cientistas de dados, em um programa conjunto com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para implantar a solução utilizou-se o processo CRISP-DM (CRoss Industry Standard Process for Data Mining) para validar um modelo preditivo na seleção de clientes potenciais para oferta de Seguros de Vida, o que demonstrou a sua aplicabilidade. Estima-se, assim, um ganho de receita operacional de R$ 8 milhões com uma primeira estratégia e um total de R$ 20 milhões para três projetos iniciais. Por fim, conclui-se o trabalho demonstrando-se que a introdução das estratégias de dados na gestão e nas tomadas de decisão do Personnalité abre a possibilidade de novas aplicações para a infraestrutura de dados para outros segmentos do Itaú.
Logo do Mackenzie
  • Send Feedback
  • Cookie settings

© Copyright - 2023 - Instituto Presbiteriano Mackenzie

We collect and process your personal information for the following purposes: Authentication, Preferences, Acknowledgement and Statistics.

Customize