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- DissertaçãoDepois do funcionalismo: Análise crítica de três antologias arquitetônicas norte-americanasAlmeida, João Navarrete de (2023-03-03)
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
O presente trabalho é uma leitura crítica de três antologias arquitetônicas norte-americanas publicadas em 1993, 1998 e 2010 por, respectivamente, Joan Ockman, K. Michael Hays e A. Krista Sykes. Os três livros possuem a mesma estrutura: uma introdução geral escrita pelo organizador seguida por um conjunto de textos curados e apresentados em sequência cronológica. Os períodos escolhidos pelas três publicações também coincidem formando um arco temporal: 1943-1968, 1968-1993, 1993-2009. As três antologias realizam um esforço de explicar a história da cultura arquitetônica do período de 1943 a 2009 de maneira cronológica e comentada; diversos tipos de discurso aparecem nos textos ali coletados, mas é possível entender que trata de três antologias de Crítica de Arquitetura e, secundariamente, de Teoria da Arquitetura. Os textos e autores escolhidos pelos organizadores das coletâneas são compreendidos não como uma representação integral da cultura arquitetônica no período escolhido, mas, sim, como um debate específico, representando as posições acadêmicas norte-americanas, em especial da costa leste, privilegiando autores de certa região do planeta (norte global). Realiza-se uma leitura crítica sobre como os três organizadores das coletâneas propõem suas leituras sobre a História da Arquitetura no Pós-Segunda Guerra Mundial, buscando compreender quais temas afirmam como mais importantes e, portanto, devendo ser valorizados na História do Discurso Arquitetônico, a partir de um ponto de vista pedagógico endereçado não apenas, mas principalmente, ao campo educacional. A leitura dos textos foi organizada em temas, de maneira a revelar afinidades e aproximações ideológicas, realizando uma crítica à pretensão de universalidade dos escritos de certos autores e procurando entender como são montadas as “tramas” narrativas de cada coletânea, que são estabelecidas via a reiteração de argumentos por distintos autores, de diferentes origens, sinalizando paralelismos e discordâncias em um debate que se pretende cosmopolita.